Buscar

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA CRIANÇA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DANIELA DE PAULA ELEUTÉRIO SILVA – 0155519833
DISCIPLINAS NORTEADORAS
PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM
REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO.
TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA CRIANÇA 
 RIBEIRÃO PRETO / SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DANIELA DE PAULA ELEUTÉRIO SILVA – 0155519833
 
TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTODA CRIANÇA 
 
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Pedagogia do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciatura do curso de pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Raquel A. S. Raysaro
RIBEIRÃO PRETO / SP
2015
SUMÁRIO
	INTRODUÇÃO.....................................................................................................
	4
	1. PAGINAS PESQUISADAS..............................................................................
	5
	2. MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA..................................................
	7
	3. OS BENEFICIOS DA ZOOTERAPIA ........................................................
	8
	4. PORQUE O ESCARGOT? ...........................................................................
	9
	5. A VISITA DOS ANIMAIS EM SALA DE AULA ......................................
	10
	CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................
	11
	REFERÊNCIAS....................................................................................................
	12
	
	
INTRODUÇÃO
As chamadas Terapias Assistidas por animais (TAA) surgem em 1972 na Inglaterra para o tratamento de doentes mentais em um asilo psiquiátrico em Londres. Desde essa época à atenção de estudiosos já se voltavam para os benefícios da relação homem-animal. 
A Terapia Assistida por Animais (TAA) pode ser considerada como um método terapêutico que enfoca a relação homem-animal e é realizada por profissionais da área da saúde, em conjunto com voluntários de diversas áreas. Esta possui objetivos específicos em cada área e a sua evolução é documentada, tendo como parte integrante o animal. O animal é quem auxilia nas atividades terapêuticas, proporcionando ao assistido melhor desenvolvimento emocional, físico e/ou cognitivo. 
Nas ultimas décadas, a TAA vem chamando cada vez atenção e recebendo investimentos da comunidade cientifica, em função dos resultados positivos alcançados nos programas de interação social e relações sócio-afetivas, fora escolhida a Terapia Assistida por Animais como ferramenta de implantação de ensino interdisciplinar. Englobando neste projeto todo o corpo docente da instituição de ensino.
Esta ferramenta fora idealizada em 2000 pela Prof.ª Maria de Fátima Martins, resumidamente descrevendo-o como “projeto que envolve profissionais de diversas áreas, abordando a educação e a terapia, com o objetivo principal de introduzir pequenas criações no ambiente imediato de crianças, com e sem necessidades especiais.
Diante da necessidade de diversificação das formas de ensino, visando à melhor aprendizagem dos alunos, devido a vários problemas comportamentais e de aprendizagem relacionados às regras morais e disciplinares, dificuldade e problemas 
1. PAGINAS PESQUISADAS:
	Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais
	http://projetocaramujoafricano.blogspot.com.br/2011/02/projeto-dr-escargot-nas-escolas.html
	Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada
	Favorecer o crescimento pessoal e desenvolvimento de uma educação humanitária para os alunos tendo nos animais, principalmente no Escargot, uma perspectiva lúcida, facilitando o processo de ensino aprendizagem.
	Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais
	Alessandro Rodrigues 1 semana atrás
Hoje em dia a terapia assistida com animais, tem ajudado na formação das crianças e no desenvolvimento e crescimento, mudança e o mundo sem discriminação diferenças e mais humanidade
Josefa pureza 1 semana atrás
A terapia assistida tem ajudado a muitas crianças tenho uma filha com síndrome dwall e a aproximação dela com animais ajuda no estimulo concentração e ela vê nos animais esperança de um mundo melhor novos amigos.
	Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais
	Exercícios fonoaudiólogos - as crianças chamam os animais pelo nome, ajudando na dicção e estimulando os que possuem problemas de fala;
Tratamentos fisioterapêuticos – as crianças acariciam, jogam a bola e penteiam os cães, o que ajuda nos movimentos de coordenação motora ao mesmo tempo em que reduzem os riscos de problemas cardíacos, pois a pressão arterial diminui junto com o estresse;
Tratamentos psicológicos - as atividades com os animais diminuem a ansiedade e dor. Dessa forma, até mesmo o uso de medicamentos diminui. Além disso, há casos comprovados na diminuição de sinais de depressão, pois o contato com os animais aumenta os níveis de endorfina;
Tratamentos respiratórios - o contato com os animais estimula a defesa das células e deixa o organismo mais tolerante a bactérias, diminuindo casos de alergias e diversos problemas respiratórios.
Além desses, diversos outros benefícios surgem com esse tipo de terapia, variando de caso para caso.
	
2. MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA:
	Nome da escola (fictício): Colégio Nossa Senhora Aparecida
	Ano ou série: 1° série do ensino fundamental (seis anos)
	Número de alunos: 30
	Meninos: 15
	Meninas: 10
	Descrição do perfil da turma
	A turma é bem dividida, mas algumas crianças com sinais claros de indisciplina. A aula flui bem, mas sempre preciso chamar a atenção do Arthur. Uma criança amável, porém imperativa. Apresenta dificuldades de auto regulação,e ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar.
	As crianças ainda lêem com alguma dificuldade, mas demonstram interesse e esforçam-se em aprender. 
Julia tem especial interesse nas atividades matemáticas. É curiosa, questiona e busca informações.
	Mateus é portador de deficiência intelectual acompanhada de deficiência física. Por ser turma agitada, o aluno Mateus não consegue ficar todo o horário dentro da sala de aula, causa dor de cabeça do mesmo e ele fica nervoso. Pertence a uma família carente, mas a mãe se preocupa muito com a sua situação. A mãe parece está confiante na evolução do seu filho no âmbito da escola comum e disposta a acompanhar todo o processo educativo. Observando diariamente o desempenho do aluno, e atuação em sala de aula, pode constatar que apesar das intervenções pedagógicas como atividades lúdicas, simulações de situações do cotidiano do aluno, atendimento individualizado e a utilização de materiais manuseáveis, tais como: alfabeto móvel, jogos de memória e jogos de alfabetização, ela não adquiriu todas as habilidades e capacidades previstas em sua fase.
3. OS BENEFICIOS DA ZOOTERAPIA 
A zooterapia, também conhecida como terapia assistida por animais (TAA) é uma técnica de reabilitação física, psíquica, social e sensorial onde animais são usados como assistentes. A zooterapia pode tratar tanto de problemas psicológicos, quanto físicos e também trata dos dois ao mesmo tempo, se for necessário.
Os usos da zooterapia são os mais variados, desde os mais básicos como tratamento do estresse, depressão, alergias e controle de hiperatividade, até problemas motores e socialização de pessoas afastadas de um convívio social.
Cães, gatos, cavalos, pássaros e até peixes são usados dentro de um tratamento longo que constitui varias
etapas. A idéia da zooterapia é utilizar os animais além de somente companhia para os pacientes, mas como uma ferramenta importante e indispensável para aquele tratamento. São utilizadas técnicas e animais diferentes dependendo de qual tipo de tratamento for feito.
Por mais que a TAA tenha um conceito simples, o efeito desejado do tratamento só e possível através de muito treinamento do profissional para lidar com os animais, e, principalmente, treino do animal a ser utilizado. É um sistema em conjunto, onde o terapeuta e o animal trabalham juntos e se ajudam.
O ambiente para o tratamento também é muito importante. Alem de ser apropriado para a presença do animal usado, seja um peixe ou um cavalo, o local deve ser esteticamente agradável e com todo o material necessário.
Hospitais, escolas e asilos são os locais onde mais se utiliza a técnica da zooterapia, pois são apropriados e não precisa de locomoção do paciente. É claro que nos hospitais há alas próprias para essa pratica, alem de acompanhamento e monitoração veterinária sempre.
O animal precisará de treino e deverá ser muito bem socializado com humanos. Os animais usados para a zooterapia devem ser tranqüilos e fáceis de lidar. Se o cão ficar nervoso, ou o gato não goste de ser manuseado, vai ser mais difícil para o profissional zooterapeuta lidar com ele e ensiná-lo.
A zooterapia no Brasil
A TAA é muito utilizada nos Estados Unidos e nos países Europeus e Asiáticos, onde essas pesquisas começaram a ser estudadas e praticadas. No Brasil essa técnica caminha a passos lentos, devido a vários problemas técnicos e ideológicos. 
Há poucos estudos brasileiros sobre a zooterapia, assim como poucos profissionais que se interessam pela área, dificultando o avanço desse tipo de tratamento. Também há poucos lugares que ensinem esse tipo de especialização, isto, muitas vezes obrigando os profissionais a se especializarem fora do Brasil.
Há também conflitos das entidades protetoras dos animais, que acusam os humanos de estarem se aproveitando dos animais. Esse é um termo ainda em estudo, não foi comprovado cem por cento que o animal não seja afetado emocionalmente durante o processo. Alguns estudos indicam que sim, mas muitos outros indicam que isso só melhora o bem estar do animal.
A zooterapia é uma técnica nova e bastante interessante, ela não da à cura certa, mas com certeza é um meio divertido e alternativo de tratamento que pode ser usado como opção para todo tipo de paciente, tornando seu dia a dia um pouco melhor.
4 PORQUE O ESCARGOT?
A zooterapia, ainda é pouco conhecida no meio cientifico e muitas vezes é confundida como lazer e recreação. No entanto estudar a interação do ser humano com o animal, principalmente com crianças, diferentemente das aulas convencionais com lápis, caderno e borracha, a criança aprende através dos animais. 
Atuar como um animal diferente do cotidiano, como o escargot, foi algo desafiante tanto para os profissionais, quanto para os alunos. 
Segundo dados de experiências anteriores com esta ferramenta alternativa de ensino, a interação do homem com os animais pode proporcionar benefícios vitalícios. 
A relação de amizade com o molusco escargot foi algo que chamou a atenção logo de inicio, devido à rápida e fácil interação; sendo que uma pesquisa feita com a interação de escargot com idosos, já foi vista de outra maneira, eles viram no animal uma fonte de doenças, medo, receio e até certo nojo. 
A sensação de ambigüidade transmitida por esse animal significou um desafio nesse projeto, porém importantíssimo na autoconstrução de conhecimentos e valores. 
A necessidade de conhecer e explorar a interação do ser humano com o animal dito exótico, como o escargot. E tem no mesmo um instrumento valioso para pesquisar na educação, sendo um trabalho que exige muita criatividade, dedicação, conhecimento, apontando as barreiras e gratificações.
A zooterapia favorece o crescimento pessoal e desenvolvimento de uma educação humanitária para os alunos tendo nos animais, principalmente no escargot, uma perspectiva lúcida, facilitando um processo de ensino aprendizagem.
Através do respeito a um animal exótico como o escargot, que tem possibilitado ensinar e aprender de forma inovadora com crianças, mostraremos que é tempo de educar humanizando, é tempo de incluir os belos e feios animais e humanos, aqueles com ou sem necessidades especiais, sempre pensando em alternativas que exprimam um gesto de inclusão social.
5. A VISITA DOS ANIMAIS EM SALA DE AULA 
As crianças do colégio Nossa senhora Aparecida estão ansiosas, afinal, elas vão ter uma aula diferente. No lugar dos tradicionais cadernos, lápis e borracha, o material utilizado é no mínimo curioso: Escargot, passarinhos e pombas.
O projeto Dr. Escargot é realizado em escolas publicas e a idéia é criar uma atividade conhecida como terapia assistida por animais na educação, para trabalhar a inclusão de crianças imperativas, autistas, com paralisia cerebral e síndrome de down. 
O projeto começou pequeno, com um animal um tanto diferente: o Escargot.
“O escargot é como uma criança com necessidades especiais, molinho, entra e sai de uma concha, em algumas pessoas ele desperta curiosidade ou a repulsa, e isso é muito similar. O olhar que as pessoas dão para o escargot é muito semelhante ao que as pessoas dão a uma pessoa com necessidades especiais” - Relata a professora.
O escargot não é um animal de estimação, então quem participava do projeto sempre tinha um cachorro, um passarinho ou um coelho e queria sempre aprender mais sobre o animal, por isso foi inserido mais alguns animais ao projeto. Todos esses animais catalisam a afetividade das crianças.
Impossível não notar a alegria e ansiedade das crianças em tocar os animais, eles trocam a água, dão banho, as crianças levam o animal pra passar o final de semana em casa, tem um sorteio, a criança se responsabiliza por levar e trazer o animal bem. Ao invés de receber só um amiguinho em casa no final de semana, ele recebe um animal do projeto, e a intenção é que a família conviva mais com a criança, troque mais idéias e principalmente trabalhar o bem estar desses animais na residência dessa criança.
É uma oportunidade de educar a criança, ensinar como cuidar de um animal, dar carinho, a questão da alimentação, os cuidados especiais de quando esse animal adoece... 
Esses animais criam um novo ambiente escolar, com muito mais disposição tanto dos alunos, quanto dos profissionais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho aqui apresentado teve como objetivo estudar algumas abordagens pedagógicas que utilizam animais exóticos como coadjuvante, bem como apresentar as contribuições do projeto na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
Diante dos resultados analisados foi possível constatar que a oficina esta conseguindo alcançar os objetivos, ou seja, apresentar uma pratica educacional atualizada, dinâmica e significativa que esta de acordo com a realidade e a necessidade do aluno, contribuindo assim, para o processo de inclusão. 
Podem se destacar, seguindo alguns participantes da pesquisa, como contribuições dessa prática educacional o aumento da auto-estima, o desenvolvimento da coordenação motora e a estimulação da socialização. 
Os resultados são satisfatórios. 92% dos pais das crianças atendidas sentiram que as crianças tiveram maior proximidade e com os animais, 21% delas tiveram uma melhora na alimentação. Ao observarem o Escargot, as crianças passaram a aceitar verduras e legumes na dieta. 
Percalços acontecem e com certeza irão sempre acontecer. Mas nunca se deve desistir daquilo em que se acredita. Essa pesquisa mostra isso, pelo que ela acredita e principalmente pelos alunos especiais, que podem ensinar melhor do que ninguém como transpor as barreiras diárias. 
REFERÊNCIAS:
http://projetocaramujoafricano.blogspot.com.br/2011/02/projeto-dr-escargot-nas-escolas.html
CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/zooterapia/
Becker, Marty –
O Poder Curativo dos Bichos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
FREIRE, Madalena. A paixão de Conhecer o Mundo. São Paulo: Paz e Terra
VACCARI, Andréia Maria Heins; Almeida, Fabiane de Amorin. A Importância da Visita de animais de estimação na recuperação de crianças hospitalizadas. Trabalho de conclusão de curso apresentado à faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo (SP), Brasil. Disponível em HTTP://apps.einstein.br/REVISTA/arquivos/PDF/419-Einstein5-2_online_AO419_pg111-116.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais