Buscar

TRAB GRP 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
 SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
2 ENTREVISTA COM UMA EMPRESA DE CONTABILIDADE	4
2.1 COMENTARIOS DO GRUPO................................................................................6
3 ENTREVISTA COM UMA EMPRESA COMERCIAL	7
3.1 COMENTARIOS DO GRUPO................................................................................9
4 UMA VISÃO PRATICA DA CONTABILIDADE	10
5 CONCLUSÃO	8
REFERENCIAS	14
��
INTRODUÇÃO
Vivemos a era da globalização, da informatização e estamos inseridos num mercado profissional altamente competitivo, diante destas prerrogativas entende-se que para que consigamos ocupar lugar de destaque, de reconhecimento precisamos estar nos capacitando diariamente. O bom profissional que se preze busca informações atualizadas, recursos que o levem a focar objetivos e ir em busca do sucesso.
Neste trabalho esta evidenciado os conhecimentos e qualificações que possuem o profissional contábil e um empresário do ramo de revenda e distribuição de combustíveis, através de um questionário respondido por ambos.
entrevista com uma empresa de contabilidade
QUESTIONARIO PROPOSTO:
Qual a formação do Responsável pela Contabilidade?
Resposta: Técnico em Contabilidade
Qual o Tempo de atuação na profissão?
Resposta: 34 anos
Porque escolheu a profissão contábil?
 	Resposta: Por necessidade de emprego, iniciando como auxiliar de serviços gerais, ao iniciar as minhas atividades como contador, percebi que me identificava muito com a área e decidi investir.
Realizou curso de aperfeiçoamento profissional durante o curso de graduação?
 Resposta: Não possuo ainda a graduação em contabilidade mas procuro atualizar meus conhecimentos, participo assiduamente de cursos de qualificação profissional, palestras, congressos contribuindo para ampliar minhas experiências.
Já exercia atividade contábil de durante o curso de graduação?
 Resposta: Exerço atividade contábil há 34 anos, mas ainda não fiz curso de graduação.
Qual a importância da profissão contábil na sociedade?
 Resposta: A contabilidade é o ramo da ciência que estuda o patrimônio, desta forma, esta ligada diretamente à sociedade, desde a pessoa física ate mesmo o ambulante hoje tido como empreendedor individual através do MEI (Micro Empreendedor Individual). A contabilidade atua também nas empresas de terceiros setor, como por exemplo: Associações, Fundações e ONGs, Etc. Quanto ao mais a contabilidade esta presente em todas as atividades empresarias, comercias e industriais.
Qual a relação entre a contabilidade a administração e o empresário?
Resposta: Não seria possível se falar em contabilidade sem a existência da administração e do empresário. São peças indispensáveis para a continuidade da organização. 
Como está composto o seu mix de clientes? Qual o percentual de clientes industria, comercio ou prestação de serviços?
 	Resposta: meus clientes são a base maior do meu escritório. O maior volume de clientes na contabilidade é a do ramo de Distribuição de Petróleo e seus derivados, isto significa em percentual mais ou menos 70% ( setenta por cento), os outros 30% (trinta por cento) são de empresas de pequeno porte e micro empresa composta de comercio e prestadoras de serviços.
Quais Demonstrações contábeis são entregues mensalmente aos clientes.
Resposta: Balanços, Balancetes, DRE, dentre outras solicitadas eventualmente
2.1 COMENTARIOS DO GRUPO ACERCA DAS REPOSTAS OBTIDAS:
A profissão contábil é a que mais cresce no mercado de trabalho. Segundo pesquisas Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) o contador tem um mercado de trabalho que hoje conta com 5,1 milhões de entidades no país. Dessas, 98% são micro e pequenas e apenas 200 mil profissionais atuando na área.
De acordo com estes dados, nota-se que o profissional contábil tem um grande desafio visto à quantidade de entidades em funcionamento no país. Portanto para atender ao mercado promissor faz-se necessário que “o contador tenha uma visão global da empresa e seja capaz de auxiliar o gestor nas decisões, assumindo o papel de consultor do empresário”, afirma José Antônio de França, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade. 
O entrevistado neste trabalho preferiu ficar no anonimato tendo a sua identidade preservada, ele demonstrou grande satisfação em responder ao questionário, é um profissional que já atua a um bom tempo no mercado de trabalho, possui uma empresa conceituada na cidade, e tem conhecimento amplo do ramo em que atua. Apesar de ter respondido que escolheu a profissão contábil por necessidade de emprego, nota-se que tem empenhado muito bem o papel que lhe é atribuído, trabalha com zelo e já atua no mercado a um bom período de tempo possuindo uma boa clientela. O contador não realizou nenhum curso de graduação para o exercício da profissão, possuindo apenas a formação de técnico em contabilidade, esse dado não o desqualifica, mas sabe-se que o curso de graduação para o profissional que já atua ou que pretende atuar na área contábil é de fundamental importância, pois por meio de estudos amplos permite ao profissional conhecer mais detalhadamente todas as áreas que envolvem a contabilidade, inclusive de como gerenciar e manter um bom relacionamento com os clientes e o público. 
ENTREVISTA COM UMA EMPRESA COMERCIAL
QUESTIONARIO PROPOSTO:
Qual a atividade econômica de sua empresa.
 	Resposta: Venda a varejo de produtos derivado de petróleo (Gasolina, álcool, diesel, óleos lubrificantes), etc.
Qual o número de colaboradores.
 	Resposta: 485 – sendo da seguinte forma: Gerentes, Auxiliares, Motoristas, Frentistas e Caixas.
3- 	A Escrituração Contábil é feita na própria empresa ou em escritório terceirizado. 
 Resposta: Parte na empresa e parte em escritório terceirizado.
Em sua opinião, para que servem as informações contábeis que você recebe do seu contador.
 	Resposta: As informações que são repassadas pelo contador servem para acompanhamento da saúde financeira da empresa, onde juntamente com o mesmo faço as indagações necessárias, para tomada de decisões que elevam o grau de confiabilidade nos investimentos a serem feitos para o crescimento do grupo econômico.
Você como empresário/responsável pela empresa utiliza as informações contidas nas demonstrações contábeis para a gestão de sua empresa.
Resposta: Sim, o que seria da empresa se as informações prestadas pelo contador não fossem utilizadas, como saber se obtivemos lucro ou prejuízo a cada semestre e ano, pois a nossa finalidade não é somente o lucro, mas sim a continuidade da empresa.
Além das demonstrações contábeis padrão, o seu contador apresenta relatórios explicativos?
Resposta: Sim, apresenta relatórios explicativos com base nas demonstrações contábeis.
7- 	A Missão de sua empresa esta bem definida?
Resposta: Acredito que sim, pois, tenho em mente o crescimento da mesma e esta tem crescido nos moldes do modelo empregado com a minha direção.
8- 	A visão de futuro empresarial é bem clara?
Resposta: Uma boa pergunta, mas sim, pois comecei com um posto de distribuição e atendendo bem aos meus clientes, hoje tenho uma rede de distribuição não só a varejo, mas também venda a grosso, ou melhor, redistribuindo o produto (petróleo).
A empresa utiliza na gestão o controle através do fluxo de caixa?
Resposta: A empresa não possui o controle de fluxo de caixa funcionando com eficácia, temos um controle interno, mas algumas despesas não possuem valor fiscal, desta forma o caixa por algumas vezes não fecha devidamente.
 Todos os colaboradores da empresa conhecem o organograma da empresa?
Resposta: Temos uma hierarquia, mas ainda não coloquei o organograma em evidencia para alcance de todos os
funcionários, com esta pergunta irei providenciar em toda a rede para que fique disponível a todos.
Qual tipo (estilo) de Liderança adotado.
 	Resposta: Uma liderança voltada a ouvir a valorizar a opinião dos funcionários, tendo boa relação com todos.
Como são resolvidos os possíveis conflitos surgidos entre líderes e empregados:
 	Resposta: Temos um colegiado e este assume o papel de mediador nos conflitos para opinarem sobre que solução tem que ser dada aos conflitos menos graves e os graves são repassado para a presidência da empresa (dono), que definira após ouvir o colegiado.
3.1 COMENTARIOS DO GRUPO ACERCA DAS REPOSTAS OBTIDAS:
Uma empresa bem estruturada tem a capacidade de corresponder mais do que se espera dela, ou seja, gerará lucro e estabilizar-se-á no mercado, por mais competitivo que seja.
A empresa entrevistada também solicitou que a sua identidade permanecesse no anonimato, uma empresa bem fundamentada, que atende a uma clientela de grande porte, trabalha com divisão de setores. Valoriza e utiliza todas as informações prestadas pelo contador, possui Missão e Visão bem estabelecidas. O empresário possui uma visão empreendedora, fato de que iniciou somente como posto de distribuição e hoje possui uma rede de distribuição, atendendo a um numero de cliente bem maior que no inicio da empresa. Esse sucesso se deu pelo fato de que o empresário soube administrar bem, desde o inicio da instituição utilizando e valorizando as informações passadas pelo profissional contábil. Apesar de ter obtido sucesso e alcançado muitos dos seus objetivos, nota-se que o empresário ainda possui pouca informação no que diz respeito a algumas áreas administrativas, que se fossem revisadas com certeza obteria um êxito maior em suas operações.
UMA VISÃO PRATICA DA CONTABILIDADE
Para que se obtenha êxito na relação entre empresário e contabilidade, faz-se necessário de que ambos entendam qual o seu papel e desempenhem cada atividade que lhes é atribuída com muita determinação e responsabilidade. O escritor e contador José Carlos Marion disse certa vez: “a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para tomada de decisões dentro e fora da empresa. (…) Uma empresa sem boa contabilidade é como um barco em alto-mar sem bússola”.
Nota-se de acordo com as respostas obtidas no questionário que a visão do profissional contábil é diferente da visão do empresário. O contador aqui entrevistado visa obter a cada dia mais qualidade nos serviços prestados para que seu escritório esteja bem conceituado, busca a qualidade na gestão considerando seus clientes como sendo a base maior do seu escritório e entende que deve trabalhar sempre baseado no Código de Ética que regula a profissão contábil. O empresário por sua vez tem por objetivo não somente a obtenção de lucros, mas a continuidade e o bom funcionamento da organização e relata que necessita das informações passadas pela contabilidade a fim de saber como anda a saúde financeira da empresa.
É de grande valia esse reconhecimento por parte do empresário, visto que o contabilista é o profissional detentor das prerrogativas exclusivas para o exercício da atividade contábil, no contexto social, este profissional está vinculado de forma decisiva, pois seus atos produzem informações que afetam diretamente a vida das empresas, entidades em geral. Portanto, o contabilista deve praticar seus atos sempre sob a égide da lei e seguir com rigor o código de ética da profissão. 
A contabilidade entrevistada funciona sob administração de um profissional experiente, com uma vasta estrada percorrida no ramo da contabilidade. Quanto ao aspecto físico, percebe-se que se trata de um ambiente espaçoso, mas sem muito planejamento, os setores deveriam estar mais bem divididos, aproveitando melhor estes espaços e atendendo aos clientes de forma mais confortável. 
O profissional da área de contabilidade esta vinculado de forma decisiva na vida das empresas, pois os seus atos produzem informações que afetam diretamente a entidade. De acordo com a entrevista feita com o empresário, pode-se notar que na empresa não funciona eficazmente controles através do fluxo de caixa. Todas as operações, sejam elas de uma empresa ou de uma pessoa física, devem possuir um controle. Este controle refere-se a tudo o que for saída ou entrada de caixa. Assim, sem um controle eficaz dentro de uma organização, a avaliação da atividade se torna difícil, não possuindo informações sobre a rentabilidade e sobre o grau de liquidez da empresa. Estes controles são elaborados a partir de relatórios internos que subsidiam os administradores na tomada de decisões. A empresa utiliza as informações contábeis para o bom funcionamento da empresa, mas o controle do fluxo de caixa deve ser acompanhado diariamente dentro da organização. A administração da empresa sem o controle minucioso fará com que as informações específicas sobre lucros e prejuízos da entidade sejam prejudicadas.
Quando interrogado a respeito da missão da empresa, se esta estava bem definida o empresário respondeu que tem em mente o crescimento da empresa e que ela tem crescido nos moldes e modelos empregado em sua direção.  
Jesus (2008) diz que a missão de uma empresa está intimamente ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social. Toda missão dever nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização. 
Andrade (2002) define que visão de uma organização dever ser a situação futura desejada a longo prazo, dever ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão.  O empresário precisa rever a visão e missão empresarial que vem sendo definida dentro da organização. Para se definir a missão de uma organização algumas perguntas devem ser respondidas como: Qual o nosso negocio? Quem é o nosso cliente? Que satisfação ele quer ao comprar nosso produto? 
A importância de se estabelecer metas e objetivos como a missão e a visão de uma organização, vai além de simplesmente escrever algumas linhas e colocá-las no site ou mural da empresa. A criação da missão e visão da organização tem que ser definida de forma que todos os envolvidos no processo, funcionários, acionistas, fornecedores e sociedade, compreendam a sua importância e coloquem em pratica sua filosofia. È dever do gestor, cobrar para que essas metas e objetivos sejam alcançadas.
CONCLUSÃO
Para que o profissional contábil e o empresário comercial possam se manter firmes e fundamentados no mercado precisam atender as demandas que envolvem cada profissão. Nota-se a partir das prerrogativas acima elucidadas que se faz necessário que o profissional contábil e o empresário sejam pessoas atualizadas, a fim de alcançarem reconhecimento profissional e conquistarem o mercado. A relação entre contabilidade e empresa deve estar em sintonia, pois sabe-se que um depende do outro para seguir a caminhada rumo ao sucesso.
REFERÊNCIAS
SILVA, Mônica Maria. Fundamentos da Administração: Ciências Contábeis I / Monica Maria da Silva. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 
Brito. Luisa do G1, em São Paulo Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,MUL2947-5604-2894,00.html acesso em: 14/06/2012
http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/a-importancia-do-contador/22102/
Seabra
2012
UMA VISÃO PRÁTICA DA CONTABILIDADE
ALEXA SILVA BARROS
ELENICE CONCEIÇÃO MENDES
manoel carlos pereira junior
marcos david santos alcantara
paulo henrique parreiras
ruth kelly alves da silva santana
suzana isabela vieira santos
ALEXA SILVA BARROS
ELENICE CONCEIÇÃO MENDES
manoel carlos pereira junior
marcos david santos alcantara
paulo henrique parreiras
ruth kelly alves da silva santana
suzana isabela vieira santos
UMA VISÃO PRÁTICA DA CONTABILIDADE
Trabalho de Produção Textual em Interdisciplinar em Grupo, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Atividades Interdisciplinares.
Orientador: Prof. Vânia de Almeida Silva Machado – Contabilidade Básica; Prof. Têmis Chenso – Introdução ao Direito Publico e Privado; Prof. Eliane Araman – Matemática; Prof. Samara Silva – Fundamentos da Administração.
.
Seabra
2012
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTABEIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais