Buscar

APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCERIA CONTÁBEIS 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

� PAGE \* MERGEFORMAT �0�
� PAGE \* MERGEFORMAT �26�
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – CIÊNCIAS CONTÁBEIS
	Planejamento Financeiro de LONGO PRAZO
	Orçamento de capital
Este capítulo tem por finalidade apresentar os principais aspectos a serem considerados na formulação de alternativas de aplicação de recursos a longo prazo por uma empresa. Em geral, as considerações são válidas primordialmente para o investimento de recursos envolvendo ativos fixos, isto é, aplicações de longos períodos de maturação. Por isso mesmo é que o fator tempo adquire importância destacada nas análises de sua viabilidade.
Os métodos de avaliação serão apresentados, não sem antes indicar-se como devem ser preparados os dados essenciais para a análise e qual a sua natureza. Serão destacados os métodos de fluxo de caixa descontado que se baseiam no conceito de valor de dinheiro no tempo ou valor atual.
Embora os exemplos mais usuais refiram-se à avaliação da rentabilidade de uma fábrica ou até de um projeto industrial (empresa como um todo), os métodos podem ser aplicados a qualquer tipo de investimento com saídas de caixa no tempo - em geral no início, mas não necessariamente – e entradas de caixa posteriores.
DADOS ESSENCIAIS PARA A AVALIAÇÃO
Para avaliar o que foi definido como projeto, a primeira preocupação deve dizer respeito à determinação das entradas e saídas de caixa do projeto.
ALGUMAS APLICAÇÕES DE RECURSOS A LONGO PRAZO SUJEITAS À APLICAÇÃO DOS MÉTODOS: 
Compra de nova máquina;
Substituição de um equipamento por outro;
Campanha publicitária;
Instalação de sistemas integrados;
Construção de uma nova fábrica;
Abertura de uma nova linha de produtos ou serviços;
Lançamento de um novo produto;
Decisões entre alugar ou comprar.
despesas de investimentos, compreendendo os gastos que são incorporados ao ativo fixo da empresa e ficam, portanto sujeitos à depreciação ou amortização;
as despesas operacionais, ou seja, custos necessários ao funcionamento normal do que esteja previsto no projeto em cada período;
as receitas operacionais, decorrentes da venda do produto ou serviços envolvidos;
o eventual valor de liquidação do investimento, ou seja, o valor residual.
EXEMPLO DE PROJETO:
O projeto abaixo refere-se à introdução de um novo produto por uma empresa. As informações relevantes são as seguintes:
A empresa “Górki S/A” está planejando lançar um novo produto. Caso ele seja fabricado e vendido espera-se que a sua vida econômica seja de cinco anos, após esse período ele será retirado de linha.
EFEITOS ORIGINADOS PELA INTRODUÇÃO DO PRODUTO
Aumento do custo dos produtos vendidos, incluindo depreciação de $15.000,00 - $110.000,00;
Despesas de venda e administração - $34.000;
Compra de equipamento (investimento) - $150.000,00;
Investimento adicional em estoques $30.000;
COMPORTAMENTO DAS VENDAS NO PERÍODO DE 5 ANOS (PROJEÇÃO)
	 ANO 
	 RECEITAS DE VENDAS
	 1
	 $160.000,00
	 2
	 $210.000,00
	 3
	 $320.000,00
	 4
	 $270.000,00
	 5
	 $200.000,00
Informações adicionais:
Alíquota do I.R. - 35%;
Valor residual do projeto - $75.000,00.
CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA DA CIA FICTÍCIA COM A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
	 ÍTENS
	 Ano 1
	 Ano 2
	 Ano 3
	 Ano 4
	 Ano 5
	Receitas Operacionais
	
	
	
	
	
	C.P.V.
	
	
	
	
	
	Despesas de Vendas e Administração
	
	
	
	
	
	Lucro Antes do I.R
	
	
	
	
	
	Imposto de Renda
	
	
	
	
	
	Lucro Líquido depois do I.R.
	
	
	
	
	
	Depreciação
	
	
	
	
	
	Totais Entradas
	
	
	
	
	
	Valor Residual
	
	
	
	
	
	Entradas Operacionais Líquidas
	
	
	
	
	
