Buscar

Desafio Contabeis Bebidas Pira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESAFIO PROFISSIONAL
ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Curso Superior de Ciências Contábeis 
2ª semestre
PROGRAMA DE SUCESSÃO 
INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA
Prof.ª Tutora Presencial: _______________________
Jundiaí - SP
Setembro/2014
SUMÁRIO
2INTRODUÇÃO	�
31 – PERFIL DOS SUCESSORES DO dR. JOÃO	�
42 – ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE PAULO E IRAN	�
52.1 Apreciações sobre o potencial de Paulo e Iran	�
63 – ESCOLHA DO NOVO GESTOR DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA	�
74 – FUNÇÃO EXERCIDA PELO GESTOR NÃO ESCOLHIDO	�
85 – NOVO ORGANOGRAMA PARA A INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA	�
10CONSIDERAÇÕES FINAIS	�
11BIBLIOGRAFIA	�
�
�
INTRODUÇÃO TC "INTRODUÇÃO" \f C \l "1" 
A Indústria de Bebidas Pira, empresa familiar, está localizada na região metropolitana de São Paulo e foi fundada em 1965 por iniciativa do Dr. João Barroso. Ela conta, hoje, com 138 funcionários e é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas. 
Esta consultoria tem por objetivo apresentar um estudo sobre a melhor maneira de efetuar a sucessão, pela iminente aposentadoria de seu diretor fundador, que pretende transferir as responsabilidades de gestão para um de seus filhos, Paulo e Iran. 
Em um mundo crescente de mudanças, tratar de uma sucessão, especialmente em uma empresa familiar, pode significar a definição de seu futuro. O sucesso, nos dias atuais, é, com certeza, das empresas ágeis e capazes de transformar a informação em oportunidade. 
Assim, esta consultoria tem a missão de efetivar o levantamento de informações e a apresentação de alternativas viáveis para solucionar os problemas que podem advir da transição administrativa, para que, com a nova gestão, a Indústria de Bebidas Pira não perca seu lugar no mercado, nem abandone as vantagens competitivas que conseguiu ao longo do tempo.
�
1 – PERFIL DOS SUCESSORES DO DR. JOÃO TC "1 – PERFIL DOS SUCESSORES DO SR. JOÃO" \f C \l "1" 
Neste primeiro momento, através de entrevistas e análises dos currículos, é sintetizada a avaliação de Paulo e Iran, filhos do Dr. João e candidatos à sucessão dele no comando administrativa da empresa.
Segundo Caravantes, Panno e Kloeckner (2007) a complexidade e a incerteza sem precedentes que caracterizam o ambiente de negócios atual, aliadas aos ágeis desenvolvimentos em tecnologia da informação e dinâmica organizacional, apresentam uma grande quantidade de questões críticas para os dirigentes de negócios da atualidade.
Assim, torna-se importante, para a sucessão, delinear o perfil do novo gestor a partir de suas capacidades já adquiridas e a propositura da aprendizagem de novas habilidades. 
No quadro abaixo, foi sintetizado o resultado destas avaliações:
(X) – competências e habilidades já adquiridas
(--) = deficiências apresentadas
	
	Competências e Habilidades
	Paulo
	Iran
	1.
	Liderança
	X
	X
	2.
	Capacidade de Organização
	X
	--
	3.
	Conhecimento do Trabalho
	X
	X
	4.
	Senso de Responsabilidade / Consciência Profissional
	X
	--
	5.
	Senso Crítico
	X
	X
	6.
	Capacidade para Desenvolver Subordinado
	--
	X
	7.
	Interesse no próprio desenvolvimento
	X
	--
	8.
	Perseverança
	X
	--
	9.
	Tomada de Decisão
	X
	--
	10.
	Habilidade Analítica
	X
	--
	11.
	Visão Global do Ambiente
	X
	--
	12.
	Criatividade
	--
	X
	13.
	Habilidade de Comunicação
	--
	X
	14.
	Interesse e Dedicação
	X
	X
	15.
	Formular projetos e desenhar objetivos
	X
	--
2 – ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE PAULO E IRAN TC "2 – ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE PAULO E IRAN" \f C \l "1" 
Esta consultoria passa agora para a análise das competências e habilidades deficitárias, com a propositura de melhorias pessoais e profissionais dos dois gestores, para que possam se desenvolver e aprimorar na direção da empresa. 
	Competências e Habilidades Conclusões
	Paulo 
	Iran
	Explicação
	Capacidade de Organização
	X
	--
	Iran demora para assinar documentos, acumula papéis em sua mesa, atrasando a tomada de decisões.
	Senso de Responsabilidade / Consciência Profissional
	X
	--
	Iran se atrapalha com a agenda, não gosta de chegar e sair da empresa em horário certo.
	Capacidade para Desenvolver Subordinado
	--
	X
	Paulo tem dificuldade em ensinar. Falta a ele desenvolver técnicas de ensino e paciência com quem está aprendendo.
	Interesse no próprio desenvolvimento
	X
	--
	Iran deixou a faculdade de publicidade e não voltou a estudar, também não se interessa por cursos livres.
	Perseverança
	X
	--
	Iran tem dificuldade de cuidar de projetos de longo prazo, pois desanima e perde o foco. 
	Tomada de Decisão
	X
	--
	Por ser mais analítico, Paulo consegue reunir condições que lhe facilitam a tomada de decisões.
	Habilidade Analítica
	X
	--
	Iran não se concentra na análise de dados
	Visão Global do Ambiente
	X
	--
	Iran se dedica mas não se concentra na análise, o que lhe dificulta formar a visão global do ambiente
	Criatividade
	--
	X
	Paulo é mais analítico, mais focado em resultados financeiros. Revela uma liderança autocrática e mostra uma personalidade menos inovadora que o irmão.
	Habilidade de Comunicação
	--
	X
	Paulo tem temperamento tímido, acha mais fácil a comunicação formal o que lhe dificulta as relações diárias com os funcionários.
	Formular projetos e desenhar objetivos
	X
	--
	Falta a Iran o conhecimento de tecnologias de gestão, e, por isso, tem dificuldade em traçar projetos ou acompanha-los.
	RESULTADO
	8
	3
	
2.1 Apreciações sobre o potencial de Paulo e Iran TC "2.1 Apreciações sobre o potencial de Paulo e Iran" \f C \l "2" 
Na análise aos dados obtidos, pode-se concluir que ambos os gestores possuem habilidades e competências. Essas habilidades consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base em seus conhecimentos e experiência profissional. 
Quando se trata de habilidades humanas, Iran se destaca, pois demonstrou maior aptidão e capacidade natural para trabalhar com pessoas e, por intermédio delas, saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz. E, segundo Chiavenato (2007) a habilidade de lidar com pessoas significa educá-las e motivá-las continuamente. Isso envolve liderança, comunicação, motivação, construção de talentos e de equipes. Sem tais habilidades, o administrador nada conseguirá. 
Para melhorar a capacidade de organização de Iran, é aconselhável a busca de um processo de Coaching, que o ajudará a atingir vários objetivos, inclusive o interesse no próprio desenvolvimento. Certamente, um motivador, ajudando-o a traçar as diversas metas necessárias para seu progresso, bem como auxiliando na análise das opções e na identificação e uso das próprias competências, traria muitos benefícios. 
Paulo se destaca nas habilidades conceituais, que são necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa e que, segundo Chiavenato (2000): "[...] consistem na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. 
Paulo, porém, precisa desenvolver sua comunicação e capacidade de transmitir conhecimentos, o que pode ser realizado através de uma especialização ou pós-graduação em educação ou recursos humanos. 
�
3 – ESCOLHA DO NOVO GESTOR DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA TC "3 – ESCOLHA DO NOVO GESTOR DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA" \f C \l "1" 
Assim, analisando o perfil dos sucessores, observa-se que Paulo apresenta um perfil mais preparado para assumir a Diretoria Geral da empresa, pois tem uma visão maior dos sistemas, o que lhe facilitará ser o personagem principal no papel de traçar
objetivos e planejar estrategicamente o futuro da Indústria Pira. 
Para que seja realizado um processo assertivo, a mudança deve ser proativa, ou seja, antecipada ao desligamento do Dr. João, visto que a convivência de Paulo na liderança do pai, como o foco da sucessão, pode ajudá-lo, através de observação e prática, a melhorar seu relacionamento humano com as equipes de trabalho e definir sua linha administrativa. Também é favorável que a mudança seja contínua e gradativa, para que os negócios da empresa não sejam prejudicados, e a sucessão positiva oriente o comportamento da empresa em longo prazo. 
Essa linha de pensamento vem da análise de que Paulo tem uma capacidade de antecipar o mercado, por ter mais conhecimento técnico na área administrativa e financeira, e ser dotado de uma visão sistêmica ampla, diferente de Iran que é muito hábil na gestão de departamentos, lidando com a parte operacional e com pessoas de todos os níveis. 
Assim, como resultado deste estudo indica-se a sucessão do Dr. João pelo seu filho Paulo, com base na análise de suas competências e habilidades estudadas, e na ênfase das habilidades conceituais em seu perfil. 
�
4 – FUNÇÃO EXERCIDA PELO GESTOR NÃO ESCOLHIDO TC "4 – FUNÇÃO EXERCIDA PELO GESTOR NÃO ESCOLHIDO" \f C \l "1" 
Por todos os aspectos apresentados, sugerimos que Iran assuma a Gerência Administrativa da empresa, responsável, principalmente, pela área de Recursos Humanos, pela necessidade de desenvolvimento de programas de treinamento para preparar as pessoas que compõem as equipes de trabalho para o novo ambiente. 
Como Iran tem essa característica social, como também é dotado de muita criatividade, tem condições de gerenciar a preparação do ambiente humano da empresa, voltado para a aprendizagem organizacional com foco nas mudanças de gestão e desenvolvimento de novos projetos.
	
�
5 – NOVO ORGANOGRAMA DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA TC "5 – NOVO ORGANOGRAMA PARA A INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA" \f C \l "1" 
Como o Paulo e Iran exercem funções gerenciais na empresa, será necessário realocar profissionais para as áreas que eles deixarão, o que pode ser feito através de uma seleção entre os funcionários mais qualificados, ou, caso seja necessário partir para um processo de recrutamento externo. 
Com algumas alterações estruturais sobre o modelo existente, abaixo foi desenhado o organograma baseado neste estudo, de característica funcional, por tratar-se de uma indústria e pela necessidade de aproveitamento e eficiência de cada área da organização pela especialidade de suas atividades.
	
	
	
	DIRETOR
GERAL
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	O & M
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	GERÊNCIA 
COMERCIAL
	
	GERÊNCIA 
FINANÇAS
	
	GERÊNCIA 
ADMINISTRATIVA
	
	GERÊNCIA
PRODUÇÃO
	MARKETING
	
	VENDAS
	
	- Contábil / 
Fiscal
	
	RH
	
	SUPRIMENTOS
	
	- Fabricação
	- Novos Produtos
	
	- Atendimento 
Cliente
	
	- Crédito / 
Cobrança
	
	- Treinamento
	
	- Compras
	
	- Programa e Controle de Produção
	- Representantes
	
	- Propostas / 
Contratos
	
	- Tesouraria
	
	- Seleção / 
Recrutamento
	
	- Almoxarifado
	
	- Controle de Qualidade
	- Publicidade
	
	- Faturamento
	
	- Orçamento
	
	- Folha Pagamento
	
	- Distribuição
	
	- Manutenção Equipamentos
	
	
	
	
	
	
	- Comunicação 
	
	
	
	- Ferramentaria
	
	
	
	
	
	
	- Refeitório
	
	
	
	- Manutenção Predial
	
	
	
	
	
	
	- Prevenção Acidentes
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	- Limpeza
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	- Segurança
	
	
	
	
Sob a Diretoria Geral, orienta-se a contratação de uma consultoria especifica para desenvolvimento de Organização e Métodos (O & M), para realizar atividades de levantamento, montagem e implementação de sistemas administrativos específicos na empresa. O objetivo é melhorar os métodos de trabalho, agilizar a execução das atividades, padronizar e melhorar o controle, assim como fazer o gerenciamento de processos e solucionar problemas.
A área Comercial ganha destaque, dividindo-se em duas, ou seja, Marketing, com foco em desenvolvimento de novos produtos e publicidade e Vendas, que passa a valorizar o cliente, abrindo um canal específico de comunicação. 
A área Administrativa, por usa vez, se abre um duas, Suprimentos e Recursos Humanos (RH), com destaque no treinamento e capacitação das pessoas.
�
CONSIDERAÇÕES FINAIS TC "CONSIDERAÇÕES FINAIS" \f C \l "1" 
	Pode-se concluir que, a ideia de nova gestão para a Industria de Bebidas Pira deve adotar a sucessão sendo necessário que o Dr. João continue um pouco mais na empresa para dar suporte aos novos gestores, até que se consolidem as adaptações nesse novo sistema organizacional interno, e para que as vantagens competitivas que a Industria sempre teve continuem por várias e várias gerações. 
A preparação do ambiente humano da empresa, incrementando a aprendizagem organizacional com foco nas mudanças de gestão e desenvolvimento de novos projetos, apresenta-se como necessidade, tanto para a adaptação da organização às mudanças internas, como às alterações do ambiente externo, visto que o mercado, assim como o mundo está sempre mudando, e as empresas, como as pessoas, têm que se adaptar para sobreviver. 
Para que seja realizado um processo assertivo, a mudança deve ser proativa, como já foi dito, mas é importante que seja contínua e gradativa, para que os negócios da empresa não sejam prejudicados, e a sucessão positiva oriente o comportamento da empresa a longo prazo. 
�
BIBLIOGRAFIA TC "BIBLIOGRAFIA" \f C \l "1" 
BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott A.; tradução Celso A. Rimoli. Administração – Construindo uma vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.
BERNHOEFT, Renato. Empresa familiar: sucessão profissionalizada ou sobrevivência 
comprometida. 2. Ed - São Paulo: Nobel, 1989.
CARAVANTES, Geraldo R; PANNO, Cláudia C.; KLOECKNER, Mônica C. Administração Teoria e Processo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. 5. Ed. – São Paulo: Manole, 2008.
______. Administração: Teoria, Processo e Prática. 4. Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2012.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria Geral da Administração: uma abordagem prática. 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
WITTE, Aline; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza; SILVEIRA, Amélia. Competências e Habilidades do Administrador: com a palavra os egressos. XVIII ENANGRAD, 2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais