Buscar

Portfolio Individual 8º 2014

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema de Ensino Presencial Conectado
bacharelado em administração viiI
Estudo de casos
Manhuaçu
2014
 estudo de casos
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, referente ao curso de Administração, para as disciplinas de Administração Estratégica, Gestão de Negócios, Administração de Sistema de Informação.
Prof. Fábio Rogério Regioli 
 Marcio Ronald Sella
 Emilia Yoko Okayama
 Mônica Maria Silva.
 Manhuaçu
2014
 Sumário
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 - DESENVOLVIMENTO............................................................................................4
2.1 - A Importância das informações para a vantagem competitiva.............................4
2.2 - Estratégia Empresarial.........................................................................................7
2.3 - A Tomada de Decisão..........................................................................................7
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
4 REFERENCIAS.......................................................................................................10
 3
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi proposto com o objetivo de enriquece o conhecimento, a fim de aprimorar as habilidades administrativas, bem como proporcionar desenvolvimento de opinião crítica durante a vida acadêmica.				O trabalho consiste na análise descrita dos conceitos analisados neste período segundo ás disciplinas de Gestão de Negócios, Administração Estratégica e Administração de Sistema de Informação
	Além da finalidade de expor aspectos importantes relacionados as disciplinas e o mundo atual, como a evolução da tecnologia em empresas varejista, através do estudo de casos da INTER COMMERCE.
 A necessidade de implantação de serviços da informação vem crescendo nos últimos e se torna cada vez mais comum discutir estratégias que previam incidentes quanto a perca de informação e do uso desta para saciar uma necessidade humana. 
 Para a realização da produção textual foram usados como base, os aspectos e conteúdos trabalhados durante o período de aulas, assim utilizar esses conteúdos para a realização da atividade proposta de forma a desenvolver nossas habilidades e competências quanto a competitividade e as estratégias do mercado atual.
	
 4
2 - DESENVOLVIMENTO
No atual cenário do gerenciamento empresarial, destaca-se cada vez mais a necessidade de investimento em processo que diferencie a empresa, seja em um produto propriamente dito, ou em um serviço oferecido pela empresa, o aperfeiçoamento é palavra chave para conquistar espaço em um momento de constantes transformações empresariais.
A busca por esse espaço no mercado financeiro e empresarial se explica pelo alto índice de competitividade das empresas que mudou a forma de trabalhar, investindo na implantação de softwares, visando novas formas de trazer ganhos, visando um melhor controle dos custos, da qualidade e dos prazos.
Esse processo de constante melhoria tem o objetivo, não só de conquistar, mas também de fidelizar clientes. Com essa finalidade é necessário a globalização da economia mundial aumentando o dinamismo do mercado e a necessidade de agilidade na troca de informações.
A INTER COMMERCE, é uma empresa brasileira, que atua no mercado de tecnologia e soluções para o varejo, auxiliando o comércio varejista, a fim de adaptar a atividades a empresa a área da informática, aumentando a eficiência das empresas. 
2.1 - Importância das informações para a vantagem competitiva
 Um administrador eficaz em qualquer área de negócios deve entender que a informação é um dos recursos organizacionais, ais preciosos e importante que uma organização possui.
 Segundo Stair e Reynolds (2006, p.4) “informação é um conjunto de fatos organizados de modo a ter valor adicional, além do valor de fatos propriamente dito”, somente após obter as informações necessárias é Possível tomar decisões. 
Dessa forma a aplicabilidade da informação se divide em três níveis:
Operacional- permite executar e monitorar as atividades e tomada de decisões em nível operacional;
Intermediária – monitora e avalia os processos de planejamento de tomada de decisões a nível de gerencia;
Institucional- monitora, avalia e da subsídios ao planejamento em decisões de alto nível.
 Sendo assim o controle da informação em empresas do setor varejista que lidam principalmente com venda assistida, necessita de processos que facilitem a troca de informação entre os setores, de forma que os dados estejam sempre organizados, afim de auxiliar consultas, mudança de planos estratégicos, planos de marketing por exemplo.
 5
 Observando que os setores dentro da própria empresa, fornecedores, e clientes ficam a certa distancia da empresa, seja ela matriz ou filial, a troca de informações precisa fornecer alta velocidade e permitindo o manuseio de enormes volumes de informação, interligando a base de dados e aplicações, aproximando assim fonte e destino, até nas atividades mais rotineiras.
A INTER COMMERCE, desenvolve sistemas para auxiliar as atividades varejistas através de sistemas como o Reail Lab, que trabalha organizando, produtos e estoque de modo que a consulta ou a baixa dos produtos existentes para finalizar uma compra, fica extremamente prático, além de oferecer opções de formas de pagamento, e disponibilidade para entrega imediata ou não.
Além do Sistema de Retaguarda que armazena os dados e estoques e o sistema de Frente de Loja, instalado direto no caixa, e enquanto o pagamento é efetuado e localiza,pelo número eventuais pedidos, e os registra juntos as outras compras.
 	As vantagens da uma implantação de sistemas de informação como esses, permiti controlar toda a empresa, da área de produção ás áreas de finanças, registrando e processando cada fato novo na engrenagem corporativa e distribuindo a informação de maneira clara e segura, em tempo real. 
A empresa passa a ter o controle rigoroso de todo o seu processo comercial, o que possibilita ao gestor moldar estrategicamente as suas decisões, para reduzir custos fixos, otimizar processos e obter melhores resultados porque tanto a falta de mercadorias quanto o excesso de estoque são prejudiciais a performance de qualquer empresa.
A Implantação auxilia também a competitividade no mercado, em fatores como: 
Ganhos de produtividade; 
Relacionamento entre a empresa e o fornecedor;
Relacionamento entre a empresa e o cliente.
As tecnologias da informação podem apoiar muitas estratégias competitivas. Podem ajudar uma empresa a reduzir custos, diferenciar e inovar seus produtos e serviços, promover o crescimento, desenvolver alianças, fixar clientes e fornecedores, criar custos de troca, erigir barreiras de entrada e alavancar o investimento em recursos de TI, além de ajudar a empresa a obter uma vantagem competitiva em suas relações com clientes, fornecedores, concorrentes, novos participantes do mercado e produtores de produtos similares.
Sendo assim, as tecnologias de informação permite o gerenciamento das relações entre fornecedores, empresa, distribuidores,
atacadistas, operadores, logísticos e clientes, ou seja os agentes da cadeia, através do intercambio de informações sobre os pedidos, as entregas de produtos e serviços.
Outro diferencial que a comparação de preço dos produtos com a concorrência, isso ocorre quando a empresa realiza pesquisas sobre os produtos da concorrência, quanto a marca e preço e registram os dados no programa, a partir daí o sistema, estabelece uma margem de modo que o produto da empresa se iguale ou vença o preço da concorrência, e ainda assim obtenha lucro.
 6
Os estoques correspondem à quantidade de material armazenada para uso futuro, conforme as atividades de varejista e atacadista. Sendo assim, estes necessitam de um  controle detalhado e eficiente para empresas que trabalham com uma grande variedade de produtos, visto que controla os desperdícios, apura valores para análises, identifica os itens encalhados, reduz os  custos e proporciona melhores investimentos e um nível de estoque.
Esse controle uma das atividades mais importantes dentro de uma empresa de varejo e um sistema permite que essa ação seja feita de forma mais eficiente. Ao integrar os processos de compra, venda, logística, dentre outros, o controle de estoque pode ser feito em tempo real, sem a necessidade de atualizar diversas planilhas. O controle de estoque permite, inclusive, fazer o controle de estoque em múltiplos locais, já que é um sistema na nuvem, sempre disponível online.
Com isso, fica mais simples saber quando comprar novos produtos e como estão as tendências de venda. O ponto-chave é evitar mercadorias paradas e investir em produtos que deem mais lucros.
 Estas informações que o sistema de automação comercial oferecem auxiliam na integração dos processos que envolvem o estoque, fornecendo grande quantidade de informação atualizadas e integradas que podem ser usadas para um melhor planejamento da sua empresa. 
A grande vantagem da disponibilidade desses dados em relação a outros sistemas não integrados é que eles trazem os fatos gerais, compartilhados por toda empresa e não simplesmente várias versões da verdade, conforme o departamento.
Para que os sistemas de automação estejam sempre corretos na emissão das informações e relatórios, é necessário a constante atualização dos dados que são cadastrados no sistemas.
“Dados podem ser entendidos como registros ou fatos em sua primária, não necessariamente físicos; por exemplo, uma figura armazenada na memória também é um dado” Segundo Beal (2004, p.12)
Podemos também colher feedbacks  sobre  nossos produtos e serviços, saber qual a lucratividade, qual o giro de produtos, saber quais   itens  vendem mais e quais vendem menos, analisar produtos concorrentes através da linha, pode-se reconstruir o mix de produtos e comparar diversos produtos diferenciados por setor, saber qual é a margem de lucro por produto, localizar os produtos e diferenciá-los por marca e por modelo, saber qual produto vende mais por localidade.
Além das vantagens prática do Sistema de automação ligados a tecnologia de informação no cotidiano, a TI interliga todas as áreas funcionais da empresa e propicia a automação de postos de trabalho em escritórios e postos de atendimento á clientes internos e externos. Com a utilização do sistema, por meio de planilhas eletrônicas, gráficos, base de dados on-line, correio eletrônico, redes locais de computadores e pode ser aproveitada nas áreas de Finanças, Materiais, Rh, Vendas, Produção.
Dentro do sistema informações como: quantidade de produtos em estoque, dados de clientes ( quantidade, preferências, local onde moram, perfil de compra), tempo de entrega de fornecedores,produtos que mais vendem e data de validade dos produtos.
7
2.2 – Estratégia Empresarial
O valor das informações para o Gestor, esta diretamente ligado a tomada de decisão, a fim de atingir os objetivos organizacionais. 
	A TI as empresas encontrar novas opções estratégicas, como dispondo rapidez no atendimento, melhor controle de estoque, giro de produtos, qual item vende mais e qual menos, qual a margem de lucro por produto, enfim os sistemas de tecnologia fazem com que a empresa abtenha uma infinidade de informações que propiciem condições de um gerenciamento estratégico fundamentado em dados reais.
	As informações contribuem para mudar a estratégia de venda, criar promoções, melhor os preços repassar e competir com a concorrência, fechar contratos com novos fornecedores com melhores prazos e entrega e custo mais baixo ( desde de que mantenha a qualidade), Analisando o perfil dos clientes pode investir em novos produtos ( caseiros, artesanais, light, diet.).
2.3 – A Tomada de Decisão
Ter conhecimento a respeito do Processo Decisório Estratégico, bem como a própria Tomada de Decisão é fundamental em tempos atuais, tendo em vista que a troca de informações e as negociações ocorrem em um dinamismo muito elevado e também é fundamental para que uma estratégia empresarial seja implantada com sucesso, buscando cada vez mais minimizar as possíveis causas de erros.
Controlar o fluxo dos produtos, mantendo os produtos organizados, e estabelecendo o controle dos materiais da cadeia produtiva, de modo que o administrador não compre o que já possui em estoque, e escolher sempre os melhores fornecedores (com equilíbrio entre preço x qualidade x entrega), quando os produtos vencem.
	Dentro do processo de criação de nossas estratégias para o setor varejista, existem diversas decisões que precisam ser tomadas, o sistema de informação é uma ferramenta que auxilia por exemplo em decisões gerenciais como:
Estratégia de liderança em custo: Tornar-se um produtor de bens e serviços de baixo custo Descobrir maneiras de ajudar seus fornecedores ou clientes a reduzirem seus custos ou de aumentar os custos de seus concorrentes.
Estratégias de Diferenciação: desenvolver maneiras para diferenciar produtos e serviços dos de seus concorrentes. Isso permite à empresa obter vantagens competitivas sobre seus oponentes em determinados segmentos ou nichos de mercado. 
 Estratégias de Inovação: encontrar novas maneiras de fazer negócio. Isso envolve desenvolvimento de produtos e serviços exclusivos ou o ingresso em novos mercados ou em nichos exclusivos. 
 8
Estratégias de Alianças: estabelecer novos vínculos e alianças comerciais com clientes, fornecedores, concorrentes, consultores e outras empresas. Esse conceito pode incluir fusões, aquisições, empresas virtuais e/ou outros arranjos comerciais. 
Quanto o setor de compras, tão importante para as empresas varejistas, a TI pode facilitar decisões importantes como:
Estudo de Materiais: Necessidades da empresa a curto, média e longo prazo.
Análise Econômica Impacto dos ciclos econômicos sobre os materiais comprados e nos fornecedores e concorrentes.
 Análise de Fornecedores: Qualificação de fornecedores.
Análise de custo e preço: Análise financeira de preços e prazos.
 Análise de Embalagens e Transportes: Influencia da distancia dos fornecedores nos preços dos materiais.
A integração de todas as ferramentas que a Tecnologia de Informação pode trazer ao varejo transforma qualquer setor que for implantado, pois , no resultado geral a simplificação do sistema, a otimização dos resultados, a melhoria do desempenho organizacional e os conceitos de melhoria continua,beneficiam não apenas a empresa, mas também o cliente, que tem a sua disposição uma equipe capacidade, oferecendo rapidez, praticidade, qualidade, entrega no período combinado, promoções e boas condições de pagamento.
 
 9
CONCLUSÃO
Após a realização da atividade proposta fica clara a necessidade de mais investimentos em automação por parte das empresas sejam elas de grande, médio ou pequeno porte.
A TI surgiu para somar-se as demais ferramentas de gestão a fim de contribuir
cada vez mais com o processo decisório das empresas, através de informações, e demonstrativos claros e precisos.
 Dessa forma é possível entender as responsabilidades do administrador e do empreendedor quando o assunto é assumir risco, planejar e inovar, de modo que todos sejam beneficiados e como o consumidor final é quem dita as regras do mercado, desenvolver novas tecnologias que facilitem o dia-a-dia e ainda ampliem o horizonte de modo a aprimorara cada vez mais a relação cliente x empresa, é a melhor forma de competir no mercado.
 A atividade contribuiu para que os alunos de Administração dessa Instituição de ensino, não só aprofundassem o conhecimentos nos conceitos envolvendo as disciplinas do semestre, como também a real aplicação nas atividades cotidianas da profissão.
 10
REFERENCIAS
Fonte: Lima, Reinaldo José Barbosa- Gestão de Projetos/ Reinaldo José Lima Barbosa. –São Paulo: pearson Education do Brasil,2010.
Fonte:Bazoli, Thiago Nunes- Administração da Produção e Logística /Thiago Nunes Bazoli, Ulysses Amarildo januzzi.–São Paulo: pearson Education do Brasil,2013
Fonte: Scaramuzza, Bruno Cezar- Plano de Negócios e Empreendedorismo: processos gerenciais/ Bruno Cezar Scaramuzza e Nádia Brunetta.—São Paulo: Pearson Prentice Hall,2009.
Fonte: Normas textuais ABNT: http://www.unoparead.com.br/sites/bibliotecadigital/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais