Buscar

Dentística I - Princípios Biológicos de Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo de Dentística I
Princípios Biológicos de Trabalho
Esmalte
Durante um preparo de cavidade é sempre interessante que tenhamos um conhecimento prévio sobre a profundidade do esmalte na região, a fim de evitar ou diminuir a chance de injúria pulpar.
A orientação dos primas presentes no esmalte explica a expulsividade necessária no sentido próximo-proximal e no sentido cérvico-oclusal às paredes linguais e vestibulares de um preparado classe II e um classe III muito amplo.
Dentina
Quando se trabalha em dentina devem-se utilizar instrumentos muito afiados e exercer pouca pressão, pois sendo um tecido compressível, pode haver injúria pulpar no caso de pressão excessiva.
Quando trabalhar em dentina com a alta-rotação, sempre utilizar refrigeração abundante direcionada para a ponta diamantada.
Polpa
Evitar traumas térmicos, por pressão na dentina e sua exposição. Este tecido é extremamente sensível e vital para o dente.
Ligamento Alvéolo-Dental
Deve-se evitar qualquer tipo de lesão a esse ligamento durante um preparo cavitário. Essas lesões podem ocorrer pelo uso inadequado de afastadores mecânicos ou na colocação intempestiva de cunhas de madeira e matrizes.
Gengiva
É necessário antes de realizar o preparo, examinar as condições teciduais da gengiva e tomar o máximo de cuidado para posicionar estruturas como matrizes, cunhas de madeira, amarrias e dique de borracha, para evitar que haja injúria ao tecido gengival.
Resumo de Dentística I - 09/11/2015 - Lucas G. A. Feitosa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais