Buscar

Espécies de conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Espécies de conhecimento 
 Existem duas espécies de conhecimento, o do senso comum e o conhecimento cientifico, sendo que os dois são válidos, apresentando características próprias.
Senso comum
Subjetivos: Exprimem sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra, ou de grupo para grupo, dependendo das condições em que vivemos. Assim, por exemplo, se eu for artista, verei a beleza das arvores, se for marceneiro a qualidade da madeira.
Heterogêneos: É o julgamento de fatos da mesma espécie cuja o conteúdo é diferente Ex: queda de um copo e uma pena flutuando, ambos caem, mas o que é observado é o conteúdo e não o fato. Ex. Sonhar com água é diferente do que sonhar com escada ( foi um sonho, mas sonhos com diferentes abordagens, o senso comum considerará a abordagem e não o sonho)
 Individualizadores: Por serem qualitativos e heterogêneos, ou seja eles classificam e padronizam as suas ideias, tem padrões e características imutáveis. Ex. O mel é doce, o fogo é quente e a madeira é dura.
Generalizadores: Tendem a reunir uma só opinião ou numa só ideia de coisas e fatos julgados semelhantes, falam dos animais, das plantas, dos seres humanos, dos astros, dos gatos, das mulheres, das crianças, das esculturas, das pinturas, das bebidas, dos remédios, etc.
 Tendem estabelecer relações de causa e efeito: Por conta da generalização, buscam estabelecer relações de causa e efeito. Um fato que gera um estereótipo padronizam a conclusão ou resultado de certos comportamentos. Ex. Onde há fumaça, há fogo; Quem tudo quer tudo perde; Diz-me com quem tu andas que direi quem tu és.
 Buscam o que é único e extraordinário: Não se importam com a regularidade, Constancia e repetição, mas ao contrario se admiram com o novo, o único, o maravilhoso, por esse motivo o mercado da publicidade/ propaganda e moda está sempre se reinventando, para se adaptar ao senso comum.
Devido a forma de exposição do conhecimento cientifico( ex. do fantástico), o senso comum tende associar o conhecimento cientifico, a magia, a bruxaria, algo misterioso, complicado e até incompreensível.
A Atitude Científica 
 Ao contrário do senso comum, a ciência desconfia dos fatos, investigam os casos, não generalizam, buscam respostas racionais, não se embasam em algo sobre natural ou divino. 
Objetivo: Procura as estruturas universais e necessárias dos fatos investigados.
Quantitativos: Buscam medidas, padrões, critérios de comparação e avaliação para as coisas que parecem ser diferentes.
Homogêneo: Buscam as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para fatos que parecem diferentes. 
Generalizador: Reúne individualidades, percebidas como diferentes, sob as mesmas leis, os mesmos padrões ou critérios de medidas mostram que possuem a mesma estrutura. 
Diferenciadores: Pois não reúnem, nem generalizam por semelhanças operantes, mas distingue os que parecem iguais, desde que obedeçam as estruturas diferentes. 
Só estabelecem relações CAUSAIS depois de INVESTIGAR a natureza ou estrutura do fato estudado e suas relações com outras semelhantes ou diferentes.
Surpreende-se com a REGULARIDADE, A CONSTANCIA, A REPITIÇÃO E A DIFERENÇA e procura mostrar que o maravilhoso, o extraordinário ou milagroso é um caso normal, por exemplo um eclipse ou um terremoto, Obedecem às leis da física, procura assim apresentar explicações racionais, claras, simples e verdadeiras para os fatos, opondo-se ao espetacular, ao mágico e ao fantástico. 
‘

Outros materiais