Buscar

TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE
Padrões de comportamento profundamente arraigados e permanentes, manifestando-se como respostas inflexíveis a uma ampla série de situações pessoais e sociais.
*
*
*
 O DSM apresenta o TP da seguinte forma:
"Um Transtorno da Personalidade é um padrão persistente de vivência íntima ou comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é invasivo e inflexível, tem seu início na adolescência ou começo da idade adulta, é estável ao longo do tempo e provoca sofrimento ou prejuízo."
As doenças mentais surgem e os Transtornos da Personalidade são. 
*
*
*
*
*
*
Transtornos Mais Conhecidos
 (CID 10)
PARANÓIDE: interpreta de modo errado ou distorce as ações de outros demonstrando desconfiança sistemática e excessiva. Indivíduos desconfiados, que se sentem enganados , com dúvidas a respeito da lealdade dos outros, interpretando ações ou observações dos mesmos como ameaçadoras. São rancorosos, não toleram críticas dirigidas à sua pessoa e qualquer comentário neste sentido é entendido como declaração de inimizade. Muitas vezes ciumentos e com desconfianças infundadas sobre a fidelidade dos seus parceiros e amigos.
*
*
*
*
*
*
Dependente
Incapacidade de tomar decisões sozinho, torna-se alvo fácil de pessoas inescrupulosas.
Indivíduos que têm necessidade de serem cuidados, submissos. Têm dificuldades para tomar decisões, necessitam que os outros assumam a responsabilidade de seus atos, não discordam, não iniciam projetos. Sentem-se muito mal quando sozinhos, evitando isso a todo custo. 
*
*
*
*
*
*
Esquizóide
A pessoa se isola-se, busca atividades solitárias introspectivas, não retribui manifestações de afeto. O cpto apresentará tendência a um contato mais frio e distante com os demais.
Indivíduos distanciados das relações sociais, que não desejam ou não gostam de relacionamentos íntimos, realizando atividades solitárias, de preferência. Não têm amigos íntimos ou confidentes, não se importam com elogios ou críticas, sendo frios emocionalmente e distantes. 
*
*
*
*
*
*
Histriônica
Uso da sedução na busca de atenção excessiva, na expressão de emoções de modo exagerado e inadequado.
A pessoa com personalidade histriônica tende a apresentar comportamentos dramatizados, buscam a atenção para si a todo custo, são carentes emocionalmente, manipulam as relações interpessoais e são muito influenciadas pelo que as pessoas pensam a seu respeito. 
*
*
*
*
*
*
De evitação / esquiva
Indivíduos tímidos (exageradamente), muito sensíveis a críticas, evitando atividades sociais ou relacionamentos com outros, reservados e preocupados com críticas e rejeição. Geralmente não se envolvem em novas atividades, vendo a si mesmos como inadequados ou sem atrativos e capacidades. 
*
*
*
*
*
*
Emocionalmente Instável (Borderline)
Não consegue lidar com frustrações, o humor varia dentro de um tempo menor; grande impulsividade, grande medo de rejeição, relacionamentos intensos, instáveis.
 “Montanha russa interna”
Oscila entre o pior e o melhor (rapidamente – fases de excitação e depressão)
Diferente do Bipolar (humor varia dentro de um tempo maior - dias, semanas, meses - obedecendo a ciclos.) 
*
*
*
*
*
*
Transtorno de Personalidade Antissocial
DSM : Característica essencial:padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta. Sinônimos: psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade dissocial.
Principais características: sedução e manipulação, Mentiras sistemáticas e comportamento fantasioso, ausência de sentimentos , amoralidade, falta de adaptação social. 
*
*
*
PSICOPATA x PSICÓTICO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais