Buscar

psicologia exercicio

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502954280)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a principal conquista que a criança adquire no final estágio sensório-motor (0-2 anos):
		
	 
	capacidade de representação
	
	aprender a engatinhar
	
	sensações
	
	noção de certo e errado
	
	conservação de número
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502813445)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual dos estágios do desenvolvimento cognitivo propostos por Piaget abaixo NÃO ocorre na infância?
		
	
	Sensório-motor
	
	Pré-operacional
	
	Operacional concreto
	 
	Operacional formal
	 
	Operacional abstrato
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502819247)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em sua teoria do desenvolvimento humano, Erikson estruturou oito estágios do ciclo vital. Em cada um desses estágios temos o desenvolvimento de uma virtude. Abaixo encontram-se as descrições de quatro desses estágios, assinale a alternativa que corresponda corretamente ao estágio e a virtude desenvolvida no mesmo.
		
	 
	Confiança versus desconfiança básica: virtude esperança; Autonomia versus vergonha e dúvida: virtude: vontade; Iniciativa versus culpa: virtude propósito; Produtividade versus inferioridade: virtude habilidade.
	
	Confiança versus desconfiança básica: virtude habilidade; Autonomia versus vergonha e dúvida: virtude: sabedoria; Iniciativa versus culpa: virtude propósito; Produtividade versus inferioridade: virtude habilidade.
	 
	Confiança versus desconfiança básica: virtude autonomia; Autonomia versus vergonha e dúvida: virtude: verdade; Iniciativa versus culpa: virtude propósito; Produtividade versus inferioridade: virtude habilidade.
	
	Confiança versus desconfiança básica: virtude vontade; Autonomia versus vergonha e dúvida: virtude: esperança; Iniciativa versus culpa: virtude habilidade; Produtividade versus inferioridade: virtude propósito.
	
	Confiança versus desconfiança básica: virtude esperança; Autonomia versus vergonha e dúvida: virtude: consideração; Iniciativa versus culpa: virtude propósito; Produtividade versus inferioridade: virtude sabedoria.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502244388)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A secretaria de educação do município Garopimba planejou uma formação continuada para os educadores infantis, que versava sobre a educação da sexualidade das crianças na educação infantil. As crianças de 3 anos de idade estavam muito curiosas pelo corpo do outro coleguinha, e, no momento do banho, os educadores precisavam separar meninos das meninas, pois as crianças queriam observar o tempo todo o corpo do outro colega e isso dificultava o banho. Sabemos que essas crianças estão na fase fálica, se levarmos em consideração as fases de desenvolvimento psicossexual de Freud. Assinale a alternativa que apresenta uma característica da fase fálica.
		
	 
	Sensação de poder e controle ao se sentir com a musculatura mais forte e poder controlar os esfíncteres.
	
	Sensação de onipotência ao conseguir controlar os esfíncteres e ter mais autonomia.
	
	Medo de perder o amor dos progenitores ao errar o controle dos esfíncteres e sujar as roupas.
	
	Preferência por colocar objetos na boca para exercitar a satisfação pela boca.
	 
	Desejo e enamoramento pelo progenitor do sexo oposto e rivalidade com o progenitor do mesmo sexo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502244397)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma organização religiosa decidiu criar uma creche exclusiva para bebês de 3 meses a 1 ano de idade, cujas mães eram trabalhadoras. Após a organização do espaço-físico, os líderes montaram uma planilha para organizar o trabalho voluntário de modo que a cada dia eram necessários 3 voluntários diferentes para trabalharem em turnos de 6 horas no cuidado e educação dos referidos bebês. Os voluntários eram fiéis desta organização religiosa e nem todos tinham formação em educação, mas todos já tinham passado pela experiência da maternidade. A creche foi inaugurada e duas semanas depois os bebês não paravam de chorar, perderem peso e quase não dormiam, demonstrando uma reação de muito desconforto. Como pedagogo, o que você pode explicar para essa creche sobre o desenvolvimento do vínculo afetivo, tendo como referência a teoria etológica de Apego de J. Bowlby?
		
	 
	Poderia explicar que esses bebês estão chorando tanto porque a única forma de se sentirem seguros é em companhia de suas mães, pois elas foram as primeiras cuidadoras deles.
	 
	Explicaria que esses bebês não poderiam ficar sujeitos a tantos vínculos diferentes, pois precisam escolher uma figura de apego e ter essa manutenção para se sentirem seguros na creche.
	
	Explicaria que esses bebês choram porque querem colo, foram mal acostumados em suas casas e precisam aprender a criar vínculo com os outros bebês para não se sentirem sozinhos.
	
	Poderia explicar que os bebês estão chorando porque estão em fase de adaptação. Basta ignorar o choro e deixá-los no berço para aprenderem a conviver com o novo espaço e as novas relações afetivas.
	
	Explicaria que o ambiente de creche para bebês não é apropriado, pois muitos bebês juntos causam reações estressoras nos educadores e, por conseguinte, nos próprios bebês.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes