Buscar

Atividade de Portfólio 1 - Didática

Prévia do material em texto

LUIS FELIPE GERIBELO LEITE - 1138520
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Historia
Didática e Metodologia do ensino de História 
Karina Elizabeth Serrazes
BARRETOS-SP
2015
Luis Felipe Geribelo Leite 
Atividade Referente à 4ª semana.
	Didática é a capacidade em que o professor adquire de capacitar os alunos para resolver problemas do cotidiano, na sociedade atual, a didática é cobrada para preparar os alunos, para que eles tenham capacidade de entrar no mercado de trabalho, com senso crítico sobre o que acontece em sua volta. 
	A didática tem como objeto de estudo o ensino-aprendizagem, logo, é a capacidade em que o professor tem de elaborar e planejar aquilo que vai passar para seus alunos, e como vai passar, procurando sempre a maneira mais fácil dos alunos compreenderem o assunto estudado.
	Tendência Tradicional
	Caracterizada pela educação, aonde o aluno é educado por influencias externas, de acordo com conhecimentos acumulados pela humanidade, aonde o professor se encarrega de passar ao aluno todo conhecimento, sendo o centro do conhecimento. Nessa tendência a escola trabalha propondo valores e práticas, visando o fortalecimento dos laços sociais, coesão social, e melhorar a divisão do trabalho social, e fazer o aluno aceitar o seu padrão social.
	Disciplina com um conjunto de preceitos que regulam o ensino, tendo como a oralidade o meio principal de transmissão do conhecimento, que é passado na forma de exercícios repetitivos aos alunos, cujo não tem o direito de refletir sobre os exercícios passados, apenas faz o que é pedido. Assim o professor tem a tendência de encaixar os alunos no modelo de homem na qual ele julga ser o ideal.
	Tendência Tecnicista
	Foi imposta no regime militar e ao longo das duas últimas décadas, por ser compatível coma ideologia, o pensamento e a orientação econômica da época.
	Tem interesse em adaptar o ensino para uso de técnicas mais eficazes, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem, aonde o professor é quem planeja, administra e executa o que é necessário para passar o conhecimento ao aluno. Os livros didáticos que utilizamos nas escolas tem essa tendência como base para sua elaboração.
	Tendência Renovada
	Considera o processo de aprendizagem sua prioridade, assim o método que o aluno vai utilizar para aprender, é mais importar que o ensino propriamente dito, para isso ela trata o aluno como um ser livre, ativo,, social e curioso, sendo ele o centro das atenções, e não o professor e o conteúdo a ser ensinado, assim o aluno é valorizado de acordo com sua liberdade, iniciativa e interesses, aonde o processo educacional é executado de acordo com a capacidade biológica, psicológica, e aptidão de cada aluno.
	O aluno é o centro das atenções, assim o professor apenas orienta e incentiva, colocando-o em condições confortáveis de acordo com as necessidades de cada um, incentivando para que os alunos trabalhem em grupo, um cooperando com o outro, realizam pesquisas e experimentações, assim o professor trabalha ajudando o aluno a aprender, para que o mesmo possa buscar os conhecimentos de maneira confortável para cada aluno.
	Tendência Libertadora
	Voltada prioritariamente para adultos, pois para o ensino fundamental não foi organizada uma orientação pedagógica. Criada na década de 60 tem sido bem aplicada em movimentos sociais mais fechadas como sindicatos, associações de bairro e comunidade religiosas, assim promove um debate sobre a economia, sociedade, política, podendo ter orientação de intelectuais da área.
	Não tem uma didática própria, assim o professor de coloca na sala, aonde ocorrem os debates, e participa juntamente com os alunos coordenando e animando os mesmos. Assim o ensino esta voltado para realidade de cada sociedade, aonde são analisados os problemas, visando à ação coletiva dos alunos, diante do problema, assim os relatos e experiências de cada um, as pesquisas e o trabalho em grupo, acaba gerando mais temas para mais discussões e ocasionando mais conhecimentos para os alunos.
	Tendência Crítico-Social dos Conteúdos
	Prioriza que os conhecimentos causam um confronto com as experiências da sociedade e vida dos alunos, para que os mesmos possam ter uma aprendizagem e assimilação dos problemas mais sólidos. Assim o ensino tem a tarefa de propiciar o desenvolvimento das capacidades intelectuais dos alunos, diante da assimilação e transmissão dos conhecimentos.
	O objetivo dessa tendência é direcionas o processo de ensinar, visando as finalidades sociopolíticas e pedagógicas e as condições dos meios formativos, refletindo a busca alternativa para as dificuldades educacionais. Assim o objeto de estudo é o processo de ensino-aprendizagem.
	Tendência Tecnicista.
	Elaboração de livros didáticos simplificados para a aplicação de conteúdo.
Liberdade para o professor planejar a melhor maneira de aplicar o conteúdo
Referencias:
BERTANHA, P. Didática Geral. Batatais: Claretiano, 2010. Unidade 1 – Didática: visão histórica, conceituação e objeto de estudo (Introdução. Origem da Didática).
Desenvolvimento Histórico da Didática e Tendências Pedagógicas (Introdução e Quadro 1 – Tendências pedagógicas e concepções de Didática). Disponível neste Plano de Ensino/ Guia de Estudos.
Quadro 2 - Quadro Resumo das Abordagens de Ensino.
 A Tendência Liberal Tecnicista. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/37579/a-tendencia-liberal-tecnicista#!1 Acesso em: 21/08/15.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes