Buscar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO 6º SEMESTRE_4 PLANOS DE AULA (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
NOME DO ALUNO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II 
EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO FINAL
Brumado
2014
EDINEIDE DE JESUS NOVAIS SILVA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II 
EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado ao curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná para as disciplinas: Organização do Trabalho Pedagógico no s Anos Iniciais do Ensino Fundamenta.: Reflexão e pesquisa, Ensino da Língua Portuguesa, Ensino da Educação Física Escolar, Seminário VI, Estágio Curricular Obrigatório II - Educação Infantil.
Coordenadora: profª. Melina Klauss
Professores: Sandra dos Reis Rampazzo, Edilaine Vagulla, MarlizeteSteinle, Juliana Fogaça, Vilze Vidotte, Suhellen Lee.
Tutora Eletrônica: Gislaine Semcovivi Nazi
Tutor de sala: Maria Valneide Oliveira Leite
Cidade
Brumado
2014
INTRODUÇÃO
O Estagio Supervisionado oferece ao aluno-estagiário a oportunidade de integrar teoria e prática para selecionar a melhor forma de oferecer aos alunos um aprendizado efetivo. 
Com as mudanças que tem ocorrido no contexto social e escolar, o perfil das escolas e do alunado tem sofrido mudanças significativas e se a escola não acompanhar essas mudanças não será capaz de oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos. Por isso, torna-se imprescindível o desenvolvimento de projetos de intervenção com o objetivo de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. Para lhe dar com essa nova realidade os professores devem estar preparados e engajados em encontrar alternativas em busca da melhoria de sua prática docente e assim contribuir de forma mais significativa com o desenvolvimento de seus alunos.
Desenvolver projetos e alternativas para a melhoria do ensino depende não somente da aplicação dos conhecimentos adquiridos na universidade, mas também das experiências vivenciadas durante a prática. 
O objetivo do projeto criança no trânsito “ver e ser visto”- respeitando a faixa de pedestres foi desenvolver valores e conscientizar sobre educação no trânsito, orientando sobre direitos e deveres, respeito ao espaço público, obediência às regras do trânsito e segurança.
1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O Estágio Obrigatório na Educação Infantil foi desenvolvido na Escola Estadual Prof.º Roberto Santos, localizada à Praça João Romão, nº 286, Bairro Dr. Juracy, Brumado- BA.
A escola é grande, conta com uma boa área de lazer para as crianças brincarem, um grande pátio que divide com todos os alunos. A escola é bem conceituada na cidade por ser modelo na maneira de ensinar, os professores são acolhedores, a diretora tem boas referências, atuando na Instituição há mais de seis anos fazendo com que os pais sintam segurança ao deixar seus filhos na escola. Há uma grande participação dos pais e responsáveis em eventos, palestras e reuniões que acontecem na unidade escolar, com isso podemos confirmar que a parceria família e escola dão mesmo certo. 
A professora regente foi Celeste dos Anjos, formação pedagoga, que tem uma habilidade enorme em trabalhar com crianças. Os assuntos desenvolvidos neste estágio atingem as materias estudadas durante o semestre.
A escola funciona das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h 30. A Escola dispõe de um espaço amplo com finalização de reformas; com 22 salas de aulas arejadas; 01 biblioteca; 03 bebedouros; 01 secretaria; 03 pátios; 01 cozinha; 08 sanitários femininos e 08 sanitários masculinos; 02 sanitários para técnicos e professores; 01 sala de Vídeo; 01 sala de leitura e 04 laboratórios ( Banda, Judô, Xadrez, Fanfarra e Teatro.) 
Materiais de uso pedagógicos:
26 jogos adaptados para a educação infantil; 50 cadeiras e 08 mesas 200 jogos juvenis. 
A participação do profissional de pedagogia é de suma importância direta na organização, 02 Mimeógrafos; 01 copiadora; 02aparelho de TV; 01 vídeo K7; 03 aparelho de DVD; 04 aparelho de som; 01 biblioteca para o professor com acervo de 1000 exemplares.
O planejamento escolar é semanal para ensino Infantil e quinzenal, para o ensino fundamental I e II.
O P.P.P feito baseado em sintonia com a LDB, diretrizes PCN, tendo como visão tona-se a instituição de ensino fundamental da razão referência em educação e qualidade com um programa educacional centrado na aprendizagem .
Missão: proporcionar condições para que os alunos desenvolvam atitudes, competências e habilidades para a sua formação cidadã, sendo capazes de atuar com criatividade no meio social em que se encontram inserido, mediante a realização de projetos educacionais de qualidade. 
Seus alunos pertencem em sua maioria a classe economicamente baixa, residentes em bairros residenciais e mistos, vizinhos da U.E, e de comunidade rurais. A maior parte dos pais e responsáveis não concluíram o ensino médio.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro. Sendo assim, é tarefa da escola e dos educadores, ensinar como atravessar a rua respeitando a faixa de pedestre, mostrar os sinais de trânsito, através de imagens (livros, revistas, jornais), ao menos os mais freqüentes, como: pare, lombada, semáforo.
É preciso destacar os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais. O aprendizado já na educação infantil faz com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.
O processo educativo no trânsito tem seus parâmetros na educação de valores, e necessita tanto quanto esta, ser vivenciado desde as primeiras experiências escolares, não devendo ser visto apenas como uma relação de coisas a serem feitas, e sim como um assunto vivo mais do que qualquer outra matéria escolar (ANDRINO, 2001, p. 12).
A necessidade de uma conscientização ampla e urgente sobre a Educação para o Trânsito é visível aos olhos de todos, dada a complexidade dos problemas que surgem no dia-a-dia de todas as cidades. Hoje toda a população está envolvida, sob diferentes aspectos, com os problemas relacionados ao trânsito.
Uma das questões propostas referiu-se à importância de trabalhar a temática Educação para o Trânsito na escola. É indubitável que a conscientização das pessoas é de enorme importância; mas não basta, é preciso que além de conscientes sejam pessoas críticas e que atuem na sociedade como cidadãos que tenham clareza de seus direitos, como também, de seus deveres. Por isso, entende-se que a educação deva primar pela formação e construção de valores morais e éticos, no intuito de promover e valorizar a vida (BRANDÃO, 1993).
Outro argumento para que a referida temática seja trabalhada nas escolas, são os fortes laços que existem entre a escola e a comunidade em torno da escola. Como se verifica a partir de que "todo conhecimento adquirido na escola, com certeza é repassado para os demais membros da família, como também aos vizinhos e, às vezes, levado ao conhecimento da comunidade a que pertence" (KUTIANSKI, et. al. 2001, p. 42).
É importante, pois é através da orientação para a Educação para o Trânsito na Escola que o aluno aprende como deve se comportar na rua, na faixa de segurança, sinaleira, observar o que deve ser feito e o que não deve no trânsito (respeitar a sinalização), (BRANDÃO, 1993, p. 52).
É inegável a necessidade do cumprimento destas normas, mas é preciso formar o educando na perspectiva da cidadania, socializando valores de justiça, respeito e solidariedade.
Assim sendo, o trabalho da escola pode ser muito significativo, para que aconteçam o menos possível de falhas em nossa sociedade, ao promover juntamente a conscientização dos alunos, a informação sobre as leis e reforçando princípios e valores de convivência cidadã (FERREIRE, 1993).
Vivemos em uma sociedade em desenvolvimento e as pessoas devem estar
conscientes e informadas da importância do trânsito e a necessidade de conhecer e respeitar as leis de trânsito para segurança de todos (BRANDÃO, 1993).
3. PLANOS DE AULA – INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PLANO DE AULA 1 
Identificação da Instituição: Escola Estadual de 1º Grau Professor Roberto Santos.
Tema/atividade: Língua Portuguesa – Reconhecer as ortografias com a letra J.
Idade/turma: 5 a 6 anos – Pré II.
Conteúdos: Estudo da letra J e atividades relacionadas a letra.
Objetivos: Inserir a letra J na alfabetização das crianças e expor as diversas atividades que podem ser realizaas com a letra J.
Procedimentos metodológicos: 
Oração, cânticos, chamada, correção das tarefas;
Leitura da história: Os três Jacarezinhos. 
Lista de palavras e profissões começadas com a letra J;
Encontrar na cruzadinha os nomes de acordo com os desenhos;
Recursos:
Quadro;
Lápis de cor;
 Apagador;
Giz;
Papel mimeografado.
Avaliação: Observar como o aluno entendeu o assunto e revisar se preciso.
PLANO DE AULA 2
Identificação da Instituição: Escola Estadual Professor Roberto Santos.
Tema/atividade: Linguagem oral e escrita
Idade/turma: 5 a 6 anos – Pré II.
Conteúdos: Família silábica e palavras com J
Objetivos: Conhecer a letra J e a sua família silábica, escrita com letra de imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula;
- Traçar corretamente a letra J e a sua família silábica com letra de imprensa e cursiva;
- Identificar, dentro de um contexto, a letra J no início e no meio das palavras.
Procedimentos metodológicos: Levar para a sala de aula uma caixa supresa com uma jaca de plástico;
- Pedir que as crianças digam o que elas acham que tem dentro da caixa (As crianças podem pegar a caixa e balançarem na tentativa de adivinharem), em seguida abrir a caixa e revelar o que tem dentro;
- Entregar os cadernos as crianças e pedir que desenhe a jaca e pinte;
 Apresentar uma ficha com a palavra jaca e pedir que as crianças digam a letra inicial da palavra;
- Exposição e leitura da família silábica da letra J, escrita com letra de imprensa e cursiva;
- Mostrar as diferentes formas de escrever a letra J.
Recursos: Caixa Surpresa ,fruta de plástico, utilização de atividades xerografadas para que as crianças aprendam a tracejar a letra J e a sua família silábica;
Recorte e colagem de palavras que contenham a família silábica da letra j;  Circular a letra J no texto;
- Entregar os cadernos as crianças e pedir que elas desenhem e pintem objetos cujos nomes comecem com a letra J e em seguida escrevam os nomes do jeito que souberem;
- Realização de atividades xerografadas para a identificação da letra de imprensa e a cursiva.
Avaliação: A partir dos objetivos propostos o desempenho do aluno será avaliado quanto:
- A participação;
- Ao interesse;
- À criatividade;
- À execução de atividades orais e escritas.
PLANO DE AULA 3
Identificação da Instituição: Escola Estadual Professor Roberto Santos.
Tema/atividade: Matemática
Idade/turma: 5 a 6 anos – Pré II.
Conteúdos: Trabalhar Quantidade
Objetivos: Identificar o número relacionado a quantidade de objetos.
Apresentação dos números de 0 a 10 aos alunos;
Entrega de atividades com desenhos e números para que eles relacionem a quantidade de objetos ao número correspondente.
Apresentação de desenhos no quadro com diferentes quantidades de objetos e chamar alguns alunos para que coloque o número correto.
Recursos: Piloto para quadro;
Apagador;
Papel mimeografado;
Avaliação: Observar se os alunos conseguiram identificar a quantidade de objetos ao número correspondente.
PLANO DE AULA 4
Identificação da Instituição: Escola Estadual Professor Roberto Santos.
Tema/atividade: Semana nacional do trânsito
Idade/turma: 5 a 6 anos – Pré II.
Conteúdos: Assistir vídeo Amiguinho do trânsito. 
Objetivos: Estimular nas crianças a responsabilidade da importância das regras de trânsito.
Procedimentos metodológicos: Roda de conversa com os alunos sobre a necessidade da regra de trânsito e a importância de respeitá-las; 
Explorar algumas regras de trânsito exposta num cartaz, atividades no caderno.
Recursos: Filme; 
Cartazes 
Desenhos de algumas Placas;
Pincel de quadro;
Cadernos
Avaliação: Verificar se os alunos conseguiram perceber a importância das regras de trânsito no dia-a-dia.
PLANO DE AULA 5
Identificação da Instituição: Escola Estadual Professor Roberto Santos.
Tema/atividade: Linguagem oral e escrita 
Idade/turma: 5 a 6 anos – Pré II.
Conteúdos: Música, O ônibus.
Objetivos: Dramatização na rodinha, placas de trânsito.
Procedimentos metodológicos: Oração, cântico, chamada, correção dos exercícios, 
Música cantada pelas crianças;
Exposição no quadro de todas as placas cantadas na música;
Cópia no caderno das frases da música;
Recursos: Quadro;
Piloto de quadro;
Apagador;
Caderno.
Avaliação: Verificar se os alunos conseguiram perceber a diferença das placas tocadas na música e a aprendizagem;
PLANO DE AULA 6
Identificação da Instituição: Escola Estadual Professor Roberto Santos.
Tema/atividade: Artes
Idade/turma: 5 a 6 anos – Pré II.
Conteúdos: Confeccionar a carteira de motorista(Simulação).
Objetivos: Orientar as crianças a importância de andar habilitado.
Procedimentos metodológicos: Recortar , colar ou desenhar a criança na carteirinha.
Recursos: Cartolina; 
Cola;
Tesoura;
Fita durex;
Lápis de cor.
Avaliação: Observar a coordenação motora dos alunos e o que eles aprenderam sobre regras;
Mostrar aos alunos a importância das regras de trânsito e de está habilitado.
3.1 RELATÓRIO DE INTERVENÇÃO Sabendo da intervenção como parte do processo de formação do estágio, observei o que seria novo para as crianças ate mesmo minha presença na sala de aula,foi um momento de muita curiosidade e até mesmo medo,pois eles perguntavam a professora se eu tomaria o lugar dela,o que foi bem explicado tanto por mim e pela professora que so estaria ali por um pequeno tempo e que eles também iria me ajudar para que eu me tornasse em breve uma professora. optei por atividade realizada em curto prazo na qual eu pudesse acompanhar o processo e observar os resultados até o final do estágio. Como atividade permanente eles jogavam futebol no parque. Possuindo já a estrutura necessária sob a intervenção da estagiária as crianças passaram ter intencionalidade ao correr e objetivo de ter resultados. Ao início da atividade as crianças não tinham noção de desvio, que é própria da idade, mas aos poucos foram se apropriando dessas noções. As próprias regras do jogo que a princípio se resumiam em chutar a bola no espaço das traves acaba adquirindo sentido como resultado de um trabalho coletivo. Eles já conseguiam correr melhor e tocar um para uma atividade realizada em longo prazo na qual eu pudesse acompanhar o processo e observar os resultados até o final do estágio. 
Como atividade permanente eles jogavam futebol no parque. Possuindo já a estrutura necessária sob a intervenção da estagiária as crianças passaram ter intencionalidade ao correr e objetivo de ter resultados. Ao início da atividade as crianças não tinham noção de desvio, que é própria da idade, mas aos poucos foram se apropriando dessas noções. As próprias regras do jogo que a princípio se resumiam em chutar a bola no espaço das traves acaba adquirindo sentido como resultado de um trabalho coletivo. Eles já conseguiam correr melhor e tocar um para o outro. 
A competição como valor maior além da vitória ou derrota era muito interessante. Os times se mesclavam durante o jogo. Com certeza no início não foi tão fácil colocar regras e muitas vezes caiam e se chocavam involuntariamente. Tudo foi questão de tempo. Ainda hoje passando pela instituição podemos reconhecer o sentimento de contentamento das crianças que participaram desta intervenção. 
Para concluir o estágio realizamos uma atividade com música. As crianças escolheram várias músicas que fazem
parte de seu dia-a-dia. Com a tentativa de ilustrar e auxiliada pela professoras escolhemos a música 1, 2, 3 indiozinhos para confecção dos materiais e execução da música como atividade conclusiva do estágio. Despertar o interesse dos alunos sobre o assunto e da importância para a o trânsito seguro.
Despertar o interesse dos alunos sobre o assunto e da importância para a o trânsito seguro.
RELATO DE INTERVENÇÃO 
 No primeiro dia de observação, percebi que uma oração é feita, seguida de músicas e entrega das atividades do dia.
No segundo dia, a professora iniciou com uma roda de conversa sobre os acontecimentos ocorridos entre a saída do dia anterior até a chegada na escola do dia seguinte. Eles contaram várias coisas. A aula foi iniciada com leitura oral pela professora contando a história do Sítio de seu José, onde havia vários bichos e as crianças imitavam os sons a cada vez que era citado um animal. 
		No terceiro dia iniciou a aula de matemática com a apresentação dos numerais de 0 a 10.e os alunos eram chamados para responder a atividade no quadro colocando o numeral correspondente à quantidade de objetos.
		No quarto dia a aula foi iniciada com o assunto sobre a reutilização de materiais que geralmente jogamos fora e que podem se transformar em artes. Foi confeccionado pelas crianças carrinhos de papel higiênico, caixinhas de medicamentos tampas de garrafas e outros materiais recicláveis.
No quinto dia, o tema foi sobre o Trânsito, placas e para finalizar, as crianças fizeram pinturas de placas .	
	 No sexto dia, o assunto foi confecção de carteirinhas, começando com as atividades relacionadas ao tema, com explicações sobre a habilitação .
Registrar o que foi vivenciado junto às crianças durante a sua intervenção. É importante expor como o planejamento foi vivenciado pelo (a) estagiário(a) e também pelas crianças.
Relato Plano de Aula 1
Relato Plano de Aula 2
Relato Plano de Aula 3
Relato Plano de Aula 4
4. MOSTRA DE ESTÁGIO
MOSTRA DE ESTÁGIO
Meu estágio foi na Escola estadual de 1º Grau Professor Roberto Santos no turno matutino, das 7:30min ás 11:30min, nos dias 10/09 á 26/09/2014.
O primeiro contato com a turma foi muito aproveitoso, a experiência de estágio fez ver que o professor não pode ser apenas um tramissor de conteúdo, como também deve participar ativamente com os alunos, estar a frente de uma classe é uma enorme responsabilidade.
	No estágio cada dia um momento diferente, na atuação em sala de aula, ter-se oportunidade de analisar onde e como devemos melhorar.
	Entretanto o estágio em sala de aula mostrou claramente o que significa ser um professor. Ao final do estágio me senti muito realizada pois alcancei todos os meus objetivos propostos. Na escola fui bem recebida pelo professor regente e pelos alunos.
Relatar a mostra de estágio para meus colegas acadêmicos e tutora presencial me deixou imensamente feliz. 
Compartilhar experiências vividas nos deixam com a bagagem cheia de informações e desejo de aprender cada vez mais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Nesta unidade escolar, a recepção para comigo foi maravilhosa, tanto de professores, diretora e demais funcionários. A escola é um lugar que transmite paz, pude constatar que em todas as salas são feitas orações antes de começar as atividades. 
Não dá para descrever sobre a experiência vivida nestes dias. A sede de aprender das crianças é notória. A felicidade no olhar de cada um, o sorriso ao receber elogios por uma tarefa realizada nos deixa feliz e incumbida de estar sempre buscando algo novo para ensinar de forma prazerosa. 
O carinho recebido pelas crianças ao chegar à escola e o pedido de: “não vai não tia” é o que nos faz mais confiantes em saber que estamos na área correta. Desafios, obstáculos, dificuldades, sempre encontraremos, afinal lutamos muito pela educação no país e nós educadores temos esperança de um futuro melhor, futuro que presenciamos em cada olhar de uma criança.
.
Espaço destinado ao relato da Mostra de Estágio no Pólo.
Aqui, deve-se apresentar as experiências vivenviadas pela turma (de forma resumida), em forma de texto, formatado em parágrafos na ABNT. 
Não há número mínimo de laudas, porém é importante que seja um relato claro e preciso. 
Deve também conter um relato de como você se organizou nos diferentes momentos, visando à realização da intervenção.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho calhou bem esse ambiente de vivência profissional na educação infantil, com base na investigação, reflexão, problematização e elaboração de projetos de intervenção nas práticas pedagógicas onde a lógica segundo Pimenta (2004), o estágio envolve as disciplinas do curso de formação estimulando e promovendo a pesquisa. Ainda veio proporcionar ao aluno aprimorar a sua escolha de ser educador a partir do contato com as realidades de sua profissão, por isso, é de fundamental importância que ocorra o estágio como um grande campo de conhecimento. 
Não dá para descrever sobre a experiência vivida nestes dias. A sede de aprender das crianças é notória. A felicidade no olhar de cada um, o sorriso ao receber elogios por uma tarefa realizada nos deixa feliz e incumbida de estar sempre buscando algo novo para ensinar de forma prazerosa. 
O carinho recebido pelas crianças ao chegar à escola e o pedido de: “não vai não tia” é o que nos faz mais confiantes em saber que estamos na área correta. Desafios, obstáculos, dificuldades, sempre encontraremos, afinal lutamos muito pela educação no país e nós educadores temos esperança de um futuro melhor, futuro que presenciamos em cada olhar de uma criança.
Desta forma concluo que o estágio conduz o aluno-estagiário a um processo de formação de identidade a partir da relação existente entre professor, aluno e conteúdo. A práxis é a união da teoria com a prática e para que ela aconteça é muito importante que o pedagogo se empenhe em seu papel de educador, que planeje suas aulas, de acordo com as necessidades dos alunos com objetivos definidos, se tornando um mediador na construção do conhecimento. 
E o mais importante não rotular as aulas com um modelo pedagógico único, que implica a padronização das relações na escola, as sala de aula, no ensino e na aprendizagem, mas que vai depender sempre da forma como as atividades são direcionadas, planejadas e executadas com os propósitos e finalidades que se opera no ensino e na sala de aula, ancorando no propósito de promover a aprendizagem a partir da prática cotidiana, com brincadeiras, com o lúdico, com motivações, contextualizando o conhecimento que será transmitido, valorizando a intervenção, a efetividade, a infância e subjetividade de cada criança. 
Além de propiciar o contato real com a profissão o estágio promove a formação, e o reconhecimento de papel do educador.
REFERÊNCIAS 
ANDRINO, Mauro Haddad. Educar para o trânsito: uma prática do professor. São Paulo: Editora Kalimera, 2001.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1993.
FERREIRE, Nilda Tevês. Cidadania: uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
KUTIANSKI, Maria Lucia A.; ARAUJO, Silvio L. Mazoletti De. Coletânea educando para o trânsito. Campinas: Editora Kalimera, 2001.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
AYDAT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 2º Ed. São Paulo. Ática. 1995. P. 95-107. 
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. 3. Brasília: MEC: SEF, 1998. 
COSTA, Fátima Neves do Amaral. O cuidar e o Educar na Educação Infantil. In: ANGOTTI, Maristela. (org.). Educação Infantil: para que, para quem e por que? Campinas, SP: Alínea, 2006. 
CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007, p. 13 – 116. 
FERREIRO, Emília. Reflexões Sobre Alfabetização. Tradução: Horácio Gonzáles (ET. AL), 24º Ed. Atualizada. São
Paulo: Cortez, 2001. 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra. 1996. 
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 
PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
ANEXO 01
ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Nome da instituição: 
Endereço: 
Telefone:	
E-mail: 
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Particular ( ) 
Horário de funcionamento: Manhã ( ) Tarde ( ) Noite ( ) 
Modalidade de ensino ofertada na Educação Infantil:
Berçário ( ) Maternal ( ) Pré I ( ) Pré II ( ) Pré III ( ) 
Total de crianças atendidas:
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1 Ambientes físicos que a instituição possui:
Salas de aula (quantas) _________
Secretaria ( ) 	
Pátio interno ( )
Pátio externo ( )
Quadra ( )
Refeitório ( )
Cozinha ( )
Sanitário feminino infantil ( ) 
Sanitário masculino infantil ( )
Sanitários para professores ( )
Biblioteca ( )
Sala de vídeo e TV ( )
Laboratório ( ) qual _____________
Brinquedoteca ( )
Ambiente para atendimento de primeiros socorros ( )
Outros (quais) __________________________________
Materiais:
2.2 Mobiliário 
Carteiras ( ) Cadeiras ( ) Mesas ( )
Escrivaninha ( )
Quadro negro ( )
Bebedouros ( )
Geladeira ( )
Fogão ( )
Mimeógrafo ( )
Copiadora (xerox) ( )
Televisão ( ) quantas?_________
Vídeo ( ) quantos? __________
Dvd ( ) quantos? ___________
Aparelho de som ( ) quantos? __________
Computador ( ) quantos?__________
Acervo bibliográfico ( ) Videoteca ( ) número de fitas de vídeo vhs e dvd 
Materiais para prática de educação física (quais?) 
Materiais para prática de educação artística (quais?) Sucatas (quais?) Brinquedos e Jogos (quais – os mais significativos?) ______ Outros (quais?) 
3. Equipe Pedagógica e Administrativa
Nome do presidente da APMF (Associação de Pais, Funcionários e Mestres) (se tiver)_______________________________________________________ 
Nome do Diretor: _______________________________________________ 
Tempo de atuação do diretor nesta instituição _________________________ Descrição das atribuições referentes a função do diretor na instituição: ___________
Supervisor (a) (se tiver)
Formação ___________________________________________________________
Tempo de atuação nesta instituição _______________________________________
Descrição das atribuições referentes a sua função na instituição 
Coordenador (a) (se tiver) _________________________________________
Formação ___________________________________________________________
Tempo de atuação nesta instituição _______________________________________
Descrição das atribuições referentes a sua função na instituição ________________
Orientador (a) (se tiver) ___________________________________________
Formação ___________________________________________________________
Tempo de atuação nesta instituição _______________________________________
Descrição das atribuições referentes a sua função na instituição ________________
Secretário (a) ___________________________________________________
Formação___________________________________________________________
Tempo de atuação nesta instituição_______________________________________
Descrição das atribuições referentes a sua função na instituição________________
Corpo docente – quantidade - ______________________________________
Formação: __________________________________________________________
4. Funcionários
Auxiliar de serviços gerais ( ) quantos? ____________________
Merendeira ( ) quantas? ____________________
Outros - quantos? _____ quais? _________________________________________
Profissionais de apoio?___________________
Nutricionista – quantos? ____________
Psicólogo – quantos? ____________
Psicopedagogo – quantos? ____________
Dentista – quantos: ____________
Fonoaudiólogo – quantos ____________
Enfermeiro? ___________________
Outros – quantos _______ quais? ________________________________________
ANEXO 02 
 
ROTEIRO DE ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
* Se a instituição não tiver Projeto Político pedagógico, faça a análise em forma de entrevista com o responsável pela instituição ou pelos diversos setores da instituição.
1. Identificação da instituição 
Nome da Escola: 
Endereço: 
Município: 	
Estado: 
Entidade Mantenedora: 
2. Organização da instituição de ensino
Apresentar um breve Histórico da Instituição de Educação Infantil (Como surgiu? Como foi a escolha do nome e por quê? Pessoas que fizeram parte da sua fundação, etc.)
Organização da instituição: horário, turnos, número de alunos, distribuição das atividades de ensino etc.
Sintonia com a LDB, com os Referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil Nacional (RCEIN). etc. (analisar consistência interna da proposta: onde a escola se situa, sua missão, a identidade do aluno que quer formar....).
Perfil da comunidade que a instituição atende.
Filosofia da instituição e a concepção de sociedade, de homem, de mundo, de conhecimento, de ensino e aprendizagem.
Proposta curricular: especificar a metodologia, materiais didático-pedagógicos e avaliação.
Inclusão: projetos ou formas de inclusão de portadores de necessidades especiais de aprendizagem.
Organograma da instituição: organização, funções existentes, profissionais do seu quadro de funcionários, formas de gestão desenvolvida etc.
Organização do espaço físico: existência de adequações do espaço físico em relação aos portadores de necessidades especiais.
Projetos de ensino projetos de parceria com outras instituições ou com a comunidade.
Proposta de formação continuada dos professores e outros profissionais da instituição: realização de cursos, grupo de estudo e outros, visando o enriquecimento do trabalho pedagógico como um todo etc. 
Proposta ou forma de inclusão: proposta de trabalho com diversidade humana, preparos dos profissionais para trabalhar com a diversidade cultural (homossexual, índio, negro, pessoas com necessidades especiais, religião, etc.) e como esse trabalho é realizado na instituição.
Avaliação do Projeto Político Pedagógico e funcionamento da sua realimentação (como é refeito ou reconstruído, a cada quanto tempo). 
Outras observações.
ANEXO 03
ROTEIRO PARA OBSERVAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO
(CASO NÃO TENHA UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)
Observe e relate como são desenvolvidas as atividades na instituição. Para isso, contemple cada modalidade de ensino existente na instituição observada. 
Vale lembrar que, pode haver variação na oferta de níveis de ensino, conforme o município ou o estado. Se houver variação, faça a observação conforme as modalidades de oferta apresentadas na instituição que você está estagiando.
Deste modo descreva como é o dia-a-dia da instituição na realização do trabalho pedagógico, ou seja, o atendimento, as atividades, a postura dos profissionais e a metodologia utilizada em cada nível de ensino.
Utilize o roteiro abaixo para orientar sua observação. 
PRIMEIRA PARTE: DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR
Sexo ( )F ( )M
Qual sua formação?
( ) Graduação...............................................................................................................
( ) Especialização.........................................................................................................
( ) Mestrado..................................................................................................................
( ) Outros......................................................................................................................
Tempo de magistério................................................................................................
Em quais níveis de ensino o professor atua?...........................................................
Possui outra profissão? ( ) Não ( ) Sim. Qual?...................................................
Como o professor iniciou a sua carreira docente?....................................................
SEGUNDA PARTE: OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Observar atentamente e registrar o máximo de informações sobre a observação da realidade
Objetivos da aula dada pelo professor
Conteúdos trabalhados em sala
Domínio de conteúdo do professor
Metodologia utilizada pelo professor
Interação professor e aluno
Dinâmica de motivação apresentada pelo professor
Recursos utilizados
Avaliação aplicada
Comprometimento do professor

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes