Buscar

AVA8 Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os segurados são pessoas físicas que exercem atividade remunerada e/ou contribuem diretamente para a Previdência Social. Eles podem ser obrigatórios e facultativos. Assinale a resposta correta onde só contenha segurados obrigatórios:
Escolher uma resposta.
	
	a. Empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 
	
	
	b. Empregador doméstico, contribuinte individual e empregado.
	
	
	c. Dona de casa, empregado e trabalhador avulso.
	
	
	d. Bolsista, empregado e trabalhador avulso.
	
	
	e. Estagiário, empregado doméstico e contribuinte individual.
	
Resposta correta: Empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esses realmente são os segurados obrigatórios, conforme estabelece o artigo 11 da Lei n.º 8.213/91: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial.
Question2
Benefícios são as prestações asseguradas pelo sistema previdenciário, podendo ser pagos em dinheiro ou através do fornecimento de utilidades. São benefícios para o segurado da Previdência Social:
Aposentadoria por invalidez.
Reabilitação profissional.
Pensão por morte.
Salário-família.
De acordo com os itens acima, pode-se afirmar que:
Escolher uma resposta.
	
	a. II está incorreto, e III está correto.
	
	
	b. Todos os itens estão incorretos.
	
	
	c. Todos os itens estão corretos.
	
	
	d. Somente I e II estão corretos.
	
	
	e. Somente III está incorreto. 
	
Resposta correta: Somente III está incorreto.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A aposentadoria por invalidez, a reabilitação profissional e o salário-família são benefícios fornecidos pela Previdência Social aos segurados.
Question3
Analise as afirmativas abaixo sobre os dependentes do segurado habilitados perante a Previdência Social:
O enteado e o menor tutelado não podem ser, em hipótese alguma, equiparados a filhos para efeito de dependência perante a Previdência Social.
A dependência econômica de quaisquer dependentes requer sempre comprovação.
São dependentes o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido.
Companheiro ou companheira, na forma da legislação previdenciária, é a pessoa que, sem ser casada, mantém união estável com o segurado ou com a segurada.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas verdadeiras sobre os dependentes do segurado.
Escolher uma resposta.
	
	a. III e IV. 
	
	
	b. I e IV.
	
	
	c. I, II e III.
	
	
	d. II e III.
	
	
	e. I e II.
	
Resposta correta: III e IV.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Com efeito, os itens III e IV são afirmações verdadeiras sobre dependentes do segurado.
Question4
Um dos benefícios fornecidos pela Previdência Social é o auxílio-acidente, que poderá se concedido quando:
Escolher uma resposta.
	
	a. proporcionar ao beneficiário incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho e às pessoas portadoras de deficiência os meios para a (re)educação e a (re)adaptação profissional e social indicados para que possam participar do mercado de trabalho e do contexto em que vivem.
	
	
	b. após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. 
	
	
	c. o segurado falecer.
	
	
	d. ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.
	
	
	e. o segurado tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos.
	
Resposta correta: Após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Você aprendeu sobre a concessão do benefício do auxílio-acidente, que ocorre quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.
Question5
Acidente de trabalho ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. São consideradas como acidentes de trabalho:
Escolher uma resposta.
	
	a. As que não produzam incapacidade laborativa nem ofensa física por colega por motivo de disputa relacionada ao trabalho.
	
	
	b. Doenças degenerativas e acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho.
	
	
	c. Doenças endêmicas e ato de pessoa privada do uso da razão.
	
	
	d. Doença profissional e realização de serviço sob a autoridade da empresa no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela. 
	
	
	e. Ato de imprudência, negligência ou imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho e doenças inerentes ao grupo etário.
	
Resposta correta: Doença profissional e realização de serviço sob a autoridade da empresa no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A doença profissional e a realização de serviço sob a autoridade da empresa no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela são consideradas como acidente de trabalho.
Question6
Quanto aos benefícios da Lei n.º 8.213/91, considere o que segue:
Será devido, uma vez cumprida a carência exigida na lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos.
Será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido na lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.
Será devido, cumprida a carência exigida na lei, ao segurado que completar 30 (trinta) anos de serviço, se do sexo feminino, ou 35 (trinta e cinco) anos, se do sexo masculino.
Esses benefícios se referem respectivamente a:
Escolher uma resposta.
	
	a. Aposentadoria especial, auxílio-doença e aposentadoria por tempo de contribuição. 
	
	
	b. Aposentadoria por idade, aposentadoria especial e salário-família.
	
	
	c. Auxílio-doença, auxílio-acidente e salário-família.
	
	
	d. Aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial e aposentadoria por idade.
	
	
	e. Aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e aposentadoria por tempo de contribuição.
	
Resposta correta: Aposentadoria especial, auxílio-doença e aposentadoria por tempo de contribuição.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Com efeito, a afirmativa que contém aposentadoria especial, auxílio-doença e aposentadoria por tempo de contribuição corresponde aos benefícios descritos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais