Buscar

Atividade Avaliativa I - II Semestre - SOP - Sistemas Operacionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�� INCLUDEPICTURE "http://uab.ifmt.edu.br/ava/ifmt.jpeg" \* MERGEFORMATINET ��� �Tecnologia em Sistemas para a Internet 
20151.2SEM.SOP – Sistemas Operacionais
Prof. Giliard��Nome do Polo: Juína
Nome do Aluno: Heraldo Tabata Brandão
Data: 05-04-2015
Em relação à Unidade I, responda as questões a seguir:
1. Como seria utilizar um computador sem um S.O.?
Sem um Sistema Operacional (SO) todos os componentes da máquina não seriam aproveitados da melhor forma, pois a função de um SO é a facilidade de acesso aos recursos computacionais e gerenciamento desses recursos. O Software é responsável pela interface entre a máquina e o usuário e entre a máquina e os aplicativos, exercendo funções que permitam o acesso seguro às informações contidas na memória do computador. As duas principais funções de um sistema operacional são: facilidade de acesso aos recursos computacionais e gerenciamento desses recursos.
 
2. Qual a grande diferença entre sistemas de tempo compartilhado e tempo real?
Sistemas de Tempo Compartilhado: chamados também de time-sharing, permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão de tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice). 
Sistemas de Tempo Real: Neste tipo de sistema não existe a ideia de fatia de tempo como nos sistemas de tempo compartilhado. Um programa ocupa o processador o tempo que for necessário ou até que apareça um outro com um nível de prioridade maior. Esta prioridade de execução é definida pela própria aplicação e não pelo sistema operacional, como nos sistemas de tempo compartilhado.
3. Qual a grande diferença entre sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados?
Sistemas fortemente acoplados: Possui apenas uma memória a ser compartilhada pelos processadores do conjunto. Quanto a sua organização, são divididos em: 
Assimétricos – somente um processador pode executar os serviços do sistema operacional. 
Simétricos – todos os processadores executam os serviços do sistema operacional.
Sistemas fracamente acoplados: Cada sistema tem sua própria memória individual. Quanto a sua organização são divididos em:
Redes – vários computadores com seu próprio sistema operacional, além de software que possibilitam ter acesso a outros componentes da rede.
Distribuídos – relacionamento mais forte entre os seus componentes, em geral os sistemas operacionais são os mesmos. Para o usuário e para suas aplicações é como se não existisse uma rede, mas sim um único sistema centralizado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais