Buscar

ATPS Teoria da Contabilidade Etapas 03 e 04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA ANCHIETA SÃO B. DO CAMPO - SP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1° ANO / 2° SEMESTRE
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
ATPS: Definição e Critérios de Avaliação de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido
PROFESSOR: MARCOS HENRIQUES SECOLO
SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP
2014
Definição e Critérios de Avaliação de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido
ETAPA 03 (Passos 01/02/03)
PASSO 01
A - Qual o objetivo da Contabilidade?​
Estudar e fornecer variações entre quantidade e importância, distribuindo as informações adequadamente se formando o patrimônio liquido (Conjunto de bens, direitos e obrigações) das organizações. Técnicas impostas sob leis que tem o objetivo de controlar os patrimônios, perante o seu grupo de princípios, normas e técnicas com procedimentos próprios a fim de apurar resultados, facilitando em tomadas de decisões e planos de negócios para atitudes futuras dentro da empresa.
 
B- Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da Contabilidade?
A contabilidade é influenciada ao crescimento e desenvolvimento por novas tecnologias, investimento, planejamento e controle. É uma ferramenta gerencial importante, transmitindo informações para melhorar o planejamento e controle em decisões, aprimorando serviços e produtos das organizações.
C- Quem são os usuários da contabilidade?
Os usuários da contabilidade são classificados em externo: Fisco (Receita Federal, Secretaria do estado e município) Bancos, fornecedores, clientes e os demais que tenham precisão em saber sobre as variações do patrimônio da empresa. Os usuários internos são os que utilizam as informações da contabilidade dentro da organização, exemplo: Acionistas ou sócios, administradores, diretores, gerentes, e etc. 
D – O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?
Bens tangíveis são os que contêm corpo e substâncias,exemplos: Dinheiro em caixa, saldos em contas bancárias, estoques de matérias primas, estoque de mercadorias para revenda, imóveis, veículos e etc.​ Bens intangíveis são os que não obtêm substancias físicas, exemplos: pontos comerciais, marcas, patentes.
E - O que são bens, direitos e obrigações? Cite Exemplos​
Bens são os objetos que a empresa possui, podendo ser tangível (Físicos: Imóvel, máquinas, equipamentos, carros e etc.) e intangíveis, exemplo (Não é físico: marcas, patentes e etc.)​
F – Qual a finalidade de um balanço patrimonial?
É a principal demonstração financeira, onde é especificado o equilíbrio entre bens direitos e obrigações. Mostra de fato qual é o patrimônio da empresa, quantos são e quanto vale, dando um resultado a partir do equilíbrio entre ativos e passivos.
G - Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultado? Cite exemplos
Contas patrimoniais são os bens, direitos, obrigações e patrimônio liquido existente entre o ativo e passivo, são elas que indicam os patrimônios da entidade, exemplos: Bancos, fornecedores, imóveis e etc. As contas de resultados representam se em contas de despesas e receitas, onde não estão inclusas no balanço patrimonial, exemplos: Água e esgoto, telefones, energia elétrica e etc.
H - Qual a finalidade de uma demonstração de resultado dos exercícios?
A demonstração de resultados do exercício de modo vertical demonstra o resultado da apuração em relação ao agrupamento de operações realizadas, geralmente 12 meses (1ano).​
I  - Qual a importância de uma sistemática contábil para as empresas no Brasil? Explique. 
A lei 11.638 de 28/12/2007, vigorada em 01/01/2008 implantou com grande valorização os demonstrativos de fluxo de caixa no Brasil, tornando-se indispensável e obrigatório, tanto aos contadores quanto a administradores, diretores e todos aqueles que fazem parte do ambiente comercial, contábil e empresarial, que tenham o interesse em elaborar e analisar balanços patrimoniais, a fim de instruí-los a interpretar criticamente seus resultados.
J - O que se entende por capital de terceiros? Explique.​
Capital de terceiros é o passivo real ou exigível da organização, corresponde a investimentos realizados com recursos de terceiros, exemplo: carro financiado pelo banco em 24 vezes (Financiamentos a pagar) ou compra de mercadorias (estoque) com pagamento a prazo, parcelado (Fornecedores).
PASSO 02
ATIVO IMOBILIZADO
 		Entendemos que ativo imobilizado são bens e direitos que pode ser convertidos em dinheiro em curto prazo, é estabelecer de forma contábil aos usuários para que tenham as informações sobre os seus investimentos da entidade, com a contabilização do determinando os valores contábeis, os valores de depreciação e reconhecimento do ativo, é uma tangível que é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos (geram fluxos de caixa), se espera utilizar por mais de um período. A norma não prescreve o critério de materialidade utilizado para definir se um ativo deve ser reconhecido no imobilizado, por outro lado, o pronunciamento informa que pode ser adequado registrar determinados itens não materiais no imobilizado e aplicar os critérios do imobilizado pelo valor global, alguns ativos podem ser adquiridos por questões de segurança ou de natureza ambiental, nesses casos, embora não diretamente vinculados à geração de fluxos de caixa da entidade, contribuem para sua continuidade.
CUSTOS
Entendemos que os custos dos ativos  permanentes imobilizados que atendam aos critérios de reconhecimento devem ser mensurados por seu valor de custo.  Esse custo compreende os seguintes itens:
O preço de compra, incluindo os direitos de importação e os impostos incidentes sobre a compra não reembolsáveis, após a dedução dos descontos comerciais e abatimentos obtidos;
Quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e nas condições necessárias para funcionamento, na forma pretendida pela gerência;
A estimativa inicial dos custos de desativar e remover o item e de restauração do local no qual está  localizado, cuja obrigação uma entidade incorre, seja quando o  item é adquirido, seja como conseqüência de ter usado o item durante um determinado período para finalidades diferentes da produção de bens durante esse período.
MENSURAÇÃO DO CUSTO
O custo de um item de ativo imobilizado é equivalente ao preço à vista na data do reconhecimento.
Se o prazo de pagamento excede os prazos normais de crédito, a diferença  entre  o  preço  equivalente  à  vista  e  o  total  dos  pagamentos  deve  ser reconhecida como despesa com  juros durante o período.
PASSIVO CIRCULANTE
Entendemos que são obrigações que geralmente são paga dentro do período de 1 ano, separando entre contas a pagar, fornecedores, mão de obra, mercadorias, duplicatas emitidas, em aberto e quitadas, empréstimos bancários, títulos a pagar, salários e impostos. Compõem o Balanço patrimonial das empresas constando as contas citadas.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Entendemos que É a outra parte dos recursos da empresa chamados de próprios, porque pertencem verdadeiramente aos donos. É a diferença entre o Ativo e o Passivo. Uma empresa pode ter muitos bens, mas se ela tiver muitas dívidas também, o patrimônio dos donos poderá ser nulo ou até negativo.
Representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o Patrimônio Líquido, que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.
Em contabilidade, capital social representa o investimento efetuado na sociedade pelos seus proprietários e acionistas, que adquiriram os títulos denominados de ações. Pelas leis brasileiras, o valor do capital social é imutável e só sofrerá alterações quando houver a aprovação de aumentos ou diminuições do mesmo. Até 1994, o capital social podia ser corrigido monetariamente, mas esse acréscimo era contabilizado em uma conta de reserva de capital,
só passando para a conta do capital social quando aprovado o aumento do capital por esse quantum.
PASSO 03
CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS
	ELEMENTOS
	A
	B
	C
	Dinheiro
	Bens
	Positivo
	Ativo
	Estoque de Mercadoria
	Bens
	Positivo
	Ativo
	Duplicatas a Receber
	Direito
	Positivo
	Ativo
	Duplicatas a Pagar
	Obrigação
	Negativo
	Passivo
	Imóveis
	Bens
	Positivo
	Ativo
	Marcas
	Bens
	Positivo
	Ativo
	Maquina de calcular
	Bens
	Positivo
	Ativo
	Terrenos
	Bens
	Positivo
	Ativo
	Veículos 
	Bens
	Positivo
	Ativo
	Salários a Pagar
	Obrigação
	Negativo
	Passivo
	Impostos a Pagar
	Obrigação
	Negativo
	Passivo
	Notas Promissórias a Receber
	Direito
	Positivo
	Ativo
	Instalações
	Bens
	Positivo
	Ativo
	Pró-Labore a Pagar
	Direito
	Negativo
	Passivo
	Ferramentas
	Bens
	Positivo
	Ativo
	Estoque de Matéria-Prima
	Bens
	Positivo
	Ativo
	Aluguéis a Pagar
	Obrigação
	Negativo
	Passivo
	Patentes
	Bens
	Positivo
	Ativo
	Móveis e utensílios
	Bens
	Positivo
	Ativo
	Notas Promissórias a Pagar
	Obrigação
	Negativo
	Passivo
Referências Bibliográficas
WWW.cpc.org.br
WWW.cfc.org.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais