Buscar

13ª SEMANA´PORTIFÓLIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

��CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
�
	Disciplina: Estudos em Lazer
	Tarefa: 13ª Semana-Portfólio-Projeto.
	Nome: Evanilda Felix Tagarro
	RA:1183058
	Turma: DGEF1302VIT1Y
	Parecer do Tutor: 
�
 
 Projeto de Prática
 1)Tema : “As práticas corporais do contexto do lazer: possibilidades de inserção”
2) Publico alvo: Alunos do curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade EAD.
3) Objetivos do Projeto :
_ Fazer um levantamento e identificar quais possibilidades de lazer são possíveis serem praticados por moradores da Cidade em locais como Praças ou Parques.
_Oferecer informações sobre os tipos de atividades praticadas nesses lugares (praça/parque).
_Proporcionar a inclusão das atividades de lazer, relacionando-a aos aspectos cognitivos, motor, social e afetivo dos Educando que moram nessa Cidade e estudam na escola próxima, através do planejamento de aula relacionada às atividades de educação corporal, desenvolvendo noções de respeito, companheirismo e solidariedade ao próximo.
4)Realização e Postagem.
A Prática deverá ser realizada individualmente, o que não impede que os alunos se reúnam em grupo para discussão. Cabe observar que cada aluno deverá desenvolver e postar o seu próprio projeto na Sala de Aula virtual (SAV), na ferramenta Prática (Portfólio).
5 )Carga horária.
Total de 12 horas distribuídas em três fases, sendo 4 horas para cada uma delas.
6) Metodologia .
1ª ETAPA-Respostas da pesquisa feita na cidade:
Primeira fase: Pesquisa e Exposição sobre o tema.
Segunda fase: Análise/seleção.
Terceira fase: Reflexão/Relato.
_Nome do pesquisador: (seu nome):Evanilda Felix Tagarro.
 _Nome do espaço observado: A Praça Dom João e a Praça dos Desejos (Vitória-Espírito Santo).
_Área disponível para as práticas: (estrutura física do local):
Os lugares escolhidos para a pesquisa de prática foram: A Praça Dom João e a Praça dos Desejos, ambas localizados na região Central de Vitória, Capital do Espírito Santo. O acesso é bem organizado e estruturado, contendo vários ônibus, micro-ônibus, topiques, taxis, moto-taxis, fazendo o transporte interno e externo de toda a cidade, por um preço bem acessível (2,75 reais pessoa). A estrutura física e muito boa, contendo, constantes reformas e novas instalações. 
A Praça Dom João Batista, é referência em lazer para os moradores da Grande São Pedro, pois possui sete mil metros quadrados para quadras poliesportivas e de areia, onde as pessoas praticam atividades físicas coletivas como. Vôlei, Basquete, Handebol, Futsal, academia popular, para a prática de musculação, sem contar no playground, áreas para eventos e para jogos, pórtico, pergolado com mesas e cadeiras e vários jardins. Além disso, o espaço conta com um deck e quatro píeres de madeira de 21 metros de comprimento todas servem de atracadouro para os pescadores. Eles formam um conjunto arquitetônico que virou espaço contemplativo para apreciar o pôr-do-sol em uma das baías mais bonitas do país. A praça possui 330 metros de extensão ao longo da Avenida Beira-Mar, em São Pedro. A segunda opção, bem próxima a Cidade é a Praça dos Desejos também é uma ótima opção de lazer ao ar livre. Em 2013, a área ganhou um novo projeto de paisagismo e 960 m² de grama esmeralda. O espaço também ganhou uma nova área de caminhada e calçadas em tijolos de cimento colorido. Canteiros foram construídos na área. Nas duas praças citadas acima, são desenvolvidos projetos voltados para a saúde que proporcionam o bem estar e lazer á população que ô frequenta, onde a Prefeitura conta com equipes Profissionais, constituídos de Nutricionistas, fisioterapeutas e Professores de Educação Física de para auxiliarem e coordenarem não só as práticas das atividades físicas, mas também o controle alimentar, contribuindo para a erradicação de doenças através da prática de atividades físicas.
7)Data da observação/ Horário:
_ Data da observação: 25/10, 26/10 e 27/10.
_ Horários: 09h00min(manhã) e 15h00mim(tarde)
2ª ETAPA 
Texto Dissertativo.
 O presente Projeto de atividades de lazer configura-se de maneira investigativa, reflexiva e tem por objetivo identificar e informar sobre os tipos de possibilidades de práticas corporais de lazer que podem ser inseridas em lugares como praças e parques públicos em Cidades, trabalhando também com a possibilidade de inserção dessas atividades em ambiente escolar, adequando-as e adaptando-as na Escola, relacionando através da mesma a sua importância para os educandos, promovendo a interação social, o bem estar e a diminuição de riscos de saúde relacionados à falta de atividade física, levando em consideração a interferência do Profissional de Educação Física e sua importância no sentido de promover uma integração pedagógica, através de ações reflexivas e significativas, dentro de sua realidade, demonstrando através desta, como lida com a inclusão desse tipo de conhecimento, através de alternativas, estratégias , métodos e condutas desenvolvidos em sua aula sobre o tema, contribuindo para a valorização do ser humano e para a construção do conhecimento das atividades de lazer.
 Ressaltando que na vivência dessa atividade o Professor deverá promover passeios alternativos em praças públicas ou parque, que tenham como passeio de projeto da Escola, relacionados às atividades físicas desenvolvidas em praças e parques, como caminhadas, alongamento e outros e as mesmas realizadas na escola, comparando-as e readaptando –as ao ambiente escolar com o intuito de atingir os objetivos dentro dos componentes curriculares.
Referências:
MORSCHBACHER, M.; SANTOS, M. E. G. Jogos e Brincadeiras II. Batatais: Claretiano, 2014. Unidades 1 e 2.
 MARCELLINO, N.C. (2003). Lazer e educação. 10aed. Campinas: Papirus. . BRASIL Ministério da Saúde intitulada “A Construção de Vidas Mais Saudáveis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais