Buscar

RESUMO PRATICO SISTEMA LIMBICO

Prévia do material em texto

RESUMO PRATICO SISTEMA LIMBICO
Peça 1: Face Medial do Telencéfalo (peça artificial)
Azul Escuro – Giro do Cíngulo (cortical). Auxilia na determinação dos conteúdos de memória. Está relacionado à depressão, à ansiedade e à agressividade. Lesão nesta área = lentidão mental
Azul Claro – Hipocampo (Alocórtex) cortcal. Tem funções ligadas ao comportamento e a memória. Tomada de decisões = quando o homem interpreta um sinal como importante armazena na memória – consolidação durante o sono. 
Preto – Giro Para-hipocampal (cortical). Tem funções de armazenar a memória. Lesão nesta área = amnésia retrógrada isolada, com preservação de armazenar novas memórias explicita, ou seja, esquece o passado e só lembra de eventos recentes.
Obs: Giro do cíngulo, para-hipocampal e hipocampo constituem o anel cortical. 
Roxo – Amígdala ou núcleo amidalóide (Sub-cortical). Tem significado emocional , como encontros agressivos ou de natureza sexual; Está ligada a aprendizado emocional e ao armazenamento de memórias afetivas e ainda é responsável pela formação da associação entre estímulos e recompensas. 
Peça 2: Corte do Telencefalo (peça natural)
Roxo – Amígdala (área sub-cortical)- armazena as memórias emocionais: Tem significado emocional , como encontros agressivos ou de natureza sexual; Está ligada a aprendizado emocional e ao armazenamento de memórias afetivas e ainda é responsável pela formação da associação entre estímulos e recompensas. 
Azul Claro – Hipocampo. Tem funções ligadas ao comportamento e a memória. Tomada de decisões = quando o homem interpreta um sinal como importante armazena na memória – consolidação durante o sono. 
A remoção bilateral do hipocampo causa amnésia anterógrada (É a perda da habilidade de criar novas memórias e absorver novas informações, ou seja, incapacidade de armazenar memórias recentes). 
Peça 3: M-Face
Azul – Giro do Cíngulo (CG) – (estrutura cortical) Auxilia na determinação dos conteúdos de memória. Está relacionado à depressão, à ansiedade e à agressividade. Lesão nesta área = lentidão mental
Vermelho – corpo caloso (Ponto de referencia não faz parte do S.L.)
Verde Claro – corpo caloso (Ponto de referencia não faz parte do S.L.)
Verde Escuro – Área Septal (Septo) Relaciona-se á raiva, ao prazer e ao controle neurovegetativo. A remoção do septo pode causar raiva septal, caracterizada por hiperatividade emocional, ferocidade e ira diante de uma situação que antes não alteram o comportamento do animal. A Estimulação causam alterações na pressão arterial e na função reticular (respiração), mostrando seu papel na regulação das atividades viscerais. A area septal e um dos centros do prazer no cérebro.
Marrom – Núcleos Anteriores do Tálamo Recebem fibras dos núcleos mamilares e projetam-se para o giro do cíngulo. 
Rosa – Núcleos Habenulares. Recebem fibras aferentes pela estria medular e projetam-se para o núcleo interpeduncular do mesencéfalo.
Amarelo – Núcleo Mamilar . Recebe fibras do hipocampo que chegam pelo fórnix e se projetam pra núcleo anterior do tálamo e formação reticular.
Peça 4 – Face Medial Telencefalo
Amarelo- Neocórtex 
Branco – Úncus- PaleocórtexCLASSIFICAÇÃO FILOGENÉTICA
Preto – Giro Para-Hipocampal - Paleocórtex
Vermelho – Hipocampo - Arquicórtex

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes