Buscar

ATPS Teoria da Contabilidade Etapas 01 e 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA ANCHIETA SÃO B. DO CAMPO - SP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1° ANO
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
ATPS: ETAPA 01
PROFESSOR: MARCOS HENRIQUES SECOLO
SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
02/10/2014
ETAPA 01 (Passo 01/02/03/)
PASSO 01
Vídeo “História da Contabilidade”
PASSO 02
Quem foi Luca Pacioli? Qual a contribuição dele para a Contabilidade?
Luca Pacioli, foi um monge franciscano e matemático italiano, foi o idealizador do método das partidas dobradas (1494), esse método é utilizado até os dias de hoje e revolucionou a Contabilidade em geral, pois possibilitou uma noção de igualdade em todas as contas e isso ajudou a dar forma aos demonstrativos contábeis. 
O que é o Método das Partidas Dobradas?
É o sistema usado pelas empresas para registrar seus débitos e créditos (transações). Foi criado pelo Luca Pacioli em 1494 e consiste em sempre registrar um débito em contrapartida a um crédito, vice-versa. 
Quem eram os Provedores da Fazenda?
Os Provedores da Fazenda eram os contadores do Governo Geral.
Quando se iniciou o ensino de Contabilidade no Brasil?
O curso técnico de contabilidade começou na FECAP em 1902 e o primeiro bacharelado de contabilidade foi em 1946 na USP.
Quando e onde se realizou o primeiro Congresso Nacional de Contabilidade?
Foi realizado do dia 16 a 24 de Agosto do ano de 1924, na Associação dos Empregados do Comercio do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro – RJ.
Qual presidente do Brasil sancionou a lei que reconhecia a atividade de
Contabilidade?
A atividade de contabilidade foi reconhecida através do Decreto-Lei nº 9295/46 pelo presidente Eurico Gaspar Dutra.
Quando surgiu a primeira máquina auxiliadora de cálculo? Quem desenvolveu essa máquina?
A primeira máquina auxiliadora de calculo surgiu em 1642. Foi desenvolvida pelo filósofo Blaise Pascal quando tinha 18 anos.
Quem desenvolveu e quando foi desenvolvida a máquina de contabilizar? Como ela se chamava?
Foi por desenvolvida Ellis em 1901 e se chamava máquina Ellis. 
O que é contabilidade? Cite exemplos.
A contabilidade é ciência que estuda as variações ocorridas no patrimônio (bens, direitos e obrigações), é também uma importante forma de se obter informações para tomadas de decisões em uma empresa. Através da contabilidade é possível controlar todos os fatos ocorridos de uma entidade, como por exemplo, financeiros, estoque, custos e fiscal.
O que é livro diário? Quando ele surgiu?Para que ele serve?
É um livro contábil obrigatório e muito importante, onde são registradas as operações diárias de uma empresa. Surgiu no século XV. O livro diário serve para registrar todas as movimentações e transações de uma entidade, onde é escriturada de forma cronológica.
Qual a importância da contabilidade na ocasião do seu surgimento?
A importância da contabilidade na época em que surgiu foi que os comerciantes utilizavam na venda dos seus bens e também na cobrança de impostos onde era utilizada a contabilidade para registrar.
Qual a importância da Contabilidade nos dias de hoje? Cite exemplos.
Hoje a contabilidade é muito importante para se observar a situação de uma empresa, como por exemplo, se houve lucro ou prejuízo em um determinado período, é possível saber todas as movimentações efetuadas na empresa, além da possibilidade de se planejar novas ações com os dados fornecidos pela contabilidade.
PASSO 03
Desenvolver um texto que demonstre como a Contabilidade está presente no dia a dia das pessoas e empresas com base nas respostas do passo 02 em no máximo dez laudas, entregar e apresentar por meio de seminários, a produção escrito com apoio do PowerPoint em data a ser combinada com o professor.
Muita gente não faz idéia de como a contabilidade é presente na vida de todos e que não se restringe somente as empresas, o que faz as pessoas pensarem dessa forma é a “fama” que a contabilidade tem de ser algo chato, desinteressante e até mesmo inútil. É evidente que contabilidade vem da palavra “contar”, sendo assim, só pelo fato de você ir ao mercado e deixar de comprar o sabonete X para comprar dois sabonetes Y você está contabilizando sem perceber, é claro que a contabilidade dentro da uma organização é muito mais complexa e burocrática do que um simples calculo de compras no mercado.
A contabilidade nas empresas tem extrema importância, porque é ela que mostra todas as suas dividas, todos os seus bens, se está tendo lucro ou se está tendo prejuízo, controla os ativos, os estoques, entre outras atividades pertinentes à contabilidade, e por fim disponibiliza os demonstrativos contábeis aos sócios, diretores ou presidentes, com estes demonstrativos as empresas podem fazer seus planejamentos com mais clareza e objetividade. Já para as pessoas físicas a contabilidade também é importante, já que grande parte da população não tem controle sobre seus gastos, na maioria das vezes só sabem o que ganha, e olhe lá, tudo que você faz, é necessário contabilizar, vai comprar um carro? Uma casa? Vai fazer qualquer investimento? É necessário contabilizar, você vai ter que colocar tudo na ponta do lápis, saber o quanto vai gastar, o quanto vai pagar de juros, o quanto precisa para isso ou para aquilo, e claro, quanto será o seu retorno, por isso e por muitos outros motivos seria interessante a contabilidade se tornar uma matéria desde o ensino fundamental, assim todos saberiam a importância que tem a contabilidade e com certeza teriam mais sucesso em seus investimentos e nas suas escolhas pessoais e profissionais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais