Buscar

Resumão para AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Responsabilidade Social, Ética e Sustentabilidade
Ética é um conjunto de princípios que nos é ensinado e pelos quais aprendemos a pautar a nossa vida. Nem sempre todos agem com base nos princípios que aprenderam, estas pessoas são chamadas de antiéticas. A ética é, portanto, teórica. Já a moral representa-se nas ações que praticamos. Então a moral é prática e a Ética é conceitual.
Sustentabilidade
O conceito do termo “desenvolvimento sustentável” define-se pela continuidade dos investimentos econômicos, das pesquisas tecnológicas e da exploração de matéria prima, de tal forma que se leve em consideração a manutenção de todas as espécies, evitando a brusca diminuição ou até mesmo a extinção das mesmas.
Quanto à sustentabilidade podemos falar em ações da seguinte natureza:
I - Preservação. - É a utilização racional de um recurso qualquer, de modo a se obter um rendimento considerado bom, garantindo-se, entretanto, na renovação ou sua autossustentação.
II - Conservação. É a ação de proteger contra a destruição e qualquer forma de dano ou degradação um ecossistema
III - Recuperação. - É o ato de recobrar o perdido, de adquiri-lo novamente, restabelecendo as características originais.
A Degradação Consiste em alterações e desequilíbrios provocados no meio ambiente que prejudicam os seres vivos ou impedem os processos vitais ali existentes antes dessas alterações.O Relatório, elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, faz parte de uma série de iniciativas, anteriores à Agenda 21, as quais reafirmam uma visão crítica do modelo de desenvolvimento adotado pelos países industrializados e reproduzido pelas nações em desenvolvimento, e que ressaltam os riscos do uso excessivo dos recursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas. O relatório aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo vigentes.No início da década de 1980, a ONU retomou o debate das questões ambientais. Indicada pela entidade, a primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, chefiou a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, para estudar o assunto. O documento final desses estudos chamou-se Nosso Futuro Comum, também conhecido como Relatório Brundtland. Apresentado em 1987, propõe o desenvolvimento sustentável, que é “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades”.Fica muito claro, nessa nova visão das relações homem-meio ambiente, que não existe apenas um limite mínimo para o bem-estar da sociedade; há também um limite máximo para a utilização dos recursos naturais, de modo que sejam preservados.
3. Responsabilidade Social Corporativa - Pautar-se por não aderir ao consumo alienado, informando-se e informando, mudando sua cultura para ser um consumidor consciente de suas necessidades pessoais bem como as do seu grupo, de forma a supri-las, garantindo o bem estar social, escolhendo fornecedor e produto, fazendo sua parte no desenvolvimento sustentável do planeta. 
4. As ações da sociedade voltadas para preservação do meio ambiente são de responsabilidade social.
5. As ações das empresas voltadas para preservação do meio ambiente, ética em toda a cadeia produtiva, sustentabilidade e  Relações de trabalho legalizadas, formação ética dos stakeholders (são pessoas jurídicas que interferem no alcance dos objetivos da empresa: colaboradores dentro da empresa, fornecedores, clientes, terceirizados, parceiros, comunidade, Estado e concorrentes) são chamadas de Responsabilidade Social Corporativa.
6 Caracterize sustentabilidade - Desenvolver a economia de forma a preservar o meio ambiente para as sociedades futuras. Não é uma economia predatória. Tem o sentido de as empresas poderem fazer o seu trabalho por muito tempo
7. Caracterize cidadania - È o exercício dos direitos e deveres
Instaura-se a partir das lutas que culminaram na Independência dos EUA e na Revolução .
No sentido etimológico deriva da palavra civita, que em latim significa cidade.
O termo tem o seu correlato grego na palavra politikos – aquele que habita na cidade
É o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito na sociedade em que vive. Isto é, refere-se à participação integral do indivíduo em uma comunidade que lhe confere um conjunto de direitos e de deveres.
8. Desenvolvimento Sustentável - Usa os recursos naturais sem esgotá-los, pois trabalha com um Economia de Mercado que reutiliza, recicla, consome de forma consciente para preservar a vida no planeta, em atenção às sociedades futuras.
9. Consumo Consciente e Consumo alienado - Economia, reciclagem, aproveitamento de materiais e de recursos tem a ver com consumo consciente. A relação entre Ciência, tecnologia e Sociedade é complexa e devemos no consumo dos recursos, sempre estarmos atentos e percebermos as questões éticas, os valores e as atitudes compreendidos nessa relação; a origem e o destino social dos recursos tecnológicos;  consequência para a saúde pessoal e ambiental. 
10. O Consumo alienado liga-se a uma atitude alienada, inconsciente em relação aos problemas ecológicos pelos quais o planeta passa atualmente. 
11. E não se esqueçam de que Responsabilidade Social liga-se também a Direito Autoral e Plágio, pois é ético e moral saber usar o trabalho alheio, certificando-se da autoria do texto, citando a fonte, preservando o direito autoral, evitando qualquer referência na qual não possa citar a origem.
� PAGE �1�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais