Buscar

O homem faz a s.doc

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? Partindo da concepção de durkheim percebe-se que a sociedade faz o homem como relata bem no seu samba Paulinho da viola na historia de um malandro que vive sendo preso a toda hora. Trazendo a discussão para o cotidiano percebe-se que existem preceitos, leis e regras que fiscalizam e “comandam as ações humanas”, ou seja, as nossas ações visto que a classe dominante desenvolver essas regras para facilitar na dominação da classe dominada transmitindo-lhes os seus valores como os únicos verdadeiros na sociedade e deste modo nós somos produtos da construção social, ou seja, nós somos o que a sociedade impõe para que nós possamos ser.
Sendo assim nós vivemos em uma sociedade que estabelece e “limitam as nossas ações e determinam tempo para realização. O sistema “obriga” a realização de atividades e adaptação ao meio social e caso o contrário seriamos submetidos à punição. Ex. nós temos que falar português estando no Brasil para sermos compreendidos, mas principalmente para sermos aceitos enquanto seres sociais.
Neste sentido qual é o grau de nossa liberdade se as nossas ações são controladas pela sociedade e podemos fazer o que gostaríamos de fazer em nossa vida, e como dizer que somos livres se percebemos na sociedade uma intensa luta de classe e vivemos no país de privilegiados onde ricos tem um atendimento e pobre tem outro. Ex. vamos imaginar que a empresa da coca-cola é a patrocinadora da campanha de um prefeito, e quando ele esta atendendo na prefeitura, a uma fila de 200 pessoas, se o empresário da cola-cola chegar, ele chama-o imediatamente para conversar desrespeitando (direito) assim a fila de espera dando-lhe privilegio ao empresário.
Partindo da teoria de durkheim educar é conservar visto que ele era conservador e percebia a escola ou, mas especificamente a educação como meio de adaptação do indivíduo para a manutenção das estruturas sociais. Ou seja, educar é preparar para a vida em sociedade, ou seja, para que o individuo torne-se socialmente aceito.
Para durkheim a organização social ou, mas especificamente as instituições sociais se organizam como um corpo, em que cada um possuir as suas células e cada celular desempenha uma determinada função no organismo e uma precisa da outra para o corpo funcionar perfeitamente, e desenvolve assim uma relação de interdependência entre os indivíduos, pois caso uma delas não funcione o corpo adoece e cair o desempenho, e funcionamento de todo o corpo, e sendo assim os indivíduos buscam desenvolve-se harmonicamente visando facilitar a ordem e o progresso. Ex. no computador quando um programa Pará de funcionar prejudica o desempenho do computador e caso ele funcione em harmonia entre os programas o computador funciona com muito progresso, no clube (Corinthians) quando uma das células falha ocorre problemas para todo o clube ex, queda do desempenho e derrotas, mas quando todas as células conseguem desempenha bem sua função aumenta consideravelmente as possibilidades do clube ser campeão.
Nos movimentos sociais também temos percebidos a distribuição de funções e a relação de interdependência entre os membros que atuam juntos em busca dos mesmos objetivos, ou seja, caminhado pelo mesmo caminho, mas também temos percebido a existência de membros com interesses individuais e que acabam prejudicando o desenvolvimento dentro da estrutura social, pois fere o corpo social.
Para durkheim apenas os cientistas tinham a capacidade de realizar pesquisas e estudos sobre a sociedade, pois conseguiriam observa a sociedade como se fosse coisa e ficando neutro nas suas pesquisas. A partir daí origina-se termos como fatos sociais por ter sua existência independente da vontade humana, ou seja, são fatos exteriores aos indivíduos e tem como características a generalização, a coesão e a exterioridade dos indivíduos, são exemplos de fatos sociais o suicídio, o crime, a religião, a língua e as regras estabelecidas pelo sistema e para durkheim “todos esses fatos são valores transmitidos aos seres humanos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais