Buscar

relatorio 1 quimica p

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução
As aulas práticas de Química Geral fornecidas pela Universidade Federal de Ouro Preto possibilitam aos alunos aliar a teoria e a prática, visando uma melhor absorção do conteúdo visto em sala de aula e um melhor desempenho técnico no futuro ambiente de trabalho.
Diariamente, estamos expostos a riscos e acidentes no meio em que vivemos. Nos ambientes profissionais essa realidade não é diferente. Muitas profissões requerem uma atenção maior quanto à segurança no ambiente de trabalho e o profissional de química é um exemplo deles. 
Os laboratórios de Química expõem seus profissionais a uma série de riscos de acidentes rotineiramente. Tendo isso como pressuposto, é de extrema importância que todos os usuários das instalações laboratoriais, sejam eles alunos ou funcionários, conheçam suas normas de utilização, segurança e procedimentos.
Nesse relatório serão apresentadas recomendações gerais para a realização das práticas de laboratório, tais como normas de segurança e equipamentos básicos, específicos dos laboratórios da Universidade Federal de Ouro Preto.
Objetivos
A aula prática de instruções gerais, normas de segurança e apresentação de vidrarias e equipamentos de laboratório, teve como objetivo principal proporcionar ao aluno os primeiros contatos com o laboratório de química prática.
Os objetivos específicos são:
- Conhecer de todas as regras de utilização do laboratório, os perigos a que estão expostos e como proceder em caso de acidentes.
- Conhecer os equipamentos de segurança individual e coletivos presentes no laboratório, tais como saídas de emergência, o uso do jaleco e roupas adequadas, etc.
- Conhecer os equipamentos básicos de laboratório e suas regras básicas de utilização, limpeza e conservação. 
- Associar o nome de cada material/equipamento com seu uso específico.
Parte experimental
A prática consistiu-se em introduzir o discente ao laboratório de química pratica da universidade. Primeiramente, foram apresentadas as normas gerais de segurança e utilização do laboratório. O professor procedeu de forma a explicar cada uma das regras e procedimentos, exemplificando os riscos a que os discentes estão expostos caso estas não sejam cumpridas.
As normas de segurança individuais e coletivas apresentadas na aula, não necessariamente nessa ordem, são:
Quanto à conduta do aluno:
- O aluno deve comparecer ás aulas preparado para realizar a experiência proposta, lendo antes os conceitos referentes ao assunto a ser dado e o roteiro fornecido pelo professor. Em caso de dúvida deve sempre consultar o professor antes de qualquer atitude.
- O aluno deve atentar-se á realizar a pratica de forma correta, com calma e prudência, tendo sempre uma boa conduta no ambiente de aula. As brincadeiras entre os discentes não podem ocorrer, prezando a segurança de todos.
- Antes de realizar o experimento, o aluno deve observar se os equipamentos e vidrarias estão em bom estado de uso. Não devem ser usadas vidrarias sujas, quebradas ou trincadas.
- É responsabilidade do aluno tomar nota de todos os procedimentos, cálculos e medidas durante a prática. Essas anotações facilitarão o aluno na escrita do relatório.
- O aluno não deve mexer em substâncias desconhecidas e que não façam parte do experimento. Devem fazer-se apenas as experiências indicadas nos roteiros das práticas e nunca realizar misturas de reagentes por sua própria iniciativa. 
- Não é permitido fumar, comer ou beber nas dependências do laboratório. O aluno deve fazê-los fora do ambiente de aula para não haver riscos de incêndio e intoxicação.
Quanto à vestimenta adequada:
- É proibido entrar no laboratório sem jaleco, tênis fechado e calça comprida. As mulheres devem usar seus cabelos presos, longe do contato com substâncias. O aluno que não estiver dentro das normas não assistirá à aula.
- É proibido o uso de adorno no laboratório, tais como colares, anéis pulseiras, brincos, relógio, etc. O aluno deve retirá-los antes de realizar qualquer procedimento.
 Quanto às normas gerais de segurança:
- No laboratório da universidade, existem duas linhas de canos contínuos: Os canos da linha verde transportam água e os canos da linha amarela, transportam gás. O aluno deve ficar atento ao acioná-los e desligá-los e também a possíveis vazamentos.
- O cuidado com os produtos químicos é essencial para a segurança de todos. Não se deve tocar com as mãos sem proteção, substâncias químicas. Caso alguma delas entre em contato com a pele, o professor deve ser avisado imediatamente.
- A organização do laboratório é de extrema importância para a segurança de todas as turmas que utilizam o laboratório. A bancada deve manter-se sempre limpa, evitando o derramamento de líquidos e substâncias. Cada material deve ser armazenado em seu devido lugar. Não é permitido sobre a bancada mochilas, pastas, roupas e outros afins. Estas tem uma destinação adequada no ambiente laboratorial e devem permanecer fora das áreas de experimento.
- Ao final do trabalho, o aluno deve guardar os materiais utilizados e higienizar as mãos ao sair do laboratório para que não haja contaminação.
- Deve-se ficar atento no manuseio de substâncias inflamáveis. Elas nunca devem ser colocadas em contato direto com o fogo. Seu aquecimento deve ser indireto, em banho-maria. Antes de aquecer qualquer substância, seja ela inflamável ou não, o aluno deve observar se há algum produto inflamável próximo à chama. Se houver, deve ser afastado o máximo possível. Em caso de pequenos incêndios, eles podem ser abafados com uma toalha.
-As sustâncias tóxicas devem ser manipuladas dentro da capela, com o uso de luvas, máscaras e equipamentos de proteção adequados.
- Nunca se deve aquecer tubos de ensaio e outras vidrarias com a boca em direção ao aluno, nem à outra pessoa. O rosto deve ficar sempre afastado do calor para evitar queimaduras, incêndios e outros acidentes.
- Nunca se deve aspirar gases diretamente, pois estes podem ser tóxicos. Nenhum reagente deve ser ingerido ou provado pelos sentidos de qualquer maneira.
- Em casos de acidentes, o professor deve ser comunicado imediatamente.
- O aluno deve lembrar-se de que “A segurança de todos depende de cada um”. Possíveis acidentes podem ser evitados se os devidos procedimentos forem seguidos [1].
Ao final das explicações e exemplificações de cada procedimento descrito acima, o professor deu início à introdução aos equipamentos de laboratório, mostrando suas funcionalidades e a forma correta de manuseio.
Resultados e Discussões
Os equipamentos mais comumente utilizados em laboratórios de química, necessários para a realização das práticas propostas são apresentados abaixo com sua respectiva explicação quanto ao manuseio e aos critérios de utilização de acordo com as referências [ ] e [ ] e com as observações feitas no laboratório.
Materiais de Porcelana
- Almofatriz ou Grau com Pistilo: é utilizado na trituração de sólidos e homogeneização de materiais sólidos por trituração. Nunca se deve homogeneizar materiais ou substâncias com cores na almofatriz, pois trata-se de um material de porcelana que pode manchar com certas substâncias coradas.
- Funil de Büchner: 
03 Cadinho − usado para aquecimentos a seco (calcinações) no bico de Bunsen e mufla.É resistente a altas temperaturas. No caso de aquecimento, é utilizada a pinça metálica para o manuseio.
− Balão de fundo chato e de fundo redondo: usados para aquecer líquidos e fazer reações com desprendimentos gasosos. Podem ser aquecidos sobre tripé com tela de amianto.
Conclusão
Referências
[1] manual de praticas e estudos dirigidos......pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais