Buscar

ABORDAGEM TRADICIONAL atualizada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ABORDAGEM TRADICIONAL
A visão e a prática da pedagogia tradicional são permeadas pelos pressupostos do ambientalismo, onde a escola e o ensino são supervalorizados, já que o aluno é um receptáculo vazio (alguém que em principio nada sabe).
HOMEM X MUNDO 
 HOMEM -adulto, na concepção tradicional, é considerado como homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado.
 Mundo A realidade é algo que será transmitido ao indivíduo principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja.
Sociedade-Cultura
O objetivo educacional normalmente se encontra intimamente relacionado aos valores apregoados pela sociedade na qual se realiza.
A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa não foi atingido, e as provas e exames são necessários a constatação de que este mínimo exigido para cada série foi adquirido pelo aluno.
O diploma pode ser tomado como um instrumento de hierarquização. Dessa forma, o diploma iria desempenhar um papel mediador entre a formação cultural e o exercício de funções sociais determinadas.
Conhecimento
Parte-se do pressuposto de que a inteligência seja uma faculdade capaz de acumular/armazenar informações. Aos alunos são apresentados somente os resultados desse processo, para que sejam armazenados.
 A escola considera o ato de aprender como uma cerimônia e acha necessário que o professor se mantenha distante dos alunos.
Provas 
DIDÁTICA 
Leia a afirmativa de Synders e faça uma reflexaõ a respeito do tema 
Segundo Mizukami, que cita SYNDERS “o ensino tradicional, para Snyders, é ensino verdadeiro. Tem a pretensão de conduzir o aluno até o contato com as grandes realizações da humanidade: obras primas da literatura e da arte, raciocínios e demonstrações plenamente elaborados, aquisições científicas atingidas pelos métodos mais seguros. Dá-se ênfase aos modelos, em todos os campos do saber. Privilegia-se o especialista, os modelos e o professor, elemento imprescindível na transmissão dos conteúdos”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais