Buscar

TRAB INDV 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
 SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
2 CONCEITOS, OBJETIVOS E OBJETOS DA CONTABILIDADE	4
3 ESCRITURAÇÃO CONTABIL E SUAS DEMONSTRAÇÕES	6
4 CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL	7
5 A MISSÃO DA EMPRESA E A VISÃO EMPRESARIALL	8
6 PROCESSO ADMINISTRATIVOL	9
7 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES	10
8 ASPECTOS JURIDICOS RELEVANTES PARA PROFISSIONAL CONTABIL	11
9 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMATICAS PRESENTES NOS CALCULOS CONTABEIS	12
10 CONCLUSÃO	13
REFERENCIAS	14
��
INTRODUÇÃO
A evolução da contabilidade ao longo dos tempos tem contribuído com diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas formas de controlar o patrimônio utilizando sistemas de informações que colaboram com a tomada de decisões garantindo a continuidade e o sucesso das organizações.
Partindo desta afirmativa, este trabalho evidencia a importância de diversas áreas que contribuem diretamente para uma boa atuação do profissional de contabilidade.
CONCEITOS, OBJETIVOS E OBJETOS DA CONTABILIDADE
	A contabilidade tem sua origem em Uruk, antiga cidade da Mesopotâmia, por meio de achados arqueológicos estimados entre 8000 e 3000 anos a.C, portanto, o estudo da contabilidade é bastante antigo, pois desde tempos remotos que o homem já se preocupava em controlar sua riqueza.
	Segundo SÁ (1998:19) “há mais de 6.000 anos o comércio já era intenso, o controle religioso sobre o estado já era grande e poderoso, daí derivando grande quantidade de fatos a registrar, ensejando, também o desenvolvimento da escrita contábil”. No início, esses registros eram realizados através de pequenas peças de argila.
	O ano de 1494 na Itália foi considerado o marco na arte contábil, a partir da obra do Frade beneditino Luca Pacioli que continha o “Tractatus de Computis et Scripturis et Proporcionalita” foi o primeiro estudo sobre o método das partidas dobradas. Com a evolução deste estudo, a contabilidade percorreu por várias escolas do pensamento contábil, entre as quais destacam-se a Contista, a Personalista, a Neocontista, a Controlista, a Patrimonialita, a Administrativa, a Matemática, a Alemã, e a Norte-Americana.
	A contabilidade estuda as transformações da riqueza patrimonial, é uma ciência que visa controlar e revelar o real estado do patrimônio.
	O CFC - Conselho Federal de Contabilidade estabelece na Resolução 774 de 16 de dezembro de 1994 que “na Contabilidade, o objeto é sempre o patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorrem nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir lucro”. 
	Portanto, de forma bem simplificada podemos dizer que o objeto da contabilidade é o Patrimônio, definido como conjunto de bens, direitos e obrigações, que se caracteriza aspecto qualitativo e pelo aspecto quantitativo. 
	Quanto aos objetivos ou finalidade da Contabilidade, é de fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre sua composição e suas variações, buscando transmitir aos usuários informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, expressos sob a forma de tabelas, planilhas e outros.
	IUDÍCIBUS (1995:21), “o objetivo básico da contabilidade, portanto, pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais”. 
	
ESCRITURAÇÃO CONTABIL E SUAS DEMONSTRAÇÕES
A escrituração contábil evidencia o lançamento de toda a movimentação ocorrida na empresa de acordo com o método das partidas dobradas. “A escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior” (Lei 2.354/54, art. 2, e Lei 9.249/95, art. 25). 
Portanto, a escrituração contábil é o registro sistemático de quantias, datas e origens de cada receita e despesa geradas.
Dependemos das demonstrações contábeis para transmitirmos informações uteis e diferenciadas para cada tipo de usuário, estas informações são necessárias para as tomadas de decisões pelos usuários internos e externos, dentre as demonstrações contábeis existentes podemos citar o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício que são duas demonstrações contábeis obrigatórias e externas.
O Balanço Patrimonial é uma demonstração que evidencia qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da empresa em um determinado período, à esquerda são demonstrados ativos representados pelos bens e direitos de uma organização e a direita o passivo, representada pelas obrigações mais o patrimônio liquido.
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, evidencia o que aconteceu para que a empresa obtivesse determinado lucro naquele período, é a peça que mostra os resultados das operações do negocio em dado período de tempo. Nela é apresentado os detalhes das receitas resultantes das vendas de produto e serviço, despesas, custo de vendas, despesas operacionais e não operacionais. É apresentado de forma dedutiva na vertical, ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e em seguida indica o resultado que pode ser lucro ou prejuízo.
A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
Através da contabilidade, objetivos são traçados, os resultados são mensurados e evidenciados em relatórios elaborados através de sistemas de informações contábeis que facilitam a interpretação e tomada de decisão. Cada vez mais pessoas necessitam e procuram aprender a linguagem contábil, para gerir com precisão e segurança o negocio.
A Contabilidade como ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registros relativos a atos e fatos da administração, torna-se de fundamental importância para as empresas bem como para o gestor. Em síntese a contabilidade gerencial utiliza registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade, daí a necessidade de um profissional integrado com todo sistema de gestão.
A MISSÃO DA EMPRESA E A VISÃO EMPRESARIAL
Por refletir uma relação direta entre o mercado de atuação e a empresa, a missão deve ser dotada de flexibilidade no sentido de se verificar a real validade no contexto atual do mercado. Caso seja necessário é melhor que se mude parte ou toda a missão, a fim de não enfrentar as rejeições naturais, sendo vista como uma empresa que não consegue justificar sua existência.
Deve deixar claro o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem se propõe. O enunciado da missão é uma declaração precisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes.
No que diz respeito à visão, esta deve ser prática, realista e visível, para não parecer uma mera alucinação, caso ela sugira ou proponha resultados inatingíveis.
A visão não tem nada a ver com projetos ou sistemas, esta deve ter o perfil que a empresa deve se tornar quando todas as intenções, esforços e recursos, que se tem em mente, passarem por todos os colaboradores, tornando-se uma realidade.
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Na definição dos processos administrativos, identifica-se inicialmente o de Planejar, que por definição, precede a ação. Em seguida, identifica-se o de Organizar, que decorre de algum tipo de planejamento. 
Definidos o plano e a estrutura, vem a função de Direção, ou seja: fazer com que a coisa aconteça. A função de Controle, tem como objetivo garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado.
Planejamento
Considerada a principal função a ser realizada dentro do processo administrativo,
visto que para o sucesso de uma ação, depende exclusivamente do seu planejamento. Dentro desta função, voltada para o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.
Organização
Para que se atinja um objetivo, faz-se necessário organizar e definir os recursos necessários para e atingi-lo. Nesta função, estão as atividades de definição da estrutura, a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades, as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.
Direção
Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, uma vez estabelecido o planejamento e organizado os recursos, é hora de tomar direção.
Controle
Como as organizações não operam na base do improviso e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. O controle está diretamente ligado com o planejamento. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES
Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente uma organização. Para melhor compreender o conceito de ambiente, vamos separar em duas formas: ambiente geral (macro ambiente) e ambiente de tarefa (micro ambiente)
Ambiente geral ou macro ambiente
Formado por todos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos, que ocorrem no mundo e na sociedade em geral. O cenário ambiental influencia de forma poderosa nas organizações, afetando-as com maior ou menor impacto e criando condições mais ou menos favoráveis. 
Ambiente de tarefa ou micro ambiente
Cada organização tem seu próprio ambiente de tarefa, do qual obtém suas entradas e no qual coloca suas saídas ou resultados. É o ambiente mais próximo e especifico da organização. Desta forma, no ambiente de tarefa estão as entradas e saídas, ou seja, recursos (materiais, financeiros, humanos, etc.) os clientes e consumidores.
É no ambiente de tarefa que a organização estabelece seu domínio que define as relações de poder e dependência com relação aos elementos ambientais.
ASPECTOS JURIDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL CONTABIL
Diante ao mercado altamente competitivo, torna-se de fundamental importância que o profissional contábil tenha conhecimentos jurídicos, principalmente aqueles ligados a sua área de atuação, como por exemplo, de tributação, a exemplo dos impostos federais, estaduais e municipal, trabalhista e previdenciária, dentre vários outros conhecimentos que são de fundamental importância para o desenvolvimento da atividade contábil e instrução dos clientes. Vários aspectos jurídicos devem ser considerados, mas em especial os ligados diretamente a atividade contábil.
As normas jurídicas que regem os negócios empresariais são as mais diversas, e vão desde regras do direito civil ao direito penal. É por esta razão que o profissional na área de contabilidade, deve se acostumar á leitura atenta e constante de textos legais normativos da mesma forma que faz o atuante profissional na área do direito.
PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMATICAS PRESENTES NOS CALCULOS CONTABEIS
A matemática está constantemente presente em nossa vida, o uso dos números facilita o nosso dia a dia. Ajuda-nos a fazer cálculos simples e também a calcular nossas despesas, e é muito influente em todos os tipos de organização.
Não é diferente na contabilidade, os cálculos contábeis demandam constantemente de operações matemáticas, como por exemplo, calculo de impostos estaduais, federais, municipais, rescisões, custo de mercadoria, mensuração de estoque, e diversos outros cálculos que necessitam das regras e funções matemáticas. 
Como exemplo prático com porcentagem na contabilidade, podemos citar a utilização deste no calculo do ICMS onde cada estado possui uma alíquota diferenciada (17%, 12% e 7%). 
Portanto, o uso de cálculos e formulas matemática estão presentes no cotidiano no profissional contábil, sendo fundamental o seu entendimento para o bom desenvolvimento do trabalho.
CONCLUSÃO
O estudo da contabilidade é muito vasto e não se limita apenas em receber e repassar informações para o publico externos. Nota-se a partir das prerrogativas acima elucidadas que se faz necessário que o profissional contábil esteja atualizado em todas as áreas que abrangem a contabilidade, necessitando conhecimento específico e aprofundado nestas áreas. Cada uma delas tem sua importância dentro da contabilidade e não podem ser desconsideradas.
REFERÊNCIAS
ZANLUC, Júlio César. Contabilista e autor do Manual de Contabilidade Gerencial. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/gestaocontabil.htm. Acesso em 24/04/2012.
MARTINS, Paulo Roberto (org.). Introdução ao Direito Publico e Privado: Ciências Contábeis/Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador . São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. 
ARAMAN, Eliane Maria. Matemática: Ciências Contábeis I/Eliane Maria Araman, Helenara Regina Sampaio – São Paulo: Pearson Prentice, 2009. 
SILVA, Mônica Maria. Fundamentos da Administração: Ciências Contábeis I / Monica Maria da Silva. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 
COSTA, José Manoel da. Contabilidade Básica: Ciências Contábeis/ José Manoel da Costa. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. 
Seabra
2012
ASPECTOS INTRODUTORIOS EM CIENCIAS CONTABEIS
RUTH KELLY ALVES DA SILVA SANTANA
RUTH KELLY ALVES DA SILVA SANTANA
ASPECTOS INTRODUTORIOS EM CIENCIAS CONTABEIS
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Atividades Interdisciplinares.
Orientador: Prof. Equipe de professores do 1° semestre.
Seabra
2012
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTABEIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais