Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO - ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Simulado: GST0032_SM_201503236153 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ROSA MARIA DA SILVA ALVARENGA
	
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 10/11/2015 17:36:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201503527788)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O desenho organizacional está ligado à função organização no nível institucional, que trata a empresa em sua totalidade, como um sistema aberto e integrado. De acordo com essa afirmação, nas alternativas abaixo indique a ÙNICA que NÃO representa característica do desenho organizacional de uma empresa:
		
	 
	Referir-se ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.
	
	Retratar o funcionamento da estrutura organizacional, o que envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial será dividida e atribuída entre departamentos, divisões, unidades, equipes e cargos.
	
	Representar os órgão e unidades que compõem a empresa tanto quanto suas relações de interdependência.
	
	Abordar a configuração da estrutura organizacional da empresa os órgãos e processos utilizados para fazê-la funcionar e alcançar resultados
	
	Evidenciar uma forma, um padrão, uma estrutura e é utilizado pela empresa para alcançar um ou mais objetivos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503858435)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É fundamental ter clareza sobre os objetivos (estratégicos, táticos e operacionais) da empresa antes de se delinear a estrutura organizacional. Uma vez definidos os objetivos, é a hora de programar as atividades necessárias para alcançá-los. Portanto, são três os sistemas que compõem a estrutura organizacional:
		
	
	Sistemas de gestão pela qualidade total; Sistemas de informações gerenciais; e Sistemas de certificação ISO.
	 
	Sistemas de responsabilidade; Sistemas de autoridade; e Sistemas de comunicação.
	
	Sistemas de informações gerenciais; Sistemas de gestão estratégica, tática e operacional; e Sistemas de qualidade.
	
	Sistemas de qualidade; Sistemas de normatização; e Sistemas de informações.
	
	Sistemas de informações; Sistemas de gestão; e Sistemas de comunicação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504003757)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em uma organização, o processo de diferenciação corresponde à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos. Aponte, dentre as opções abaixo, aquela que aborda corretamente o conceito de diferenciação:
		
	
	Quanto menor a variedade de clientes/consumidores e quanto menor a variedade de produtos/serviços produzidos pela organização, tanto maior será a diferenciação existente dentro da organização.
	 
	A diferenciação é responsável pela complexidade organizacional. Quando há muitos níveis hierárquicos e muitos departamentos diferentes, tornam-se necessários vários esquemas de integração para coordenar o funcionamento e obter harmonia.
	
	Quanto menor a complexidade das atividades requeridas pelo ambiente externo e quanto menor for a diversidade das tarefas executadas internamente, maior deverá ser a diferenciação dentro da organização.
	 
	A diferenciação pode ser feita em dois sentidos: horizontal e vertical. A diferenciação vertical refere-se ao desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentalização. A diferenciação horizontal corresponde ao desdobramento em níveis hierárquicos pela criação pela de vários escalões de autoridade.
	
	Quanto menor a diferenciação, tanto maior será a heterogeneidade dentro da organização pelo fato de acarretar maior número de departamentos e de níveis hierárquicos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503879400)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A empresa Organon enfrenta problemas de autoridade que a estrutura formal não tem apresentado maneiras de resolver. O administrador responsável pela da área de gestão de pessoas diagnosticou que a liderança da estrutura informal possui mais prestígio e confiabilidade que a autoridade da estrutura formal. Entre as possíveis causas desse desequilíbrio podemos apontar:
		
	 
	A estrutura formal é representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos, mas muitas vezes existe, pelas pessoas, o desconhecimento das chefias e, mais grave, os subordinados não as reconhecem como autoridades, já que sua liderança é burocrática.
	
	A estrutura formal é de fácil compreensão e sustentada por regras e regulamentos específicos, mas deixa espaço para má interpretação de processos e procedimentos.
	
	A estrutura formal evolui constantemente e responde a situações de mudança rápida, já que está nas pessoas e pessoas se desenvolvem de forma rápida.
	
	A estrutura formal possui ênfase nas posições em termos de autoridades e responsabilidades, mas é instável e desenvolve sistemas e canais de comunicação específicos de cada estrutura.
	
	A estrutura formal é mais estável, mas não está sujeita a controle, embora a liderança seja formalmente estabelecida.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503434985)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para organização: estrutura básica, mecanismos de operação, mecanismos de decisão e mecanismos de coordenação. O requisito estrutura básica corresponde a:
		
	 
	divisão do trabalho e diferenciação
	 
	hierarquia de autoridade
	
	regras e regulamentos
	
	descentralização
	
	centralização

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais