Buscar

APOL 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 03 – RH 
Questão 1/5
É fundamental que o conhecimento esteja em constante movimento dentro das organizações. É preciso desenvolver estratégias de conhecimento, ou seja, abordagens para operacionalização da disseminação do conhecimento.
Sobre formas de disseminação de conhecimento, considere as afirmativas a seguir:
I – A conversa é a forma mais eficaz de transferir o conhecimento, mas comumente as organizações contratam colaboradores com grande conhecimento e lhes atarefam com grandes cargas de trabalho. Se o colaborador tem uma rotina de trabalho de 40 horas semanais, é interessante programar, para ele, atividades que lhe tomem no máximo 35 horas semanais. As horas restantes são destinadas a debates e reuniões que possam ser capazes de proporcionar a transferência e interação do conhecimento.
II – O layout do ambiente de trabalho também é um item que pode ser trabalhado a fim de melhorar o fluxo de informações e a criatividade. Os espaços confinados, que eram vistos como sinônimo de hierarquia continuam sendo muito utilizados por facilitar a disseminação do conhecimento.
III – Uma forma de transmissão é a observação. Ao adentrar em uma organização, um colaborador é posto para observar o trabalho de seus colegas. Esta fase da observação, ou seja, do desenvolvimento da habilidade, deve ocorrer antes do treinamento para que o conhecimento seja melhor compreendido.
Estão corretas:
	
	A
	Apenas I
	
	B
	Apenas II
	
	C
	Apenas III
	
	D
	Apenas I e III
	
	E
	Apenas II e III.
Questão 2/5
Os benefícios sociais podem ser classificados quanto à sua exigibilidade, natureza e aos seus objetivos. Sobre as classificações dos benefícios legais, analise as afirmativas a seguir:
I - Os benefícios assistenciais são aqueles que procuram dar segurança ao funcionário e sua família em casos emergenciais, fora do seu controle e vontade.
II - São exemplos de benefícios não monetários o transporte em veículo da empresa e o horário flexível.
III - Os benefícios não monetários são exclusivos ao colaborador, sendo proibido para seus familiares.
IV - Os benefícios sociais legais são exclusivamente pagos pela empresa empregadora.
Estão corretas:
	
	A
	Apenas as afirmações I, II e IV;
	
	B
	Apenas as afirmações I e II;
	
	C
	Apenas as afirmações II e IV;
	
	D
	Apenas a afirmação III;
	
	E
	Apenas as afirmações III e IV;
Questão 3/5
Analise o texto a seguir:
Há organizações que têm criado departamentos exclusivamente para cuidar da gestão do conhecimento, como é o caso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que criou o Departamento de Gestão e Disseminação do Conhecimento – DECCO. O DECCO é a unidade organizacional responsável pela efetivação da gestão do conhecimento e o faz desenvolvendo os seguintes processos de trabalho: captação do conhecimento, organização do conhecimento e gestão do acervo jurisprudencial do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Na condução de suas atividades o DECCO prioriza os seguintes valores: celeridade, transparência, eficiência e cooperação.
A partir da análise da criação do DECCO do TJ-RJ , considere as afirmativas a seguir:
I – O gerenciamento do conhecimento é equivalente ao gerenciamento de dados e informações, por esse motivo o DECCO adotou o processo de gestão do acervo jurisprudencial.
II – Embora seja importante  gerir o conhecimento, este é um fenômeno difícil de ser diretamente gerenciado, por tratar-se de um conceito abstrato inerente aos indivíduos.
III – A criação do DECCO reflete a preocupação em investir na gestão do conhecimento.
Estão corretas:
	
	A
	Apenas I.
	
	B
	Apenas II.
	
	C
	Apenas III.
	
	D
	Apenas I e III.
	
	E
	Apenas II e III.
Questão 4/5
Na Gestão do conhecimento as empresas não mais são avaliadas pela sua quantidade de maquinário, estoques e demais ativos físicos, mas pelos seus conhecimentos. Assim, ao caracterizar a gestão do conhecimento, comumente, esta é inserida juntamente com os ativos intangíveis.
Sobre ativos intangíveis, considere as afirmativas a seguir:
I – O conhecimento é um ativo intangível, o que implica que todo ativo intangível é conhecimento.
II – Capital humano ou intelectual é aquele que pode ser vendido e transferido entre empresas, tais como o conhecimento e a expertise, a cultura e valores organizacionais.
III – Capital estrutural é o que de fato a organização tem posse, ou aquilo que é mais facilmente visualizado, a exemplo de marcas e patentes.
Estão corretas:
	
	A
	Apenas I.
	
	B
	Apenas II.
	
	C
	Apenas III.
	
	D
	Apenas I e III.
	
	E
	Apenas II e III.
Questão 5/5
Os benefícios sociais podem ser considerados como o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários. A empresa Savóia atua no mercado de software desde a década de 1980 e consegue atrair e reter seu capital humano com facilidade. Edmundo, sócio fundador da Savóia, é responsável pela gestão de talentos desde o início das operações, e acredita que essa facilidade se deve aos benefícios oferecidos para seus colaboradores, e cita principalmente os seguintes itens:
a) O clube de campo com piscina, campos de futebol e salão de jogos disponível para todos os colaboradores e suas famílias;
b) Restaurante na empresa para os colaboradores;
c) Plano odontológico para todos os colaboradores.
Sobre os benefícios sociais e a situação da empresa Savóia, analise as afirmativas a seguir:
I - O item “a” pode ser classificado como um benefício recreativo.
II - O item “b” pode ser classificado como um benefício de plano supletivo.
III - O item “c” pode ser classificado como um benefício assistencial.
IV - O item “a” não pode ser considerado como benefício pois é de uso também, da família do colaborador.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Apenas as afirmações I, II e IV;
	
	B
	Apenas as afirmações I e II;
	
	C
	Apenas as afirmações II e IV;
	
	D
	Apenas as afirmações I, II e III;
	
	E
	Apenas as afirmações III e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais