Buscar

4 simulado neurofuncional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4 simulado neurofuncional
	1-A Doença de Parkinson consiste na diminuição das reservas de dopamina da substância negra. São características da Doença de Parkinson:
		
	
	reflexos posturais presentes, hipercinesia, flutuação de tônus, mioclonia
	
	perda dos reflexos posturais, bradicinesia, tremor de intenção, espasticidade
	 
	perda dos reflexos posturais, bradicinesia, tremor de repouso, rigidez
	
	perda dos reflexos posturais, hipercinesia, flutuação de tônus, tremor de intenção
	
	perda dos reflexos posturais, hipercinesia, hipotonia, tremor de repouso
		
	
	
	2- Em uma visita domiciliar, um fisioterapeuta encontra uma idosa acamada devido a acidente vascular encefálico (AVE), ocorrido há 15 dias. Desde o evento, ela permanece restrita ao leito, totalmente dependente para comer, vestir-se e realizar a higiene pessoal. À avaliação, o fisioterapeuta verifica que a paciente está consciente, embora desorientada no tempo e no espaço, com importante hemiparesia completa à esquerda, e dificuldade para tossir e deglutir. Durante inspeção do tórax, ele constata a diminuição da expansibilidade do lado esquerdo, sem sinais de desconforto respiratório. A ausculta pulmonar revela murmúrio vesicular com roncos difusos, e, durante a expectoração, observa-se a presença de secreção aquosa com restos de alimentos. A idosa não apresenta febre e tem dificuldade na deglutição.
Diante da situação apresentada, o fisioterapeuta deveria: (enade 2013)
		
	
	orientar a cuidadora durante a realização de exercícios respiratórios e sugerir a aquisição de equipamento de ventilação não-invasiva.
	
	suspeitar que a paciente está broncoaspirando e realizar técnicas de remoção de secreção e estímulo de tosse, além de orientar a cuidadora a procurar outro profissional para fazer a fisioterapia neurofuncional.
	 
	realizar técnicas de remoção de secreção, orientar o posicionamento no leito em extensão de membro superior e flexão do membro inferior acometido e recomendar a elevação da cabeceira do leito durante a alimentação.
	
	orientar o posicionamento da paciente no leito, o que deve contemplar a flexão do membro superior e a extensão do membro inferior acometido, além da elevação da cabeceira do leito durante a alimentação.
	
	realizar técnicas de remoção de secreção e orientar o posicionamento da paciente no leito, contemplando adução do membro superior e extensão do membro inferior acometido.
		
	
	
	3- Sabe-se que os nervos periféricos podem ser acometidos por vários tipos de comprometimento, como traumatismos, deficiências vitamínicas, tóxicos, dentre outros. A lesão dos nervos mediano e radial vai resultar respectivamente em:
		
	
	Mão em benção de padre e mão em garra;
	
	Mão em garra e mão em benção de padre;
	
	Mão caída e mão em benção de padre.
	 
	Mão caída e mão em garra;
	 
	Mão em benção de padre e mão caída;
		
	
	
	4- Um paciente com 15 anos, vítima da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), ficou internado em terapia intensiva por 21 dias e, ao receber alta, sua família procurou o serviço de fisioterapia de uma clínica-escola para dar continuidade ao seu tratamento. Sobre esta doença e suas respectivas características, analise: I. A Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença neurológica capaz de provocar fraqueza muscular generalizada que, em alguns casos, pode levar à morte, caracteriza-se como autoimune, precedida por infecção respiratoria aguda ou gastrointestinal. II. Conduz à desmielinização da bainha de mielina e a degeneração axonal dos nervos periféricos. III. Acarreta paralisia espástica, arreflexia ascendente e diferença na concentração de proteína no líquido cefalorraquidiano (LCR), caracterizando a dissociação albumino-citológica, que é característica da SGB. IV. Os pacientes com SGB apresentam dor, Reflexos tendinosos reduzidos e lentos Disfunção autonômica. A fisioterapia motora constitui-se de exercícios passivos, ativoassistido e ativo dos membros, este último dependendo da melhora da fraqueza muscular. Estão corretas apenas as afirmativas
		
	
	III e IV.
	 
	I, II e IV.
	 
	II, III e IV.
	
	I e IV.
	
	I, II e III.
		
	
	
	5- Nos Acidentes Vasculares Cerebrais é CORRETO afirmar:
		
	 
	Estão corretas duas alternativas.
	
	Nas hemorragias subaracnóides o paciente se queixa de súbita e forte dor de cabeça associada ao vômito, porém sem o enrijecimento do pescoço.
	
	O comprometimento da artéria cerebral posterior pode dar origem à monoplegia contralateral afetando o membro superior
	 
	No AVC hemorrágico os hematomas ocorrem normalmente nas partes profundas do cérebro, envolvendo frequentemente o tálamo, núcleos lutiformes e cápsula externa, e com menos freqüência o cerebelo e a ponte
	
	No AVC isquêmico a hemiplegia é inicialmente flácida permanecendo assim por longo tempo e em alguns casos produzindo espasticidade de acordo com a lesão.

Outros materiais