Buscar

Relatorio do Projeto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 DESENVOLVIMENTO	�
3 CONSIDERAÇOES FINAIS......................................................................................7
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA...........................................................................8
5 ANEXOS...................................................................................................................9
��
INTRODUÇÃO
O estagio supervisionado III foi realizado na Secretaria de saúde de Quixeramobim-Ce no setor de Serviço Social, tendo como supervisora de campo a Assistente Social Aline Maura de Lima da Silveira e como orientadora acadêmica a Assistente Social Estefani Cardoso Nobre. Durante esse período foram desenvolvidas atividades voltadas ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS),que procuram o setor de Serviço Social com as diversas demandas, entre as quais se destacam: solicitação por medicamento, alimentos especiais, viabilização de consultas/exames, insumos médicos hospitalares, fraldas descartáveis, bolsas de colostomia e concentradores de oxigênios, geralmente são famílias que se encontram em situação de vulnerabilidades riscos sociais.
A principal politica adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, na atual gestão, são ações e serviços voltados para a garantia de direitos. A educação Permanente em Saúde (EPS) está presente nas praticas do setor, através do comprometimento de gestores, trabalhadores, instituições formadoras, usuários do SUS e movimentos sociais, que atuam na identificação de problemas e na cooperação para a resolução dos mesmos, visando a integralidade da atenção e a reestruturação do SUS municipal.
A instituição campo de estagio, tem como missão garantir ao cidadão acesso universal a saúde mediante atenção integral e humanizada, e a visão de ser um sistema de saúde que a população conheça, preze e confie, sendo excelência e referencia na atenção integral a saúde, apresentando os melhores indicadores de saúde.
Atualmente a Secretaria de Saúde conta com vários setores entre eles: Ouvidoria do SUS, Serviço Social, Atenção Básica, Saúde Bucal, Programa Nacional de Imunização (PNI), Núcleo de Controle, Avaliação Regulação e Auditoria (NUCARA), Planejamento Estratégico, Residência Integrada Multiprofissional, Recursos Humano, Logística e outros.
O serviço Social na instituição promove formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de politicas sociais na busca da redução das disparidades sociais investigando a realidade social tendo como objetivo atender as demandas dos usuários por meio de entrevista sócia; favorecer a integração entre os diversos profissionais que prestam atendimento aos usuários; encaminhar os usurários para outras instituições, quando diagnosticado que seu perfil não e atendido na unidade; quando necessário, realizar visitas institucionais e domiciliares; atuar nos grupos de pais, que são um instrumento de grande importância no crescimento e desenvolvimento social das famílias; participar dos estudos de casos, numa abordagem multidisciplinar.
A escolha do tema do projeto de ação se deu ao meu segundo estagio no Centro de Refencia de Assistência Social (CRAS) onde eu pode observar que ao invés de carinho, amor e atenção as crianças e adolescente sofrem violência física, negligencia, sexual e psicológica dentro do próprio seio familiar. Diante disso o projeto veio esclarecer a importância da criança e do adolescente e seus direitos dentro do seio familiar.
O projeto de ação teve como objetivo geral: Esclarecer as leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),mostrar as consequência futuras de uma criança que sofre violência e de uma criança saudável que ao invés de violência recebe carinho, amor e atenção. Como objetivo específico: orientar aos pais que violência não resolve nada seja ela qual for, que muitas vezes aquela criança e adolescente não tem culpa de nada e que uma conversa resolve tudo.
A execução do projeto foi realizada na Unidade Básica de Saúde (ADS12) onde todos participaram, interagiram, contribuíram e motivaram para a execução do projeto sendo muito importante para a minha experiência como futura profissional.
 
2-DEsenvolvimento
 A violência domestica contra criança e adolescente e um grave problema no Brasil,atingindo crianças e adolescentes de todas as camadas sócias.Esta presente na zona rural e urbana e alcança tanto as periferias quanto o centro das cidades.A amplitude desta problemática,como um fenômeno social, e bem definida por Odalia (1991.p.10), ao afirmar que “elas se estende do centro a periferia da cidade e seus longos braços a tudo e a todos envolvem,criando o que se poderia chamar ironicamente de uma democracia na violência”.
 O projeto foi realizado mediante a orientação da Supervisora de Campo.A principio a execução do projeto era pra ter sido realizado no Centro de Referencia do Assistente Social (CRAS 01) que seria realizado com o publico alvo os usuários da cozinha comunitária, devido à instituição de campo de estagio ter mudado tive que executar meu projeto em outro local não foi possível a realização do projeto descrito na metodologia, mesmo com o campo de estagio mudado não houve perdas, as ações foram executadas com êxitos. O projeto foi executado Unidade Básica de Saúde (ADS12), o publico alvo foram os usuários de espera do atendimento medico.
 O inicio da apresentação se deu com o acolhimento aos participantes e em seguida apresentação do estagiário.No primeiro momento foi informado a importância da criança e do adolescente dentro do seio familiar enfatizando a importância desta fase da vida para todo ser humano e que a mesma não pode ser negligenciada, nem retirada a sua vital importância, sendo imprescindível para a formação de adultos saudáveis na questão moral, social, ética e psicológica todo estavam atentos e prestando atenção, participaram perguntando e retirando suas duvidas. Houve entrega de panfletos com informações acerca da violência domestica contra criança e adolescente, slide com vídeos sobre o tema. Orientamos sobre os direitos e dever da criança e do adolescente mostrou os impactos que a violência causa as vitimas seja ela física ou psicológica.
 No segundo momento foram desenvolvidas palestras,apresentação de slide com fotos,vídeos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente os cuidados que a criança deve ter,debates,entregas de brindes,dinâmicas e distribuição de lanches para os participantes.Os instrumentos utilizados para a realização da palestra foi:notebook,câmera digital,cartazes e etc.
 O Projeto de Intervenção atingiu um porcentagem de 85%, uma margem muito boa para o que se pretendia com o mesmo, que era entre outras coisas ampliar os conhecimentos a uma maior quantidade possível de pessoas buscando assim diminuir a violência domestica contra criança e adolescentes.
 Buscou-se também com este definir de maneira muito clara e objetiva para que os participantes pudessem entender a proposta do mesmo e, isto se deu com diálogos entre os participantes logo após aexplanação do conteúdo, tentando saber se estes compreenderam o que foi ali proposto, foi constatado que a grande maioria se demonstrou muito satisfeita.
�
3-CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O projeto iniciou-se com o estudo e adaptação de divulgar e esclarecer aos usuários da unidade básica de saúde (ADS12) a proteger a criança e o adolescente da violência física,psicológica,,negligencia e sexual dentro do próprio seio familiar.
 Desta forma ocorreu a execução do projeto e conseguimos atingir a maior parte do processo vendo que os usuários prestavam bastante atenção na palestra e nas informações que lhe foram dadas,fazendo perguntas,tirando duvidas e compartilhando conhecimentos adquiridos,que foi nosso
objetivo.
 A assistente social tem todo o respaldo para desenvolver seu trabalho de acordo com as necessidades que o contexto da realidade apresenta. Pois segundo IAMAMOTO (2003, pg.20)
“Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir das demandas emergentes no cotidiano”.
Com tudo, foi visto que os resultados se darão em longo prazo e que o processo de estágio é um momento de experiência única, de grande importância para a formação profissional.O estágio, conforme Iamamoto (2007, p.290), é entendido como o “processo de qualificação e treinamento teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político do aluno. O mesmo aumentou a minha visão sobre a atuação do assistente social em seu campo de trabalho. Que será daqui a algum tempo minha função, no qual poderei desenvolver esta função com eficiência e segurança das nossas ações, conforme destaca o Projeto Ético Político Profissional. 
 4-REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA 
 http://www.coladaweb.com/sociologia/violencia-domestica-ou-violencia-contra-criancas-e-adolescestes
http://www.unicef.org/brazil/pt/activities.html
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232005000100021&script=sci_arttext
�
5-ANEXO
Usuários do atendimento. 
 
 HORA DA APRESENTAÇÃO
 PANFLETOS
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social
emanuela roque de sousa
RELATORIO DE ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATORIO III-A Violência contra criança e adolescente dentro do seio familiar
Quixeramobim
2015
emanuela roque de sousa
A violência contra criança e adolescente dentro do seio familiar
Trabalho de Pesquisa – Serviço Social , apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Estatistica e Indicadores Sociais, Processo de Trabalho e SSOC, Comunicação na Prática do Assistente Social.
Orientadores: Profs. Amanda Boza, Clarice Kernkamp e Rodrigo Zambon. 
Quixeramobim
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais