Buscar

AV1– TÓPICOS EM LIBRAS SURDEZ E INCLUSÃO – 2014.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AV1– TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO – 2014.2
	1a Questão (Ref.: 201307709246)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marque a alternativa que apresenta a leitura correta da palavra abaixo:
		
	
	Larva
	
	Litro
	
	Livre
	
	Livro
	
	Leite
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307709058)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Nas comunidades sinalizantes é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também com um SINAL. Esse SINAL pode ser entendido como uma espécie de "batismo" dentro dessas comunidades. Desse modo é correto afirmar que:
		
	
	Nas comunidades surdas sinalizantes somente os surdos podem ter SINAL pessoal e por meio dele são conhecidos. Essa característica não se aplica aos ouvintes. 
	
	O SINAL de batismo refere-se a uma característica socioeconômica das pessoas surdas, somente.
	
	Cada pessoa tem um SINAL próprio que faz referência a alguma característica particular dela (somente referência física; física com a primeira letra do nome; um evento marcante etc.).
	
	Nas comunidades surdas o SINAL de batismo na apresentação pessoal não é tão significativo, já que a pessoa apresenta o seu nome de registro. 
	
	O SINAL é um apelido que os surdos dão aos ouvintes como forma de zombar das pessoas que não sabem LIBRAS.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307737066)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A LIBRAS tem sua estrutura gramatical própria, a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Assinale a ÚNICA alternativa que indica corretamente os cinco parâmetros para formação dos sinais:
		
	
	Datilologia, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões Faciais e Corporais. 
	
	Configuração de Mãos, Ponto de Fragmentação, Movimento, Orientação, Expressões Manuais e Corporais. 
	
	Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões gestuais e mímicas. 
	
	Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões Faciais e Corporais. 
	
	Configuração de gestos, Ponto de Articulação, Topicalização, Expressões Faciais e Corporais. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307709218)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Muitas pessoas confundem os conceitos entre Datilologia e Configuração de Mãos, assim as concepções que as distinguem são, exceto: 
		
	
	Configuração de mãos são formas livres que transitam em todos os níveis linguísticos da LIBRAS.
	
	Datilologia são os gestos da LIBRAS. 
	
	A configuração de mãos é o formato da mão na produção dos sinais, sendo um dos cinco parâmetros da fonologia a língua brasileira de sinais.
	
	A datilologia é a soletração de uma palavra usando o alfabeto manual para introduzir na LIBRAS uma palavra que não tem sinal referente.
	
	Datilologia é uma representação manual da ortografia do português. Nela não se encontram as marcas morfológicas. Dessa base, podemos concluir que não é sinal, mas expressão silábica. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307709095)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale a metodologia que privilegia a leitura labial em detrimento à língua de sinais:
		
	
	O bilinguismo.
	
	A comunicação total.
	
	O ensino de língua estrangeira.
	
	O oralismo.
	
	O ensino de LIBRAS.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307709101)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No Brasil, a grande maioria dos surdos adultos não domina a língua portuguesa. Há uma considerável parcela de surdos brasileiros que não têm acesso à língua de sinais, ou por motivo de isolamento social ou, principalmente, pela opção da família por uma escola que não utilize língua de sinais, o que causa, além das defasagens escolares, dificuldades e impedimento no mercado de trabalho (GUARINELLO, 2007). Com base nessa informação, assinale a alternativa que seja incoerente em relação ao ensino de Língua Portuguesa para surdos:
		
	
	Deve ser igual ao ensino para os ouvintes, valorizando a repetição das palavras, para que as crianças desenvolvam vocabulário, desconsiderando a ausência da audição.
	
	Usar imagens, que podem ser retiradas de artigos de revistas e jornais, bem como propagandas. Valorizando textos do cotidiano, a fim de que esses aprendizes tenham acesso a situações reais de comunicação.
	
	Apresentar referências relevantes (contexto histórico, enredo, personagens, localização geográfica, biografia do autor etc.) sobre o texto por meio da língua de sinais (intérprete).
	
	Deve utilizar a escrita na interação com o aluno escolher previamente os textos, de acordo com a competência linguística dos surdos envolvidos no processo.
	
	Levar em consideração aspectos de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, incluindo as especificidades da surdez, construindo interações que favoreçam os aspectos visuais de mundo desses sujeitos. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307336977)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio
		
	
	Está certa porque vão compartilhar uma língua comum e de instrução com seu filho e também oferecer a ele a LIBRAS como língua natural e primeira desde a tenra idade, propiciando um desenvolvimento pleno da criança
	
	Está certa porque provocaram a aquisição natural da linguagem de sinais, entretanto com o cuidado de o filho surdo mudo não deixar de oralizar, porque a língua portuguesa deve ser a primeira língua do surdo mudo
	
	Está certa porque todos da família devem saber LIBRAS, porém o uso excessivo da LIBRAS poderá prejudicar o desenvolvimento cognitivo da criança surda quando começar a frequentar a escola
	
	Está errada porque a rejeição à LIBRAS proporciona ao surdo o conhecimento e a aquisição da ¿cultura ouvinte¿, isso é mais importante para a criança surda do que a aquisição da LIBRAS e do conhecimento da cultura surda.
	
	Está errada porque os pais devem estimular o filho surdo à oralização, à leitura labial, ninguém da família deve saber LIBRAS para que ele não tenha preguiça de falar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307271824)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo a aula 4, vimos três tipos de famílias de surdos. Assinale a única opção em que a aquisição da LIBRAS é natural e cujas relações internas são plenas, sob a perspectiva da interação linguística, e todos os membros da família compartilham das mesmas experiências visuais, culturais, etc. 
		
	
	Pais ouvintes e filhos surdos
	
	Pais ouvintes e filhos ouvintes
	
	Pais surdos e filhos cegos
	
	Pais surdos e filhos ouvintes
	
	Pais surdos e filhos surdos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307709187)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A comunidade surda tem características próprias e a língua de sinais, como as outras línguas, tem a marca dessa cultura. As pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de duas culturas, a surda e a ouvinte. Isto é conhecido como
		
	
	bimodalismo e biculturalismo.
	
	bimodalismo e multiculturalismo.
	
	bioralismo e biculturalismo.
	
	bilinguismo e biculturalismo.
	
	bilinguismo e multiculturalismo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307709186)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa que não revela uma diferença de hábitos, crenças e direitos próprios de surdos no seu cotidiano em relação ao do ouvinte.
		
	
	Na casa de surdos a campainha, ao invés de sonora, funciona através do piscar de luzes.
	
	Um surdo não pode dirigir
em função de sua deficiência auditiva.
	
	Os surdos usam celular para se comunicar, mas somente através de mensagens.
	
	Para um surdo é normal passar entre duas pessoas conversando.
	
	Para um surdo não é falta de educação fazer barulho ao tomar líquidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes