Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Simulado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	Simulado: CCJ0001_SM_201512796204 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): GABRIELA MACHADO RANGEL CARLOTA
	Matrícula: 201512796204
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 11/11/2015 14:39:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513462334)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência." MARX. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977, p. 23.
 Com relação ao trecho acima, assinale a única alternativa correta:
		
	
	A infraestrutura ou base material é determinada pelas ideologias
	
	Na produção social de sua existência, a consciência dos homens não se altera ao longo do processo histórico, apenas as relações de produção
	 
	O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral.
	
	Trata-se do princípio da dialética que é fundamental para a perspectiva da história na teoria de Marx
	
	A transformação da base econômica não altera a esfera da superestrutura
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512890291)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos anos recentes, a noção de exclusão social tem sido utilizada como um conceito teórico pelas ciências sociais e como uma categoria empírica pelos movimentos sociais e na gestão pública. Embora não haja consenso sobre o conceito de exclusão, há alguns aspectos frequentemente lembrados a esse respeito: ruptura de laços sociais; precária inserção no mundo do trabalho e baixas condições de qualidade de vida; frágil incorporação dos direitos de cidadania. Considerando como válidos esses aspectos, é correto afirmar que haverá exclusão social quando houver:
 I- Relações de conflito em uma sociedade.
II- Trabalho infantil.
III- Trabalho para todos, mas com remuneração diferenciada.
IV- Falta de saneamento básico em algumas comunidades.
V- Baixo índice de eleitoras mulheres.
Estão certos apenas os itens:
		
	 
	II, IV e V.
	
	I, II e III.
	
	I, IV e V.
	
	I, III e IV.
	
	II, III e V.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512887406)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente o texto abaixo: (...) Esses operários, constrangidos a vender-se diariamente, são mercadoria, artigo de comércio como qualquer outro; em conseqüência, estão sujeitos a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado. O crescente emprego de máquinas e a divisão do trabalho, despojando o trabalho do operário de seu caráter autônomo, tiram-lhe todo atrativo. O produtor passa a um simples apêndice da máquina e só se requer dele a operação mais simples, mais monótona, mais fácil de aprender. (...) MARX, K.; ENGELS,F. Manifesto do Partido Comunista. In______ Textos: volume 3. São Paulo, Edições Sociais, 1995, p.21-47. Este trecho do Manifesto do Partido Comunista faz alusão especificamente:
		
	
	à mais-valia.
	
	à alienação do homem.
	 
	à alienação econômica.
	
	à alienação política.
	
	à práxis.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513086982)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em oposição à tradicional doutrina aristotélica, segundo a qual a sociedade precede ao indivíduo, Locke afirma ser a existência do indivíduo anterior ao surgimento da sociedade e do Estado. Na sua concepção individualista, os homens viviam em estágio pré-social e pré-político, caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade, denominado estado de natureza" (Weffort: 1991:84) Segundo Locke, os homens concordam livremente em formar a sociedade civil para preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam originalmente no estado de natureza. No estado civil os direitos naturais inalienáveis do ser humano à vida à liberdade e aos bens estão melhor protegidos sob o amparo da lei, do árbitro e da força comum de um corpo político unitário. É correto afirmar que para Lock o Contrato Social era:
		
	
	Um pacto de sangue.
	
	Um pacto de submissão.
	
	Um pacto pela vida.
	 
	Um pacto de consentimento.
	
	Um pacto de obediência.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513474194)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Uffs 2011) A socialização política está ligada à cultura. No entanto, desde a colonização do Brasil, houve intenso contato entre cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos trazidos como escravos. Em decorrência desse contato, ocorreram modificações tanto na cultura dos europeus recém-chegados quanto na dos indígenas e africanos, que foram dominados e perderam muitas de suas características. Desse processo de contato e mudança cultural resultou a cultura brasileira, marcada por um(a) grande:
		
	
	Atraso cultural
	
	Subordinação cultural.
	
	Homogeneidade cultural
	
	Retardamento cultural.
	 
	Diversidade cultural

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais