Buscar

ATPS - Comportamento Organizacional - Etapas 01 e 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA ANCHIETA SÃO B. DO CAMPO - SP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1° ANO
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATPS ETAPAS 1 E 2
PROFESSOR: ANTONIO CARLOS
SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
31/03/2014
TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS
	Nome
	Personalidade
	Dificuldades de Percepção
	Implicação Negativa
	Alba
	Incompreensível com o trabalho de seu sócio, desinteressada da parte burocrática da Pet Gamour
	É a mulher individualista que só pensa no serviço dela e não ajuda para solucionar os problemas da empresa
	Não quer misturar a sua área de trabalho com as demais da empresa
	Anita
	Irresponsável, não segue as regras da organização quanto a utilização de produtos e registros
	Se sente incomodada com o ego do Éder, porém, incomoda Rui pela falta de controle dos produtos
	Usa os produtos sem aviso, sem registro e sem comunicar a Rui, e dessa forma gera um descontrole no estoque da empresa
	Eder
	Autoconfiante, arrogante considera-se superior
	É egocêntrico e isso desagrada as pessoas ao seu redor
	Se acha superior aos colegas e isso gera mal-estar entre eles
	Elaine
	Negligente, descomprometida com horários e faltas
	Fechada, não cria contato com os colegas de trabalho e não participa das atividades da empresa
	Muitos atrasos e faltas constantes justificadas com atestados repetitivos
	Iara
	Imparcial, omissa, não participa das decisões e problemas da Pet Glamour
	
	
	João
	Esforçado, trabalhador, não possui perfil de líder
	Não consegue ter controle da gerencia administrativa da empresa
	Trabalha sobrecarregado e por causa disso tem dificuldades para administrar a empresa
	Lea
	Irresponsável, não segue as regras da organização quanto a utilização de produtos e registros
	Se sente incomodada com o ego do Éder, porém, incomoda Rui pela falta de controle dos produtos
	Usa os produtos sem aviso, sem registro e sem comunicar o Rui, e dessa forma gera um descontrole no estoque da empresa
	Leila
	Descomprometida com horários e faltas
	Fechada, não cria contato com os colegas de trabalho e não participa das atividades da empresa
	Muitos atrasos e faltas constantes justificadas com atestados repetitivos
	Rui
	Organizado, falta de autoridade com os funcionários
	É inseguro e isso faz com que os funcionários não o respeita
	Não tem e nem tenta ter autoridades sob os funcionários
Através das informações do capítulo sete, podemos perceber como funciona a personalidade de uma pessoa.
Podemos perceber como somos diferentes uns dos outros e através das teorias que foram citadas podemos entender o porque dessas diferenças que existem por causa de nossa personalidade.
Uma das coisas que afetam nossa personalidade é o ambiente em que vivemos. Por exemplo: O lugar em que vivemos, nosso ambiente familiar, nossa cultura, entre outras coisas. Tudo isso influência a nossa personalidade.
Existem quatro teorias da personalidade e elas são as mais aceitas para uma explicação, São elas: a teoria dos traços da personalidade, psicodinâmica, humanística e integrativa.
A teoria dos traços da personalidade aborda em primeiro lugar a teoria de Gordon Allport, essa teoria diz que se combinarmos traços de um determinado grupo, o resultado seria a personalidade de um indivíduo. Porém a outra teoria que é a Big Five que reduziu esse traços em apenas cinco. Que são eles: extraversão, agradabilidade, estabilidade emocional e abertura para experiência. Esse teoria anda recebendo muitas críticas “já que a personalidade é dinâmica e não completamente estável”.
A teoria psicodinâmica é baseada por completo no trabalho de Sigmund Freud. Essa teoria enfatiza o inconsciente humano, E vê a personalidade com resultado de três elementos: o ido ego e o superego.
A teoria humanista é baseada na teoria de Carl Rogers. Que acreditava que todos os homens tem um impulso interno. E que centraliza o crescimento e o aprimoramento do indivíduo.
A abordagem integrativa passou a ser vista como resultado da associação de emoções, cognições, atitudes, expectativas e fantasias. A abordagem integrativa olha a pessoa como um todo e nas variáveis situacionais, e assim poder entender o comportamento de uma pessoa.
Portanto, podemos aprender e entender como nossa personalidade acaba se formando ao longo do tempo e como o ambiente em que vivemos pode influenciar nossas atitudes.
No capítulo oito podemos aprender sobre a percepção e o comportamento individual.
O que fica bem claro para nós é que a percepção é a nossa forma de interpretar o mundo em que vivemos. Postamn e Weingartner, falam sobre isso. E é através das suas colocações que podemos perceber como funciona a nossa percepção.
Portman e Weingartner falam que a nossa percepção provém de nos mesmo, é não das coisas que nos cercam. Ou seja, percebemos as coisa através da nossa necessidade e do que queremos perceber. Assim a nossa experiência nos leva a supor que funcionará o nosso interesse.
Para que nossa percepção venha mudar temos que ter semelhanças com o próximo, pois só assim iremos entender o ponto de vista de quem está ao nosso lado. Dessa forma entendemos que ainda que várias pessoas estejam passando pela mesma situação não significa que elas estão percebendo a mesma coisa.
Dessa formas podemos entender que os nossos valores e a nossa forma de percepção são completamente diferente e voltado a nossa necessidade. E que só há uma mudança através das semelhanças que temos com o nosso próximo, pois só assim pode haver uma mudança se for necessária.
TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES
	Nome
	Fator Motivador
	Fator Desmotivador
	Alba Lourenzão
	Ter conseguido abrir um negócio próprio
	A queda do faturamento na empresa
	João Maria Lourenzão
	Ter conseguido abrir um negócio próprio
	A falta de colaboração de irmã na burocracia da empresa
	Rui Leme
	Ter entrado como gerente num empreendedorismo recém-criado
	A falta de controle na gerência
CÁLCULO DOS ESCORES
João Maria Lourenzão: 30 pontos = Bandeira Amarela: Seu nível de stress e de raiva contida é alto e você deve estar sentido-se agressivo ás pessoas, ainda que sob controle.
Rui Leme: 27 pontos = Relaxe: Você se encontra em uma faixa de normalidade, Você deve ficar irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma boa justificativa.
Alba Lourenzão: 20 pontos = Relaxe: Você se encontra em uma faixa de normalidade, Você deve ficar irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma boa justificativa.
O Pet  Glamour, empresa criada pelos irmãos Alba e João Lourenzão, sofreu uma perda no  faturamento  de 4% em seus lucros durante o ano anterior, o que fez com que os irmãos notassem  que algo não anda bem com a empresa, mesmo cada um tenha atribuições previamente definidas na empresa, um acaba culpando o outro pela falta colaboração para um melhor resultado da empresa, perante isto foi feita uma analise de posição de cada um dentro da empresa, cuja finalidade é verificar os pontos negativos que concorrem para o insucesso da empresa. 
Alba, irmã de João, reclama que o sócio vem administrando mal a empresa, já que ele é o responsável pela administração da empresa e ela cuida da execução dos trabalhos no Petshop, já João reclama que a irmã não o ajuda na administração, e que  está sobrecarregado e não esta dando conta de organizar toda parte administrativa da empresa sozinho.
Embora haja uma deficiência na administração de João, não cabe só a Alba criticar suas atuações, ela deve procurar uma solução para o problema seja resolvido, ajudando mais seu sócio  nas  questões burocráticas da empresa.  
Em relação a colaboradora Anita, existe um problema de comunicação com a gerência do Pet, pois ela  trabalha sem qualquer contato com o gerente Rui, utilizando  os produtos do Pet da forma que bem entende, não prestando informações ao gerente do Pet,este tipo de relação não ajuda em nada a melhorar a situação financeira e não atente as necessidades  da empresa. 
A personalidade
do funcionário Éder Seles é outra situação que não colabora em nada com o crescimento da empresa, sua personalidade difícil, acaba atrapalhando o seu serviço, por causa do seu enorme orgulho, é necessário que fique claro as funções que Éder deve exercer e de que forma será feita. 
A melhora nas vendas da empresa só vai acontecer quando os  funcionários se tornarem mais  comprometidos com seu trabalho, e ramo de prestação de serviços e vendas, o vendedor ocupa uma posição primordial para o sucesso da empresa, já que boa parte dos lucros da empresa vem da vendas dos produtos .
 A funcionária Elaine Vérner deve ser advertida quanto aos horários de trabalho, é necessário que ela tenha uma maior  comprometimento com seu trabalho e mais profissionalismo , somente assim  poderá se obtidos bons resultados. 
O sucesso de qualquer empresa depende por uma boa administração é João Lourenzão não vem conseguindo organizar a empresa adequadamente , é necessária dedicação e percepção para organizar a empresa, ele precisa saber quais são os fatores que desmotivador e motivador de cada um dos seus funcionários, saber quais são os níveis de stress de todos  assim como o seu próprio, só assim João saberá quais as necessidades da empresa e como é possível resolver tais problemas, melhorando o desempenho de todos os funcionários, João automaticamente aumentará também o faturamento da empresa. 
O gerente Rui é uma pessoa muito sociável, contudo tem demonstrado pouca confiança no cargo que lhe foi designado por não ter voz ativa, o que faz com que suas funcionárias passem por cima de suas ordens e de sua autoridade, e também por não perceber que as funcionárias estão desmotivadas; por mais que elas sejam boas funcionárias, agradáveis e extrovertidas, não são motivadas o suficiente para ter vontade e disposição para o trabalho, e isso é o que faz com que Elaine e Leila tenham muitas ocorrências de atraso e apresentem vários atestados médicos.
O setor de banho e tosa deve  sempre seguir as comandos da gerência, e a colaboradora Lea Jordão tem que saber quais os produtos deverão ser utilizados em cada banho realizado, para assim saber o preço de cada serviço oferecido. 
Leila Xavier outra das vendedoras do Pet também esta gerando prejuízo para empresa, pois está no setor de propulsão da empresa, e também não vem cumprindo e os horários  que devem ser rigorosamente obedecidos,para que  somente assim as vendas da empresa possam aumentar. 
 
Esses fatores resultam da falta de percepção e motivação de cada um dos integrantes em particular, da inexperiência dos sócios em administrar uma empresa, a falta de idéias inovadoras para que os problemas sejam resolvidos, e a falta de iniciativa. Ninguém tem mostrado motivação ou interesse na função na qual lhes foi designada, e principalmente a falta de comunicação do conjunto dos integrantes. A comunicação as trocas de idéias são essenciais dentro de uma equipe, pois melhora o entendimento entre os integrantes, e assim um melhor funcionamento do negócio e a melhora no faturamento da empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes