Buscar

Modelo de Atividade Artigo Científico - GRUPO 3 POLO SFI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Atividade a Distância em Grupo – Artigo Científico
Período - 2015/2º
Disciplina: Seminários em Educação a Distância
Coordenadora: Fabrícia F. S. Constantino
Tutor a Distância: Gilvan Martins Veras
GRUPO: Três (3) 
NOME: Brigida Martins Pontes		 MATRÍCULA: 15215060537
NOME: Carlos Marcos P. de Almeida	 MATRÍCULA:15215060360
NOME: Constantino Rocha F. Júnior	 MATRÍCULA:15215060312
NOME: Daniele Tavares Ribeiro		 MATRÍCULA: 15215060350
NOME: Keli Thompson Rocha		 MATRÍCULA:15215060788
NOME: Mateus Sena Lopes			MATRÍCULA:15215060121
NOME: Tamires Defanti Nogueira		MATRÍCULA: 15215060163
 
O artigo “FATORES QUE AFETAM A TRANSFERÊNCIA DA APRENDIZAGEM PARA O LOCAL DE TRABALHO” descrito nesse resumo mostra que independente do seu aprendizado na formação profissional, a transferência de aprendizagem é uma prática importante de gestão de recursos humanos que procura responder às necessidades de desenvolvimento das pessoas e das organizações, podendo contribuir para a satisfação profissional e melhoria dos padrões de desempenho do profissional capacitado. A metodologia utilizada no texto é o Inventário do Sistema de Transferência de Aprendizagem, que integra 4 níveis de avaliação: reação/satisfação, aprendizagem, mudança/comportamento e resultados. Holton (1996), na sequência deste modelo, desenvolveu um outro que explica que a transferência das aprendizagens, i.e. o impacto da formação, está diretamente associada a 4 categorias de fatores: 1) características dos formandos, 2) design da formação, 3) motivação e prontidão para aprender e transferir, e 4) características do contexto de trabalho. O objetivo do trabalho é a identificação e análise de alguns dos fatores que afetam a transferência da formação para o local de trabalho (Holton, 1996), numa organização específica, prestando especial atenção à natureza da formação (caráter cognitivo vs psicomotor do saber desenvolvido), existência de componente teórica e prática (e distância temporal entre ambas), critérios de constituição das turmas, semelhança do ambiente de formação com a função desempenhada, oportunidade de aplicação dos novos conhecimentos e feedback individual. A recolha de dados realizou-se numa organização industrial com mais de 400 colaboradores e a amostra envolve 99 formandos que frequentaram dois cursos de formação em 2009. Analisou-se o grau de transferência de conhecimentos desenvolvidos na formação para o local de trabalho através de um questionário que mostrou que os dois grupos participantes de cada curso tiveram respostas semelhantes e diferentes quanto à transferência de aprendizado. Além disso, os participantes reconheceram a importância da transferência de aprendizagem, mas alertaram para as dificuldades da sua realização.
Conforme Mateus (2014), o comprometimento organizacional influencia na aplicação no ambiente de trabalho das ações aprendidas no curso, causando um efeito mediador na relação entre as percepções sobre as oportunidades de formação e a motivação para a transferência da informação recebida pelo curso. Os resultados obtidos no questionário fornece um respaldo para as dificuldades de repassar o aprendizado, revelando que existem fatores facilitadores e obstáculos para essa transferência.
O tema tratado nesse artigo é de suma importância para o desenvolvimento e melhoria nos processos empresariais, visto que a capacitação e a transferência dessa aprendizagem promovem a disseminação do conhecimento e a integração da equipe, contribuindo para a o comprometimento com o trabalho e sucesso da organização.
A metodologia mostrou resultados preliminares, mas o artigo poderia propor formas de melhoria para essa transferência de aprendizagem devido à importância dos estudos acadêmicos como meios de melhorar o processo de trabalho em uma empresa com seu departamento de Recursos Humanos e o chão de fábrica. Além disso, pode contribuir para novas técnicas que melhorem a administração como um todo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MATEUS, D. F. DA S. L. (2014). A influência do comprometimento organizacional dos consultores na sua motivação para a transferência da formação. Dissertação de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos da universidade Lisboa School of Economics & Management – ISEG.
VELOSO, A. L. DE O. M.; SILVA, M. J.; SILVA, I.; CAETANO, A.(2014). Fatores que afetam a transferência da aprendizagem para o local de trabalho. RAE - Revista de Administração de Empresas, FGV – EAESP. V.55; n.2; abr-mar 2015, p. 188-201.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais