Buscar

Colisão no Plano

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Colisão no Plano
Objetivo:
Verificar a conservação da quantidade de movimento e da energia de uma colisão no plano.
Introdução:
Em uma colisão, o momento linear total se conserva; no caso de a energia cinética também se conservar, a colisão é chamada de elástica. Caso contrario, a colisão é chamada de inelástica. Para um sistema de duas partículas o momento linear se define como: 
onde o momento p e v a velocidade são grandezas vetoriais, Entretanto, a energia cinética se define como: 
Nesta atividade experimental pretendemos estudar os processos de conservação do momento linear e a energia em colisões bidimensionais entre duas esferas de aço iguais, estando uma em repouso. Estas colisões serão produzidas num plano horizontal a uma altura H medida a partir de um referencial na base do suporte.
Material utilizado:
Régua
Papel carbono
Esferas de aço
Rampa de lançamento
Balança
Papel kraft
Procedimento:
Primeiramente foi montado o sistema com a rampa de lançamento, o papel kraft, o papel carbono e as bolinhas, como mostra a figura 1. Depois foi identificado as esferas como 1 e 2 (em repouso) e mediu-se suas respectivas massas. 
Para determinar o momento inicial, retirou-se a esfera 2 do sistema e fez 5 lançamentos com a esfera 1. Após essa primeira parte realizou-se o lançamento da esfera 1 contra a esfera 2 e observou-se o impacto entre elas e o ponto de impacto das duas esferas após a colisão foi registrado através do papel carbono. Repetiu-se também por 5 vezes.
Mediu-se as distancias entre o ponto inicial e o registro no papel carbono , logo definiu-se os pontos médios de impacto das esferas.
	
	Fig.1 – Representação do Sistema
Dados:
	 (cm)
	
	 (cm)
	37,3
	
	Esfera 1
	Esfera 2
	38,3
	
	10,8
	36,3
	37,9
	
	10,2
	36,4
	36,3
	
	9,8
	36,9
	36,4
	
	9,6
	36,3
	 = 37,24
	
	7,8
	35,4
	 = 9,64
	 = 36,26
Massa da esfera 1: 23,702g
Massa da esfera 2: 23,697g
	 
	
	
	 
	Fig. 2 – Representação da trajetória das esferas
Cálculos:
Resultados:
Conclusão:
Através desse experimento, pode-se concluir que a colisão existente é uma colisão inelástica. Pois a quantidade de movimento é conservada, porém parte da energia é dissipada (0,001J), logo é uma colisão inelástica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais