Buscar

Simulado AV1 Análise Textual

Prévia do material em texto

ANÁLISE TEXTUAL
	
	Simulado: CEL0465_SM_201402152906 V.1 
	 VOLTAR
	Aluno(a): SOLANGE DA SILVA GAMBOA
	Matrícula: 201402152906
	Desempenho: 8,0 de 8,0
	Data: 14/04/2014 14:38:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402176563)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	SORRISO AMARELO FAZ MAL À SAÚDE
 
"Pesquisadores dos EUA avaliaram fotos de 230 jogadores de beisebol, tiradas na década de 1950, e descobriram que aqueles cujo sorriso era falso ou fechado viveram em média 7 anos a menos que os jogadores de sorriso franco. Isso supostamente ocorreu porque o mau humor tem consequências sobre o organismo." (Superinteressante, Ed. 278, maio/2010, Abril, p. 26)
 
A coesão é uma propriedade que confere textualidade a um corpo formado por palavras. Sua função é estabelecer a ligação entre os elementos do texto, fazendo evoluir a mensagem.
Nesse sentido, das alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta a palavra e o termo que ela substitui.
		
	
	 Isso/sorriso
	
	  Isso/ fotos
	
	    Isso/mau humor
	
	    Aqueles / pesquisadores
	 
	               Aqueles/ jogadores
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402181735)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	            Leia o texto e responda à questão.
           Não é exagero! Com poucos minutos, você já aproveita os benefícios que a prática da leitura traz. Nem é preciso ler textos complicados. Acompanhe um jornal, uma revista ou mesmo um blog: ajuda muito. Regina Case é amiga dos livros: ¿Sempre leio algo relativo ao trabalho, a uma viagem, à entrevista que farei. Às vezes invento um programa só para estudar um assunto interessante¿. Revista Ana Maria
Identifique o enunciado abaixo que corresponde às características do texto:
		
	
	É um texto poético escrito em prosa para um jornal com o objetivo de provocar a emoção.
	
	O autor criou imagens, usou uma linguagem metafórica para chamar a atenção do interlocutor para a própria mensagem com o objetivo de persuadi-lo.
	
	O objetivo do texto é a divulgação de resultados de pesquisa para a comunidade científica.
	 
	O objetivo do texto é persuadir os interlocutores a aderir a uma ideia através da argumentação
	
	O objetivo do texto é a informação objetiva sem expressar um julgamento ou ponto de vista.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402180632)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os estudos sobre TEXTO nos apresentam algumas possibilidades de comunicar as informações. Quando temos, por exemplo, uma ideia que é defendida pelo autor e pretende persuadir o leitor a pensar como ele, temos um texto predominantemente:
		
	 
	Dissertativo/ argumentativo
	
	Narrativo
	
	Narrativo e descritivo
	
	Texto de informação
	
	Descritivo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402180507)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atente para o fragmento de texto a seguir:
"Nuno Mindelis é uma figura mais do que conhecida do blues brasileiro. Talvez o fato de ser alguém já consagrado tenha sido o estopim para o que veio a ser Free Blues, seu novo disco. Ele deu um chacoalhão no blues, adaptando canções de grandes mestres a estilos improváveis, como hip hop e música eletrônica. (...)" (Retirado da Revista Guittar Player, nº 169)
 A organização das informações do texto obedece a uma forma característica. Podemos deduzir, diante disso, que:
		
	
	Há diversas formas de organização discursiva, mas não estão comprometidas com a comunicação.
	
	As organizações discursivas não necessitam ser adaptadas a nenhuma situação de comunicação.
	
	O fragmento de texto em questão realiza uma comunicação numa situação de muita informalidade, com pessoas conversando. Pode-se afirmar que é uma forma de comunicação falada, portanto.
	
	O fragmento de texto em questão representa uma modalidade característica da norma padrão da língua. Pode-se afirmar que é um texto de escrita altamente formal.
	 
	O fragmento de texto em questão representa uma forma de comunicação característica de notícia. Pode-se afirmar, então, que é uma forma de comunicação escrita.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402180498)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diante de uma afirmação como: "Aceitamos como a melhor língua a que se encontra ligada aos melhores escritores e consideramos como melhores escritores os que melhor escrevem a língua. Assim não vamos longe." (Otto Jespersen, 1925. In: MATEUS, M. Helena e CARDEIRA, Esperança. Norma e Variação, Lisboa, editora Caminho, 2007). Percebe-se a discordância da prática evidenciada pelo autor. Tal discordância deve-se ao fato de:
		
	
	A língua dos melhores escritores pode ser considerada a melhor porque comunica sem nenhum problema em relação a uso de vocabulário, concordâncias etc., de modo que todos entendem melhor também.
	 
	O fato de não se concordar que exista uma modalidade de língua melhor que a outra reside no fato de a língua se comportar diferentemente em cada situação e ser considerada correta se está devidamente adequada à situação em que está sendo usada.
	
	Como a língua é um fenômeno homogêneo, não se comporta da mesma maneira para toda a comunidade. Por isso termos de eleger a melhor forma de utilizá-la.
	
	Considerar que a língua dos melhores escritores é a melhor resultaria numa posição elitista que é correta em relação aos estudos linguísticos.
	
	Como a língua é um fenômeno variável, seria natural que se considerasse a língua dos melhores escritores como a melhor.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402176856)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo estudos do texto, um amontoado de frases não caracteriza um texto, sendo assim, é necessário que haja conexões coerentes entre as frases, entre as informações. A partir desta noção, selecione a opção que apresenta as conexões adequadas entre os elementos.
		
	
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar SECRETÁRIOS.
	 
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar BONS PROFISSIONAIS.
	
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar PROFISSIONAIS INCAPACITADOS.
	
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar AGRICULTORES.
	
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar ALUNOS.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402182143)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto abaixo e responda à questão.
  Bentinho seria metido no seminário, para não mais se encontrar com Capitu
                                                                                               Machado de Assis.
Assinale a alternativa que substitui a frase 'para não mais se encontrar com Capitu', sem alterar o sentido do texto.
		
	
	uma vez que não se encontrasse mais com Capitu
	
	quando não se encontrasse mais com Capitu
	
	sem que se encontrasse mais com Capitu
	
	se não se encontrasse mais com Capitu
	 
	a fim de que não se encontrasse mais com Capitu
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402177047)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto a seguir. (...) Mestre em linguística pela USP e coautor do material didático de português do sistema Anglo de ensino, Eduardo Antonio Lopes afirma que o uso mecânico de termos inadequados ou fora de contexto não é mazela exclusiva de quem não teve boa formação cultural e linguística. - Se um advogado bem formado usar a expressão "data vênia", em uma conversa fora dos tribunais, vai soar pedante e inadequado. A impressão do ouvinte é que ele não tem domínio sobre os recursos de linguagem, mesmo que banque o erudito. É uma falta de controle no uso da linguagem - exemplifica. (Extraído de O vício que dói no ouvido, Leonardo Fuhrmann. Disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11749)
 Deve-se sempre adaptar a linguagem para os diferentes contextos comunicativos. A situação apresentada no texto ilustra um caso de:
		
	 
	inadequação linguística.mudança linguística.
	
	história da língua.
	
	pesquisa etimológica.
	
	desenvolvimento da língua.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402210096)
	
	Se considerarmos os estudos sobre o conceito de texto, podemos afirmar que o enunciado "SOCORRO!" constitui um texto, apesar de ser constituído por somente uma palavra. Explique como é possível admitir que uma única palavra configure texto.
		
	
Sua Resposta: Considerando que a exclamação "Socorro!" passa uma ideia completa "a pessoa a qual está gritando está precisando de ajuda" podemos considerar esta unica palavra como frase
	
Compare com a sua resposta: A Linguística textual esclarece que o texto é constituído de comunicação de uma ideia completa, sem levar em conta o número de palavras. "Socorro" é encarado como texto porque comunica uma ideia completa: "alguém está em perigo e precisa de ajuda", e toda essa mensagem é entendida apenas com uma palavra. Logo, o que importa , para ser um texto, é a ideia comunicada e não a quantidade de palavras. O professor pode considerar em sua correção: - abordagem do tema - coesão e coerência - aspectos gramaticais: pontuação, concordância, ortografia - vocabulário
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402210592)
	
	A - Observe as oracões destacadas abaixo e, em seguida, reúna-as em um único periodo, estabelecendo entre os dois fatos uma relação coesa.
O desequilíbrio ecológico instalou-se. Os petroleiros lavaram seus tanques.
B -  Explique a relação que você estabeleceu entre os dois fatos. Indique outros dois articuladores (elos coesivos) que tenham o mesmo sentido.
		
	
Sua Resposta: A) A frase sugere que o desequilíbrio ecológico é culpa dos petroleiros que lavam seus tanques B) Usei a relação causa/consequencia para estabelecer a lógica dos fatos. Pode-se usar também, tempo e
	
Compare com a sua resposta: A - Sugestão - O desequilibrio ecologico instalou-se desde que/ depois que os petroleiros lavaram seus tanques. B - Pode-se estabelecer relação de causa, consequência, tempo, explicação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes