Buscar

Anotações primeiro capítulo do livro Não Erre Mais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Não Erre Mais
Maria Lúcia Elias Valle
Primeiro Capítulo – Lingua e linguagem
	A comunicação com o mundo à sua volta é algo que o homem procura desde a pré-história, em que seus sentimentos eram exteriorizados através de desenhos rupestres. Mais tarde, a linguagem verbal oral substitue os desenhos rudmentares utilizados como forma de comunicação.
	Uma língua apresenta um padrão culto, onde, mais se aproxima do que está descrito na gramática normativa, porém, ela está sujeita a variações entre os falantes, estas variantes aparecem devido ao tempo, espaço, grupo social (gírias), atividade profissional, situação comunicativa (linguagem coloquial). Assim, podemos dizer que, fala bem, a pessoa que consegue escolher a variante mais adequada em cada situação e o faz com maior eficiência.
	Produção Literária: “é a que se contrói com base na visão singular do autor, de seus sentimentos e suas emoções, de sua criatividade ao lidar com os sons, com as palavras e com as ideias.” (VALLE, 2013 p. 33).
	Intencionalidade Discursiva: intenções explícitas ou subentendidas dos interlocutores participantes de determinada situação comunicativa, o texto comunica a ideia do falante ou escritos, mas, não quer dizer que o ouvinte ou leitor irá compreender com a exatidão desejada, o contexto irá determinar a produção de sentido para tal mensagem, e é tudo o que cerca o texto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais