Buscar

PROVA OBJETIVA DE ÉTICA - Marya

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
As organizações são comunidades, apesar de algumas aparências em contrário. Nelas as pessoas podem permanecer como estranhos no sentido de não saberem muito sobre a vida privada de cada um e, ao mesmo tempo, serem capazes de confessar que o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar da organização como um todo. A partir dessa discussão, Alencastro (2013) introduz a discussão da empresa como uma comunidade moral ao apresentar a definição de empresa apresentada por Peter Drucker. Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de empresa apresentado por Peter Drucker.
	
	A
	É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
Você acertou!
De acordo com Peter Drucker, citado por Alencastro (2013, CAP.2, p.70) empresa é uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
	
	B
	É uma organização de máquinas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente ilegítima, definida em termos de fracasso econômico.
	
	C
	É uma organização de pessoas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho ambiental.
	
	D
	É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, não definida em termos de desempenho econômico.
Questão 2/10
Analise com atenção o texto a seguir e assinale a alternativa correspondente. 
Comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem-proceder aceitas pela coletividade.
	
	A
	Ética empresarial.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.2, p.63) a ética nos negócios, ou ética empresarial, é comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem-proceder aceitas pela coletividade.
	
	B
	Empresa ética.
	
	C
	Ética do consumidor.
	
	D
	Responsabilidade.
Questão 3/10
A Social Accountability 8000 (SA 8000) é a primeira certificação internacional com alcance global que trata da questão da responsabilidade social. É mantida pela organização não governamental norte-americana Social Accountability International (SAI), uma instituição que se dedica ao desenvolvimento, à implementação e à supervisão de normas de responsabilidade social comprováveis e voluntárias. Tem como base a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, a “Convenção sobre os Direitos da Criança” da ONU e as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além desses documentos de referência, a SA 8000 também verifica se as legislações locais, no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores e das crianças, estão sendo cumpridas. Ela possui, basicamente, nove itens de verificação, dos quais um é descrito a seguir.
Assinale a alternativa que corresponde à sentença a seguir. 
Não pode haver diferenciação, seja na contratação, na promoção, no acesso a treinamentos, por conta de raça, classe social, etnia, sexo, orientação sexual, religião, problemas físicos ou filiação político-partidária.
	
	A
	Horário de trabalho.Horário de trabalho.
	
	B
	Remuneração.
	
	C
	Discriminação.
Você acertou!
A discriminação indica que não pode haver diferenciação, seja na contratação, na promoção, no acesso a treinamentos, por conta de raça, classe social, etnia, sexo, orientação sexual, religião, problemas físicos ou filiação político-partidária (ALENCASTRO, 2013, p.149).
	
	D
	Práticas disciplinares.
Questão 4/10
A percepção de valores é algo individual e muito subjetivo. Logo, para evitar mal-entendidos na compreensão dos valores corporativos é necessário que a organização dissemine esses valores da maneira mais clara possível, de modo que todos tomem ciência do que a organização está pensando em termos de éticas e valores. Se a filosofia de uma empresa tem relação direta com sua cultura e se a cultura de uma empresa implica seus padrões de comportamento, as ideias centrais transmitidas por suas ações e o conjunto de seus valores primordiais, é necessário que esses valores sejam bem definidos para todos os que fazem parte da organização. 
Com base nessa discussão assinale a alternativa que indica corretamente a missão de um código de ética.
	
	A
	As pessoas possuírem perspectivas e entendimentos diferenciados sobre os fatos da vida.
	
	B
	As pessoas não possuírem perspectivas e entendimentos diferenciados sobre os fatos da vida.
	
	C
	Padronizar e formalizar o entendimento da organização empresarial em seus diversos relacionamentos e operações.
Você acertou!
De acordo com Joaquim Manhães Moreira, citado por Alencastro (2013, CAP.2, p.73), um código de ética teria a missão de padronizar e formalizar o entendimento da organização empresarial em seus diversos relacionamentos e operações.
	
	D
	Não padronizar e não formalizar o entendimento da organização empresarial em seus diversos relacionamentos e operações.
Questão 5/10
A empresa tem uma série de obrigações morais e legais para com seus empregados, que se materializam nas tomadas de decisão em relação a ações relacionadas ao recrutamento e seleção, contratação, promoção e remuneração, rescisão de contrato etc. Para tanto, ela deve, além de cumprir a lei, garantir a liberdade de seus empregados, não permitir abusos e assédios (moral e sexual), garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho e não permitir que preconceitos ou discriminações possam interferir no dia a dia organizacional. Nash, citado por Alencastro (2013), em seus dilemas éticos, apresenta outras situações para a discussão dos deveres para com os empregados. Analise as sentenças apresentadas em sequência:
I. O sacrifício do inocente e do mais fraco para que as coisas sejam feitas.
II. A humilhação das pessoas no trabalho por meio de estereótipos.
III. A mentira aos empregados pelo “bem” da empresa.
IV. Oferecer comissão para o comprador.
V. A concordância com fantasias corporativas que desperdiçam tempo e dinheiro.
Assinale a alternativa que apresenta as sentenças possíveis de serem selecionadas como exemplos de situações para a discussão dos deveres para com os empregados.
	
	A
	Apenas I e II.
	
	B
	Apenas I, II e III.
	
	C
	Apenas I, II, III e IV.
	
	D
	Apenas I, II, III, e V.
Você acertou!
Nash, citado por Alencastro (2013, p.91), em seus dilemas éticos, apresenta outras situações para a discussão dos deveres para com os empregados. Ela cita, por exemplo, o sacrifício do inocente e do mais fraco para que as coisas sejam feitas; a humilhação das pessoas no trabalho por meio de estereótipos; a mentira aos empregados pelo bem da empresa; a não cooperação com as outras áreas e a concordância com fantasias corporativas que desperdiçam tempo e dinheiro. Portanto, oferecer comissão para o comprador, é um exemplo de prática antiética.
Questão 6/10
Jean Piaget, a partir de uma pesquisa feita com crianças observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos.Assinale a alternativa que apresenta a etapa de formação da consciência moral dos indivíduos que corresponde ao trecho a seguir.
 
A criança obedece às ordens para receber recompensa ou para evitar castigo.
	
	A
	Anomia
	
	B
	Heteronomia
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.36-39) a ANOMIA é a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor; na HETERONOMIA a criança obedece às ordens para receber recompensa ou para evitar castigo; a SOCIONOMIA seria a fase na qual os critérios morais da criança vão se firmando por meio de suas relações com outras crianças; e, na AUTONOMIA a criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
	
	C
	Socionomia
	
	D
	Autonomia
Questão 7/10
É lícito conceber uma organização como uma comunidade moral, pois
todas as organizações, para existirem enquanto coletividades humanas pressupõem a existência de uma ética. Nem sempre esses princípios estão explícitos, pois o entendimento do que é a organização e o que ela pensa em termos de valores éticos pode não estar bem definido na mente de seus empregados. Nesse caso, a analogia do iceberg como imagem da organização é perfeita. Existe uma parte visível, na qual estão detalhados formalmente o que a empresa gostaria que todos ficassem sabendo e a parte invisível, onde existem características nem sempre fáceis de serem percebidas. Considere os seguintes exemplos. 
I. Fatos
II. Emoções
III. Tecnologias
IV. Relações humanas
V. Atitudes
VI. Normas individuais
VII. Preços
VIII. Valores individuais
IX. Parte racional
Assinale a alternativa que indica corretamente os exemplos pertinentes à parte visível do iceberg.
	
	A
	Apenas I, III, V e VII.
	
	B
	Apenas I, III, VI e VIII.
	
	C
	Apenas II, IV, VI, IX.
	
	D
	Apenas I, III, VII, IX.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.2, p.71) a clássica metáfora do “Iceberg Organizacional” foi utilizada pela primeira vez por Richard J. Selfridge e Stanley L. Sokolik, em que, na parte visível estariam localizados os fatos, tecnologias, preços, enfim, toda a parte racional da organização, enquanto na parte de baixo do iceberg – invisível – ficariam as emoções, as relações humanas, as atitudes, as normas e valores individuais.
Questão 8/10
Leia atentamente o texto a seguir.
 
Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos, os quais versavam principalmente sobre penitência, indulgências e a salvação pela fé. O evento marca o início da Reforma Protestante, de onde posteriormente veio a Igreja Presbiteriana. Algumas das teses de Martinho Lutero são expostas em sequência.
 
1a tese – Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos..., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.
7a tese – Deus a ninguém perdoa a dívida sem que ao mesmo tempo o subordine, em sincera humildade, ao sacerdote, seu vigário.
40a tese – O verdadeiro arrependimento e pesar buscam e amam o castigo: mas a profusão da indulgência livra das penas e faz com que se as aborreça, pelo menos quando há oportunidade para isso.
95a tese – E assim esperem mais entrar no Reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados diante de consolações infundadas.
 
Após a leitura do texto, considere as seguintes informações.
 
Desde a Grécia antiga diversas teorias têm sido formuladas para explicar o comportamento ético do ser humano. São formulações que surgem em diversas épocas e sociedades como resposta aos problemas trazidos pelo comportamento das pessoas. De forma simplificada e didática, é possível dividi-las, em função de suas motivações básicas, em:
 
Ética das virtudes.
Ética religiosa.
Ética do dever.
Finalismo.
Utilitarismo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a abordagem ética implícita ao discurso de Martinho Lutero.
	
	A
	Ética do dever.
	
	B
	Ética das virtudes.
	
	C
	Finalismo.
	
	D
	Ética religiosa.
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.40) á ética religiosa é uma ética delimitada por parâmetros (princípios, regras) religiosos: os mandamentos de Deus têm um caráter de imperativos supremos. Na concepção cristã, o ato de matar ou de roubar, por exemplo, não se justificariam, pois seriam contrários aos mandamentos bíblicos universais, que devem ser obedecidos. A ética cristã é um bom exemplo do que seria uma ética religiosa, visto que apregoa a obediência aos deveres religiosos.
Questão 9/10
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta para a questão a seguir. Somos indivíduos sociais e nossas ações e decisões afetam diretamente as outras pessoas. No entanto, a convivência em sociedade, para que não seja caótica, deve acontecer de forma ordenada. Dessa forma, são necessárias regras, leis e normas que regulem o relacionamento humano em todos os níveis de sua existência. Diante dessa discussão é comum encontrarmos a expressão “ser-no-mundo” para reforçar qual fato?
	
	A
	De que nós, os seres humanos, só conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP. 1, p.27) “é comum encontrarmos a expressão ‘ser-no-mundo’ para reforçar o fato de que nós – os seres humanos – só conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros”.
	
	B
	De que nós, os seres humanos, não conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros.
	
	C
	De que todos os animais, com exceção dos seres humanos, só conseguem realizar sua existência na convivência com os seres humanos.
	
	D
	De que nós, os seres humanos, só conseguimos realizar nossa existência na convivência com seres exclusivamente não humanos.
Questão 10/10
A Social Accountability 8000 (SA 8000) é a primeira certificação internacional com alcance global que trata da questão da responsabilidade social. É mantida pela organização não governamental norte-americana Social Accountability International (SAI), uma instituição que se dedica ao desenvolvimento, à implementação e à supervisão de normas de responsabilidade social comprováveis e voluntárias. Tem como base a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, a “Convenção sobre os Direitos da Criança” da ONU e as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além desses documentos de referência, a SA 8000 também verifica se as legislações locais, no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores e das crianças, estão sendo cumpridas. Ela possui, basicamente, nove itens de verificação, dos quais um é descrito a seguir.
Assinale a alternativa que corresponde à sentença a seguir. 
Deve ser suficiente para suprir os custos de moradia, vestuário e alimentação.
	
	A
	Horário de trabalho.
	
	B
	Remuneração.
Você acertou!
A remuneração deve ser suficiente para suprir os custos de moradia, vestuário e alimentação (ALENCASTRO, 2013, p.150).
	
	C
	Discriminação.
	
	D
	Práticas disciplinares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais