Buscar

Comunicação de Dados - Trabalho do Thiego

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Comunicação de Dados
Acadêmicos : Arilon Picanço da Silva, Eduardo Eugêncio Mêrces de Vasconcelos, Haramys Erickson Chaves de Mendonça, Marcelo de Oliveira Campos Junior.
Caracterização do tipos de sinais
Sinais analógicos e digitais 
A informação transportada nos modernos sistemas de telecomunicações pode ser classificada em sinais de áudio, de vídeo e de dados. Esta informação entra no sistema receptor através de um transdutor, gerando uma diferença de potencial, que é designada por sinal de informação e pode ser de tipo analógico ou digital. 
Sinal Digital
Transmissão Digital
A transmissão digital de dados representa um valor "instantâneo" de uma situação e não representa um movimento contínuo comum de sinais analógicos.
Codificação de Linha
É a forma como o sinal elétrico irá representar a informação digital diretamente no par de fios
como diferenças discretas de voltagem (com um valor fixo para cada símbolo digital utilizado). Tal
informação digital é assim classificada como em banda básica e exemplos de códigos de linha são o NRZ,
AMI, Manchester, RZ, HDB-3, entre outros.
Codificações de linha e de bloco
As codificações de linha e de bloco são utilizadas para converter dados binários em sinais digitais.
Muitas vezes é necessário converter sinais analógicos em dados digitais para armazenamento ou transmissão.
Por exemplo, no sinal gerado por um microfone, muitas vezes é necessária a sua digitalização
Codificação de Linha
 Os dados digitais são uma sequência de bits (0s e 1s), a codificação de linha converte tal sequência de bits em um sinal digital.
 Num canal passa-baixa, os dados binários podem ser representados por uma sequência de pulsos que se sucedem em uma cadência fixa (sincronizada por um clock).
 Codificação de linha é a forma como o sinal elétrico irá representar a informação digital diretamente no par de fios como diferenças discretas nos níveis de tensão.  
Codificação 
de linha
 Codificação de Blocos
Codificação de Blocos 
Feita para melhorar o desempenho da codificação por linha. Melhora a redundância e verifica erros. A codificação de blocos é normalmente conhecida como decodificação mB/nB; ela substitui cada grupo de m bits por um grupo de n bits.
Fases da codificação de bloco 
Divisão: a cadeia de bits é dividida em grupos de m bits de tamanho. Exemplo na codificação 4B/5B, a sequência original é dividida em grupos de 4 bits. 
Substituição: os grupos de m bits são substituídos por grupos de n bits. 
Codificação de Linha: depois de substituir escolhe-se um esquema de codificação de linha para enviar o sinal.
4B/5B 
Grupos de quatro bits de dados são mapeados em grupos de cinco bits. 
Devidamente escolhidos para evitar longas sequências de 0s e 1s 
Cada código não possui mais de um 0 no início e mais de dois 0s no fim. – Nenhum código pode ter mais de três 0s seguidos 
Combinações em relação aos 0s fornecem transições suficientes para a sincronização dos relógios. 
Códigos transmitidos usando NRZI. – Por isso só há preocupação com os 0s
Uso da Codificação de Blocos 4B/5B com Método de codificação de linha NRZ-I
Codificação de blocos - substituição
Blocos de Códigos 
4B/5B: 4 bits para 5 bits 
8B/10B: 8 bits para 10 bits 
8B/6T: 8 bits para 6 símbolos ( requer menos largura de banda)
Sinal Analogico
O formato analógico
O antigo formato analógico é composto por um sinal contínuo, que varia em função do tempo. É possível representá-lo com uma curva, que apresenta intervalos com valores que variam entre 0 e 10. Uma das principais características deste tipo de sinal é que ele passa por todos os valores intermediários possíveis (0.01 , 0.566 , 4.565 , 8.55…), o que resulta em uma faixa de frequência bem maior e por isso não tão confiável e com qualidade inferior, devido à oscilação.
É muito comum representar este tipo de onda como uma série de parábolas que se alternam sobre um centro. Resumindo, ele é um sinal que é caracterizado pela variação contínua de suas grandezas em um determinado espaço de tempo.
Transmissão Analógica
A transmissão dos dados faz-se através de onda perturbadora, uma onda simples cujo único objetivo é transportar os dados por modificação de umas destas características, de acordo com parâmetro da onda portadora eu fazemos variar, distinguir-se-á três tipos de transmissões analógicas:
A transmissão por modulações de ambiente do portador
A transmissão por modulação de frequência do portador
A transmissão por modulação de fase do portador
 Esse de tipo de transmissão designa um esquema um esquema no qual os dos a transmitir são diretamente na forma analógica.
Quando os dados numéricos apareceram, os sistemas de transmissão eram ainda analógicos, por conseguinte foi necessário encontrar um meio para transmitir dados numéricos de maneira analógica. A solução para este problema foi o modem. O seu papel é: durante a emissão: converter dados numéricos (um conjunto de 0 e 1) em sinais analógicos (a variação contínua de um fenómeno físico). Chama-se a este método "modulação". durante a recepção: converter o sinal analógico em dados numéricos. Este método chama-se "desmodulação".
 Logo uma saída é transformar os dados digitais em Analógicos visando sua transmissão. Dentro este contexto existem duas possibilidades: técnicas para transmissão de dados digitas e técnicas para transmissão de dados analógicos. Em ambos os casos são utilizadas técnicas de modulação.
 Visando aumentar mais a transmissão de bits por segundo, criou a técnica QAM (Quadranture Amplitude Modulation). Técnica para codificar dados digitais e u sinal analógico através de modulação em duas componentes diferentes são combinadas em um único sinal através de modulação ortogonal destas duas componentes, evitando assim a interferência. Dai o termo “quadratura”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais