Buscar

portifolio individual analise de mercado sandra

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO. --------------------------------------------------------------3
DESENVOLVIMENTO. ----------------------------------------------------4
CONCLUSÃO. ---------------------------------------------------------------7
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS. ------------------------------------8
	�
INTRODUÇÃO
O presente trabalho alimenta o desejo de compor um texto disertativo a cerca do tema estrutura de mercado do setor supermercadista, todavia antes de abordar o assunto propriamente dito, é preciso estabelecer alguns conceitos básicos para ser prestado o máximo de informações subsidiadoras a fundamentação teórica.
Dentro do ambiente organizacional. E quem é capaz de entender a informação e usá-la de maneira eficaz será assim este trabalho tem como finalidade esclarecer e entender melhor os assuntos estudados sobre, Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos e Ética, Política e Sociedade de uma forma objetiva e clara. Estes assuntos são indispensáveis para a formação de um bom administrador. Em relação à microeconomia e macroeconomia existem três grandes temas relevantes sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de câmbio e a inflação. Quanto a métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial é um conceito que auxilia os gestores na tomada das decisões gestor bem-sucedida. A ética política e sociedade são valores e costumes que alteram a organização social e também a gestão administrativa, ou seja, a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para conquista de consumidores.
2- DESENVOLVIMENTO
Segundo o trabalho de Everson Vieira dos Santos, a estrutura em que operam as empresas tende a influenciar a conduta, a postura e o desempenho das empresas, o que, por sua vez, traz reflexos sobre o grau de satisfação dos clientes das redes varejistas. Também são considerados como fatores das estruturas de mercado, a diferenciação do produto, o número de firmas produtoras no mercado, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novas empresas, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção.
As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de 03 características:
Número de empresas que compõem esse mercado;
Tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados);
Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
Estruturas de Mercado
	Nesta parte destina-se a explanar, de forma resumida, as principais estruturas de mercado consideradas pela teoria econômica. Toda havia, para o estudo do oligopólio, que mais interessa ao trabalho, as explanações serão mais detalhadas. Essa escolha deve-se a hipótese do autor de que a estrutura do setor supermercadista do Rio Grande do Sul é o Oligopólio. 
	Resende (1994) argumenta que a estrutura de mercado é multidimensional, pois se constitui de vários fatores, como a diferenciação de produtos, as condições de entrada e o grau de concentração dos vendedores e dos compradores.
	Concorrência Perfeita - esta estrutura de mercado é caracterizada pela existência de muitas empresas atuando em um mesmo mercado e produzindo produtos homogêneos.
	Monopólio - esta estrutura de mercado é conhecida por apresentar apenas produtor no mercado. Vários são os motivos que pode levar um mercado à estrutura-se como um monopólio: patentes, licenças governamentais, propriedade exclusiva de matéria-prima ou técnica produtiva, economias de escalas que levam ao monopólio entre outras. 
	Diferentemente da concorrência perfeita, o produtor monopolista pode determinar o preço de mercado, com isso o monopolista deve obter lucros extraordinários.
Concorrência Monopolista - a concorrência monopolista é uma mistura de concorrência perfeita com o monopólio. A sua principal característica é que as empresas diferenciam seus produtos. 
Quando os produtos das empresas são muito diferenciados, a curva de demanda é mais inclinada, tendo a se horizontalizar conforme aumenta o grau de substituição. 
Na situação em que os produtos são substitutos perfeitos, temos uma curva de demanda totalmente horizontal, o que significa que o preço é dado pelo mercado, como na concorrência perfeita.
Oligopólio - é uma estrutura caracterizada pela existência de poucas firmas no mercado. Existem vários modelos microeconômicos que procuram sistematizar o padrão de comportamento das empresas sob a estrutura de oligopólio.
A partir das ideias de Carvalho (2000) estabelece quatro tipos de oligopólios:
Oligopólio concentrado - tipo de oligopólio em que os produtos são totalmente homogêneos (Uma única fase) e no qual a competição entre as firmas é feita essencialmente através dos investimentos realizados e não através de preços.
Oligopólio diferenciado - nessa categoria enquadram-se os oligopólios em que as firmas através da diferenciação dos produtos, ou seja, os produtos são substituídos imperfeitos entre si.
Oligopólio diferenciado-concentrado - essa estrutura combina característica do concentrado e o diferenciado, dessa forma os produtos são diferenciados e a competitividade requer uma escala mínima de eficiência. A concentração de mercado nessa estrutura deve ficar acima da concentração presente nos oligopólios diferenciados e pode chegar à mesma concentração dos oligopólios concentrados.
Oligopólio competitivo - esta estrutura de mercado tem como principal característica a elevada concentração. Neste não há economia importante, e os produtos são poucos diferenciados. É geralmente encontrada em setores de bem de consumo não duráveis e de bens intermediários com reduzida capacidade de diferenciação.
Concentração de Mercado
A concentração de mercado é uma variável importante para a definição da conduta da firma, se a concentração for muito elevada, o grau de interdependência entre as firmas aumentará elevando a probabilidade de colusão. Havendo alterações na concentração na concentração de uma indústria, pode ocorre também alterações, no mesmo sentido, no poder de mercado das firmas, indicando assim altos níveis de concentração elevando o poder de mercado das empresas componentes do setor, ou pelo menos na maioria das empresas, porém a alta concentração do setor também facilita o conluio entre as firmas, que conseguem praticar preços mais elevados, reduzindo o bem-estar dos consumidores.
Métodos Quantitativos é composto por três itens: 
1º Medidas Descritivas - Exibe um conjunto de dados de forma organizada, utilizando sempre as suas estatísticas. E nela há mais três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e por fim, Técnicas de Amostragem Probabilísticas. 
Medidas descritivas exibe um conjunto de dados de forma organizada, utilizando sempre as suas estatísticas. Uma das delas são as medidas de tendência central, que lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média. 
As medidas de dispersão têm a função de descrever os dados quando se refere o grau de afastamento dos valores em relação ao valor central, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância. 
 Técnicas de amostragem probabilísticas é aleatória simples: quando todos os seus elementos têm a mesma probabilidade de serem selecionados, neste tipo de amostragem não existe critério de divisão da população para extração da amostra.
2º Números-Índices - São indicadores de um comportamento ou tendência de uma ou mais variáveis de um fenômeno. Podendo ser simples com única variável, e composto quando há duas ou mais variáveis inclusas.
3º Deflação de dados - é um efeito oposto ao de inflação, pois se trata de uma diminuição relativamente longa.
A acirrada concorrência beneficiou as grandes
empresas, induzir a fusões e incorporações que resultaram, na monopolização ou oligopolizada de muitos setores da economia capitalista.
O segmento de supermercados é indispensável para o bem-estar social, por trabalhar dentre muitos itens importantes para o consumidor, comercializam principalmente com gêneros de primeira necessidade e materiais de consumo em massa, servindo de referência para análise do varejo. 
Sendo assim o público alvo do setor supermercadista é em muito estimulado ao consumismo pela comodidade, conforto e facilidade de aquisição dos produtos, juntamente no intuito de aquecer a economia do país, e para isso as corporações capitalistas cada vez mais vem investindo e se empenhado para manter esse fluxo continuo e essa atitude muitas vezes acabam atingindo a ética empresarial. Por isso foram estabelecidos vários tipos de condutas éticas para preservar as relações no ambiente externo e interno, seja essa a relação com o consumidor, ou até mesmo o colaborador. Com finalidade de assegurar uma conduta ética e verdadeira no trabalho apresentando como vantagem a otimização do ambiente de trabalho.
CONCLUSÃO
O trabalho apresentado teve como objetivo apresentar as fundamentações sobre a Macroeconomia e Microeconomia sem dizer que todos os demais subtemas foram adentrados nesse mesmo tópico e que as realizações feitas sobre juros e taxas de câmbio, inflação esses são assunto que fazem parte do marco empresarial e administrativo. Este estudo conclui que os vários aspectos da economia, os métodos quantitativos e a ética empresarial influenciam bastaste o bom desempenho de uma empresa e da sociedade. 
Utilizando adequadamente as informações dispostas na mídia é possível através delas atingir objetivos reais, onde o meio empresarial e os indivíduos só tendem a crescer. Posso dizer que foi gratificante participar da construção desse trabalho e que toda a informação contida neste contexto faz parte da formação estrutural e profissional de um administrador de empresa e do setor de gestão empresarial. E com apoio das aulas presenciais, dos livros e de orientações cedidas pela universidade posso relatar que complementarão e fortaleceram o meu processo de aprendizagem administrativo. 
Os supermercados são importantes não só como principal canal de abastecimento alimentar, mas também como grande gerador de empregos.Para concretizar o intento do estudo apresentado, foi demostrado alguns conceitos importantes para o melhor entendimento do assunto como por exemplo a explicação de que vem a ser “mercado”, seu funcionamento e suas principais estruturas.Aqui tambem foi discutido sobre os metodos quantitativos aplicados gestão empresarial, bem como a ética, política e comportamento do consumidor frente a atual sociedade capitalista, marcada pelo consumismo.
4-REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ABRAS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS. Disponível em: <http://www.abrasnet.com.br> Acesso em: 21 Out. 2014.
CASTANHEIRA, Nelson. P. Métodos Quantitativos. 2. Ed. Editora IBPEX DIALÓGICA.
FREUND, Jonh E. Estatística Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade. 11. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
GARCIA, Regis. Estatística. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
LARSON, Ron; FARBER, Betsy. Estatística Aplicada. 2. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
LEVIN, Jack; FOX, James Alan. Estatística para Ciências Humanas. 9. Ed. São Paulo: Pearson, 2004.
MCCLAVE, James T.; BENSON, P. George; SINCICH, Terry. Estatística para administração e economia. 10. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
NEUFELD, Jonh L. Estatística Aplicada à Administração: usando Excel. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003. 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO
Sandra Tavares Cavalcante Alves
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA.
ANAPOLIS
2015
Sandra Tavares Cavalcante Alves
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA.
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade; Seminário.
Orientadores: Leuter Duarte Cardoso, Junior, Paula Cristina de Oliveira Klefens, Sanches e Sebastião Oliveira.
Anápolis
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais