Buscar

Atividade Avaliativa V - II Semestre - SOP - Sistemas Operacionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�� �Tecnologia em Sistemas para a Internet 
20151.2SEM.SOP – Sistemas Operacionais
Prof. Giliard Freitas
��Nome do Polo: Juína
Nome do Aluno: Heraldo Tabata Brandão
Data: 23/05/2015
Atividade V
1) Defina arquivo?
Um arquivo é um conjunto de registros definidos pelo sistema de arquivos, tornando seu conceito abstrato e generalista. Um arquivo é constituído por informações logicamente relacionadas, podendo representar instruções ou dados. Arquivos são gerenciados pelo sistema operacional de maneira a facilitar o acesso ao seu conteúdo.
2) Comente qual a forma mais simples de estruturação interna de um arquivo ?
É a estruturação como sequência de bytes: O SO não sabe o que o arquivo contém. O arquivo é enxergado como uma sequência de bytes e não há uma estruturação.
3) Explique a diferença entre o método de acesso seqüencial e o direto(aleatório).
Acesso seqüencial: Utiliza basicamente as operações de leitura e escrita: a) Operação de leitura (read next): lê a próxima posição do arquivo e avança o ponteiro; b) Operação de escrita (write next): coloca o dado no final do arquivo e avança o end-office (EOF).
Acesso direto (ou aleatório): Utiliza basicamente as operações de leitura e escrita: a) Operação de leitura (read n): lê a posição do arquivo apontada por n. Geralmente, n é o número do bloco. b) Operação de escrita (write n): coloca o dado no bloco n.
4) Quais os tipos de estruturas de diretórios?
A estrutura de diretório pode ser de três tipos: 
Nível único: é a implementação mais simples de uma estrutura de diretórios, onde existe um único diretório contendo todos os arquivos do disco. É muito limitado não permitindo a criação de arquivos com o mesmo nome;
Diretório pessoal: Evolução do modelo anterior permite a cada usuário ter ser “diretório” particular, sem a preocupação de conhecer os outros arquivos do disco. Neste modelo há um diretório “máster” que indexa todos os diretórios particulares dos usuários, provendo o acesso a cada um.
Múltiplos níveis (árvore): é o modelo utilizado hoje em dia em quase todos os Sistemas Operacionais. Nesta modalidade cada usuário pode criar vários níveis de diretórios (ou sub-diretórios), sendo que cada diretório pode conter arquivos e sub-diretórios. O número de níveis possíveis depende do Sistema Operacional.
5) Explique o funcionamento da alocação contígua.
Nesse tipo, armazena-se um arquivo em blocos sequencialmente dispostos. Sua localização é feita pelo endereço de primeiro bloco de seu extensão em blocos. O acesso é feito de maneira simples, tanto pra a forma seqüencial quanto para a direta. A alocação pode ser do tipo: first-fit, Best-fit e worst-fit. O maior problema é a fragmentação dos espaços livres causado pela criação e eliminação constante de arquivos, é que com o tempo surgem espaços vagos sem o tamanho suficiente para se alocar novos arquivos. Para solucionar esse problema deve ser realizado a defragmentação.
6) Comente alguns mecanismos de proteção de arquivos?
A proteção de arquivos garante a proteção de acesso aos arquivos, possibilitando o compartilhamento seguro de arquivos e diretórios, permitindo ou não, acessos como leitura, gravação, execução e eliminação. Uns dos mecanismos de proteção são:
Senha de acesso: O sistema concede acesso a determinados arquivos/diretórios através de uma senha; Cada arquivo possui apenas uma senha e o acesso pode ter diversos níveis de acesso. Uma desvantagem além do dono, é que todos os demais usuários precisam conhecer a senha de acesso.
Grupos de usuário: Existente em diversos Sistemas Operacionais; associa cada usuário a um grupo de usuários que compartilham arquivos e diretórios; existem três níveis de proteção: owner (dono), group (grupo) all (todos); necessário associar o tipo do acesso (leitura, escrita, execução e eliminação) aos três níveis de proteção.
Lista de controle de acesso: Consiste em uma lista associada a cada arquivos, especificando usuários e tipos de acesso permitido; o Sistema Operacional verifica se a lista de controle autoriza a operação desejada pelo usuário; a estrutura pode ter um tamanho bastante extenso considerando que um arquivo pode ter seu acesso compartilhado por diversos usuários; a pesquisa seqüencial na lista pode causar overhead.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais