Buscar

Motivacao_(concepcoes_introdutorias)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Prof Ronald Ericeira
ronaldericeira@ig.com.br
Motivação (Estudos Introdutórios)
*
*
Motivação
Nesse exato momento da sua vida, você se sente motivado a realizar alguma ação? O quê? De que forma?
*
*
Motivação (algumas definições).
“Um motivo é uma necessidade ou desejo acoplado com a intenção de atingir um objetivo apropriado” (Krench & Crutchfield, 1959, p. 272).
“Motivação: o termo geral que descreve o comportamento regulado por necessidade e instinto com respeito a objetivos”. (Deese, 1964, p. 404).
Motivação, como muitos outros conceitos na psicologia, não é facilmente delimitado... Inferimos que 'uma pessoa está motivada' com base em comportamentos específicos que a pessoa manifesta ou com base em eventos específicos que observamos estarem ocorrendo”. (Ferguson, 1976, p. 3).
*
*
Psicologia da Motivação
Tema da motivação é complexo suscitando diversas querelas entre correntes psicológicas (definição, termos, metodologia de estudo).
Início do século XX - procurava-se “descobrir aquilo que se deveria fazer para motivar as pessoas”, ou seja, as situações específicas que tornam o indivíduo motivado para a ação. 
Fonte da motivação - Algo interno ou externo? 
*
*
Questões epistemológicas
A palavra motivação tem origem latina no verbo “MOVERE”, tendo como adjetivo “motus” que significa movimento, agitação.
Em certa medida, a Psicologia da Motivação define a própria existência da ciência psicológica: Por que os sujeitos se comportam desta ou daquela maneira?
“Por que’ – HIPÓTESES teóricas diferenciadas
*
*
Questões epistemológicas
Teorias da motivação - concepções incompatíveis da natureza humana. Em algumas, o homem é um ser essencialmente racional e dotado de vontade. Em outras, o homem, por natureza, é irracional, e seus impulsos e desejos direcionam sua atenção. 
Primeiros estudos sobre motivação – ênfase nos fatores internos do sujeito (consciência, vontade); forte carga biológica. 
Segunda metade do século XX – busca das explicações motivacionais em fatores externos ao indivíduo (Behaviorismo e Psicologia Social).
Atualidade - Miscelânea conceitual – definições imprecisas e conceitos usuais no senso comum:
“Um motivo é um desejo ardente que impulsiona o ser à ação”
*
*
Origens dos estudos sobre Motivação
Três estudos pioneiros: psicometria, psicoterapia e psicologia da aprendizagem. (Objetivos e métodos distintos).
Psicoterapia (Psicanálise) – preocupação com as estratégias que os sujeitos utilizam para aliviar seus desconfortos psíquicos.
Psicometria – o desenvolvimento dos testes de aptidão originou os testes de motivação (interesses dos indivíduos por certas tarefas). 
Aprendizagem - Os principais teóricos da aprendizagem estudaram experimentalmente o papel de variáveis motivacionais na memória, na aprendizagem.
*
*
Teorias Motivacionais
*
*
Primeiros estudos sistemáticos
Willian McDougal (1871- 1938) –britânico. Explicação irracional para a motivação. Ser humano possuiria INSTINTOS herdados filogeneticamente que impulsionam tudo o que os sujeitos pensam, sentem e fazem. 
Cada ação humana poderia ser explicada por uma lista de instintos específicos: curiosidade, repulsão, agressão, fuga, criação de filho, sexo, fome. Explicação para motivação por causas internas.
Definição de termos – NECESSIDADE – deficiências corporais ou aprendidas; MOTIVO- estado interno originário de uma necessidade que ativa um comportamento. Motivo é dirigido para sanar necessidades fisiológicas.
*
*
Modelo Homeostático
Teoria afirma que o corpo funciona a partir de um estado ótimo de funcionamento.
A necessidade surge quando o corpo se afasta desse estado ótimo. Estado ótimo determinado por hereditariedade ou aprendizagem. 
Motivo é desencadeado para restauração da situação de equilíbrio. 
Motivo seria parte de um esquema corporal para autorregulação ou homeostase. 
*
*
TEORIA DA HOMEOSTASE
O conceito de homeostase teve início com Claude Bernard
Claude Bernard (1813-1878)- Fisiologista Francês . Enfatizou o fato de que todo organismo busca a manter o meio interno constante a despeito das grande variações do meio externo (homeostase). Por exemplo, a temperatura do meio externo pode variar mas a do meio interno permanece constante. 
*
*
TEORIA DA HOMEOSTASE
Walter Cannon (1871-1945)- Fisiologista Americano com grandes contribuições para a Psicologia.
O nome “homeostase” foi cunhado por Cannon, que desenvolveu uma teoria sobre motivação calcado nesse conceito.
Cannon percebeu que o corpo tem mecanismos que regulam uma série de variáveis fisiológicas em torno de uma condição ideal. Essa regulação homeostática pode ser atingida através de processos fisiológicos ou comportamentais. 
*
*
TEORIA DA HOMEOSTASE
Se a temperatura ambiente está muito alta o corpo transpira. Se está muito baixa, o corpo treme. 
Mas o comportamento pode aumentar as possibilidades de se atingir esse equilíbrio homeostático. 
Se a temperatura ambiente está muito alta, podemos nos esconder em uma sombra. Se a temperatura está muito fria, podemos ascender uma fogueira ou vestir um casaco.
Em outras palavras, o comportamento também faz parte do sistema homeostático que mantém a temperatura do nosso corpo em torno de um valor ótimo.
*
*
Modelo Homeostático
*
*
Bibliografia
DAVIDOFF, Linda. Motivação (Cap 10). Introdução à Psicologia. Porto Alegre: Makron Books, 1993.
TODOROV, João C. O conceito de motivação na Psicologia. In: Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 2007.
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais