Buscar

11 Fevereiro 2015 - Acidente no navio plataforma

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

11 Fevereiro 2015
Navio-plataforma FPSO
11 Fevereiro 2015
A Petrobras confirmou a morte de três funcionários na explosão do FPSO Cidade de São Mateus nesta quarta-feira (11) no Espírito Santo. Dez operários sofreram ferimentos e foram transferidos por helicóptero para atendimento médico em Vitória e outros seis estão desaparecidos, segundo a companhia. No navio-plataforma operado pela empresa BW Offshore e afretado pela Petrobras, trabalham embarcadas 74 pessoas.
O acidente, segundo a Petrobras, foi por volta das 12h50, mas somente às 18h a estatal confirmou a explosão, e os mortos e feridos. A Petrobras informou ainda que notificou oficialmente a Marinha e a Agência Nacional de Petróleo (ANP).
11 Fevereiro 2015
A ANP confirmou que foi informada do acidente pela Petrobras uma hora depois da explosão e enviou no mesmo dia (11), duas equipes para acompanhar a investigação do acidente. Uma irá para a sala de crise da Petrobras, no Rio de Janeiro, e a outra embarcará na FPSO.
A ANP informou ainda que, de acordo com as informações colhidas no dia do acontecimento(11), ocorreu uma explosão na casa de bombas; não houve derramamento de óleo, o fogo foi debelado e a plataforma foi estabilizada. 
LOCAL DO ACIDENTE
Cidade de São Mateus, Aracruz - Espírito Santo
NAVIO-PLATAFORMA FPSO
A unidade opera, desde junho de 2009, no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo, a cerca de 120 km da costa, produzindo 2,250 milhões de metros cúbicos de gás/por dia e 350 metros cúbicos de óleo/por dia. A produção de gás é escoada por duto para terra, segundo a Petrobras e a ANP.
O navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus foi o primeiro para gás instalado no Brasil e tem capacidade para processar 10 milhões de metros cúbicos de gás e 35 mil barris de óleo por dia.
A plataforma é operada pela BW Offshore. A empresa informa em seu site que a FPSO Cidade de São Mateus tem capacidade de produção de 25 mil barris por dia. O contrato entrou em vigor em 2009 e tem duração até 2018.
NAVIO-PLATAFORMA FPSO
RESGATE
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), informou que tomou conhecimento da explosão na plataforma e encaminhou um navio e duas aeronaves para a área, “com a prioridade inicial de realizar a evacuação de pessoal e remover as vítimas para os hospitais da Grande Vitória". 
RESGATE
INVESTIGAÇÃO
A CPES diz que foi aberto um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), para esclarecer as causas e responsabilidades pelo ocorrido na plataforma. "O prazo para a conclusão do inquérito foi de 90 dias”, diz a nota.
HISTÓRICOS DE ACIDENTES
Outros acidentes ocorreram recentemente em plataformas ou refinarias da Petrobras. O último aconteceu no mês passado, quando a explosão em uma refinaria na Bahia deixou três feridos.
No final de 2013, um incêndio em outra plataforma de petróleo da Petrobras forçou a interrupção temporária de sua produção e deixou trabalhadores levemente feridos. Uma semana depois, um incêndio em uma refinaria da petroleira no Rio de Janeiro paralisou temporariamente uma unidade de produção.
Outra plataforma operada pela Petrobras em águas brasileiras foi parcialmente evacuada em fevereiro de 2014 após se inclinar perigosamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais