Buscar

Textos ética resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Texto A liberdade
Faz retórica socrática -> Responsabilidade ou liberdade?
A ética não se interessa pela liberdade total nem pelo determinismo. O determinismo total implica no desaparecimento da Ética, pois se torna uma ação mecânica ou automática. Não há espaço para liberdade bem como para autodeterminação. 
A fatalidade é um conceito associado ao Deus dominador (poder religioso)
Materialismo estrito: O capital que rege as ações humanas. Só tem liberdade quem tem dinheiro de sobra. Quem não tem dinheiro é condicionado a seguir a única opção que tem, o que for preciso para a sua sobrevivência.
Liberdade humana transcende o pensamento, é preciso ter a possibilidade de ação. Não existe liberdade humana sem condicionamento e sem normas.
O homem é um espírito condicionado e finito.
A liberdade se desenvolve na consciência e nas estruturas (aspecto político, social e econômico)
Hegel: Afirmava que o Estado de Direito seria o garantidor das liberdades individuais com influência da Revolução Francesa.
Crítica a Hegel (Marx): Marx diz que o Estado não é de fato o que Hegel queria que fosse. Não seria o universal harmonizador, mas o particular dominador seria um instrumento conquistado por uma classe.
Crítica a Hegel pelos filósofos kantianos: O homem não iria agir por sua autonomia, mas sim por razões aceitas pelo Estado. O locus do agir ético é o indivíduo e Hegel é criticado por menosprezar a singularidade da instância individual. Ele faz isso quando o homem é obrigado a cumprir algo sem que ele queira.
A Ética se preocupa com que forma que os homens tentam resolver as suas contrições. O homem é um ser sintético, ele se constrói ao longo de sua vida, a partir da relação com o outro.
Marx: História da humanidade como luta constante do homem com a natureza. A ação humana é o trabalho. A liberdade é incondicionada (socialismo)
Crítica a Marx: Independentemente do sistema econômico, a liberdade humana estará sempre condicionada a formações econômicas e sociais.
Segundo Sócrates, o mal só seria praticado pelo homem ignorante. Já para K..., o homem poderia ter conhecimento do bem, mas preferir o mal. A ética estaria então na zona de confusão entre escolher o bem ou o mal de forma voluntária e consciente. 
A angústia é o reflexo psicológico da consciência da liberdade. O que angustia é a possibilidade.
Ética, Direito, Moral e Religião.
A compreensão do homem deve ser feita mediante uma visão holística (total), considera-se o homem como uma totalidade, dimensões internas e externas sendo, portanto, o pensamento de Descartes inviável, já que se aplica somente a objetos. 
Quando uma parte de todo orgânico de modifica, implica necessariamente numa mudança completa do mesmo todo.
Fatores determinantes: Impulsionam a vida social; Fatores condicionantes: Estabelecem limites básicos do seu desenvolvimento social.
O sistema ético em tese serve para organizar a sociedade tendo em vista uma finalidade comum. Esta por sua vez possibilita verificar o grau de coesão de uma sociedade. No entrando, o que se esconde por trás disso é o favorecimento de determinadas classes ou corporações, em detrimento do bem comum do povo.
Para uma possível mudança de valores até então vigentes na sociedade, é preciso haver uma justificação ética, pois todo ato de escolha está associado a uma concepção de bem ou mal, justo ou injusto.
A função de justificação ética serve para legitimar o poder das classes dominantes através da autodefesa. Exemplo: eurocentrismo, o mito sacrificial. 
Os avanços tecnológicos proporcionam mudanças na organização social como também é um instrumento de exercício do poder. Exemplo: Revolução Industrial
Ética e Retórica
A ética está relacionada nesse texto na discussão entre os benefícios e malefícios da implementação da energia nuclear no Brasil, além dos possíveis interesses implícitos por parte de seus defensores. Em seus discursos, os defensores afirmam que a energia nuclear trará benefícios para a sociedade na medida em que haver a produção de energia limpa, possibilitando a oferta de emprego, o desenvolvimento do país. Além disso, com a dominação da energia nuclear, o país terá maior autonomia nacional. Terá também importante avanço científico no que tange o uso da energia nuclear para fins pacíficos. É importante afirmar que a energia nuclear possibilitará um maior poder de decisão no cenário político internacional.

Outros materiais