Linha do tempo do fluxo de caixa
 
 
 1 2 3 4 5 
	MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
	PERÍODO DE RECUPERAÇÃO DO INVESTIMENTO (PAYBACK)
Em inglês, payback que dizer pagar de volta, e isso é exatamente o que o critério avalia: o tempo que um investimento leva para pagar de volta ao seu dono o investimento inicial.
DESCRIÇÃO e DEFINIÇÃO.
O critério em somar os valores dos benefícios obtidos pela operação do projeto. O período payback é o tempo necessário para que esses benefícios totalizem o valor do investimento feito.
CRITÉRIO DECISÓRIO.
O período de payback simples é quanto tempo um projeto demora para se pagar. Obtém-se essa medida simplesmente contando quantos períodos o projeto necessita para acumular um retorno igual ao do investimento realizado. Assim, o investidor deve comparar o payback simples com a vida econômica útil do ativo sob análise. Quando se compara investimentos semelhantes, o critério é optar pelo que oferece menor período de payback.
VANTAGENS.
A grande vantagem desse critério é sua simplicidade. Com o fluxo de caixa, mesmo sem o conhecimento de finanças pode-se determinar o valor do período de payback. Para investidores ansiosos pelo retorno do investimento inicial, ele dá uma idéia de quanto tempo terão de esperar para que isso aconteça.
DESVANTAGENS.
Duas desvantagens comprometem a eficácia desse critério. A primeira é um problema conceitual grave: ele não considera o valor do dinheiro no tempo. A segunda é que ele não dá qualquer atenção ao fluxo de caixa que vem após o período de payback.
Assim, um projeto pode retornar mais rapidamente o investimento inicial, mas não criar riqueza depois disso, enquanto outro pode demorar mais para reembolsar os valores investidos, mas trazer muita riqueza em seguida. Este último caso é típico de projetos de pesquisa e de alta tecnologia. Sua maturação é mais demorada, mas o volume de riquezas a receber costuma ser surpreendente.
CONCLUSÃO.
A conclusão que podemos tirar é que esse critério não deve, de forma alguma, nortear a decisão de realizar ou não um investimento. Por outro lado, pode ser usado para satisfazer a curiosidade dom investidor, dando-lhe uma idéia aproximada do tempo de maturação do investimento.
FLUXOS DE CAIXA ACUMULADOS
	 ANO
	FLUXO DE CAIXA NO PERÍODO
	FLUXOS ACUMULADOS
	 0 
	
	
	 1
	
	
	 2 
	
	
	 3
	
	
	 4 
	
	
	 5
	
	
Verifica-se, portanto, que o projeto seria aceito, pois até o fim do terceiro ano o fluxo de caixa acumulado já seria positivo. Nota-se ainda que ele supera o investimento inicial durante o terceiro ano, e teríamos uma estimativa mais exata do período de recuperação a saber:
REGRA DE TRÊS PARAS SABER OS MESES DO PAYBACK
 ( 12 meses
 ( X						
Período = 	 		 = 
 
Portanto, a recuperação do investimento será de aproximadamente _______anos e ________meses.
	VALOR PRESENTE LIQUIDO (VPL) ou VALOR ATUAL LIQUIDO
O critério do valor presente liquido (VPL) é o mais utilizado em análise de investimento. Entretanto não existem critérios melhores do que outros. Diferentes critérios medem diferentes aspectos de um projeto. O payback mede o tempo que um projeto demora para dar lucro, o VPL mede o lucro em termos absolutos e a taxa interna de retorno (TIR) mede a taxa de retorno que um projeto fornece.
DEFINIÇÃO e DESCRIÇÃO
VPL é simplesmente a diferença entre o valor presente do projeto e o custo do mprojeto na data atual. VPL positivo significa que o projeto vale mais do que custa, ou seja, é lucrativo. VPL negativo significa que o projeto custa mais do que vale, ou seja, se for implementado, trará prejuízo.
O critério decisório diz que um projeto só deve ser realizado se
o seu VPL for nulo ou positivo, jamais se for negativo. Mas o que exatamente significa isso? Para calcular o VPL, primeiro em preciso de uma taxa de desconto adequada também chamada de taxa mínima de atratividade do investimento, ou seja, a taxa mínima de rentabilidade que o projeto deve ter para que seja considerado rentável.
VPL > ou = 0 ( Projeto Viável
VANTAGENS
Uma delas é determinar o valor que é criado ou destruído quando se decide realizar um projeto. Outra vantagem é que o VPL pode ser calculado para diversas taxas mínimas de atratividade, para se fazer uma análise de sensibilidade em função de possíveis alterações nas taxas. Esse é o critério mais usado pelo mercado de capitais. Pode-se utilizar o VPL para comparar vários projetos, analisá-los e tomar as devidas decisões.
DESVANTAGENS
Como todo os demais critérios, ele exige que o fluxo de caixa futuro seja estimado. Exige também que a taxa a ser usada para o cálculo do VPL seja corretamente determinada.
CONCLUSÃO
O VPL é um critério internacionalmente aceito pelos profissionais de finanças. É conceitualmente correto e, em conjunto com outros critérios, leva a decisões financeiras adequadas. Portanto, o método do valor presente líquido envolve o cumprimento das seguintes etapas:
depois de montada a série de fluxos de caixa do projeto, escolher uma taxa de desconto. Digamos que o custo de capital da nossa empresa fictícia fosse de 25% a.a..Em outras palavras, se os seus recursos não forem aplicados com retorno pelo menos igual a esse índice, os proprietários da empresa conseguirão maior rentabilidade aplicando em outras alternativas de investimento fora da empresa e, no caso específico a empresa deverá rejeitar a possibilidade de executar o projeto;
com essa taxa de desconto, transformar os fluxos futuros de caixa em valores atuais, segundo a fórmula:
 1
 n 
 (1+i)
onde i é a taxa de desconto e n é o número de períodos ao final dos quais ocorre um certo fluxo de caixa.
Evidentemente, aqueles fluxos que já estiverem previstos para o ano “0” (zero) já estarão expressos em termos de valor atual. Isto ocorre no nosso exemplo, com o investimento de $ 180.000,00. Aliás, a própria fórmula de valor atual indica-nos isso:
Valor atual de $ 180.000,00, a 25% a.a., no ano zero:
comparar o valor atual das entradas ao valor atual das saídas. Se a diferença (o valor atual líquido) for positiva, o projeto deverá ser aceito, pois esse resultado estará indicando que a taxa (interna) de retorno que será exposta a seguir, é superior ao custo de capital de 25% a.a., depois do I.R. e Contribuição Social. Em caso contrário deverá ser rejeitado.
CÁLCULO DO VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)
Fórmula do VPL: VPL=∑(Fcn÷(1+i)^n)-I0
	ANO
	Fluxo de Caixa
	Índice de Desconto (25%)
	VPL
	0
	
	
	
	1
	
	
	
	2
	
	
	
	3
	
	
	
	4
	
	
	
	5
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
	TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) ou INTERNAL RATE OF RETURN (IRR)
Esse é, de longe, o critério mais controvertido. A taxa interna de retorno foi por muitos anos o critério preferido de análise de investimento. Porém, estudos mostram que esse critério é extremamente perigoso, podendo levar a conclusões equivocadas. Ross, Westerfield e Jaffe (2001) advertem sobre as armadilhas em que se pode cair ao utilizar o critério de taxa interna de retorno.
DEFINIÇÕES e DESCRIÇÕES
Para que se possa entender a descrição do critério, é preciso primeiramente definir a taxa interna de retorno (TIR). A TIR é a taxa que anula o VPL. Em outras palavras, a TIR é a taxa pela qual o VPL de um projeto é zero. Portanto, uma forma de obter a taxa interna de retorno e traçar o gráfico da variação do VPL em função de variações da taxa de desconto. A taxa de desconto que anula o VPL é, então, chamada de taxa interna de retorno. O problema é que não existe uma forma simples de se calcular a taxa interna de retorno. Para um ativo que apresente n períodos de operação, teremos uma equação do grau n para resolver. Serão obtidas na maioria dos casos, n raízes. Se não houver mudanças no sinal dos fluxos de cais após t=0, teremos apenas uma raiz positiva: a TIR. Se houver mudanças no fluxo de caixa, provavelmente termos mais do que uma raiz positiva e não haverá uma solução única.
CRITÉRIO DECISÓRIO
Em um fluxo de caixa com apenas uma inversão de sinal, ou seja, com o investimento inicial negativo e todos os outros positivos a TIR tem como critério decisório manter a taxa maior que a taxa mínima de atratividade ou na pior das hipóteses igualar-se a ela.
TIR > ou = Custo de Oportunidade ( Projeto Viável
VANTAGENS
A grande vantagem é permitir que todo projeto se resuma a um único número: a sua rentabilidade intrínseca. Por isso o critério continua sendo tão usado. Outra vantagem é que, no mercado financeiro, quase todos os fluxos de caixa dos investimentos possuem uma única inversão de sinal.
DESVANTAGENS
A principal desvantagem é o risco de se usar o critério quando há mais de uma inversão de sinal. Nesse caso, pode-se encontrar várias TIRs positivas. Usando uma delas, você estará incorrendo em erro.
CONCLUSÃO
A taxa interna de retorno deve ser usada apenas por pessoas que conheçam todas as armadilhas e saibam como contorná-las, e, ainda assim, somente se o fluxo de caixa a ser analisado tiver uma única inversão de sinal.
Obs.: A taxa que iguala as entradas e saídas de caixa está entre 30 e 35%.
CÁLCULO DA TAXA INTERNA DE RETORNO (T.I.R.)
	
	 Índice de Desconto
	 Índice de Desconto
	ANO
	Fluxo de Caixa
	(30%)
	VPL
	(35%)
	VPL
	0
	
	
	
	
	
	1
	
	
	
	
	
	2
	
	
	
	
	
	3
	
	
	
	
	
	4
	
	
	
	
	
	5
	
	
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
	
	
	Se considerarmos o VPL a uma taxa de 30% teremos o valor positivo de $ _____________________
	E caso a taxa de desconto para calculo do VPL seja de 35% o valor passa a ser negativo de ___________________________
Cálculo da T.I.R.
 % $ ( )
-
 % $ 
 = % ( )
REGRA DE TRÊS
( ) ( 
 ( ) ( X
TIR aproximada = 
	 EXERCÍCIO
A empresa “Nadezhda S/A” planeja o lançamento de um novo produto e a sua vida econômica será de 5 (cinco anos).
DADOS PARA ANÁLISE:
Compra do Equipamento......................................$87.000,00
Depreciação Anual...............................................$10.000,00
Alíquota de I.R....................................................35%
Valor Residual do Equipamento..............................$37.000,00
	 ANO 
	 RECEITAS DE VENDAS
	 1
	 $57.000,00
	 2
	 $52.000,00
	 3
	 $89.000,00
	 4
	 $83.000,00
	 5
	 $68.000,00
	 ANO 
	 CPV
	 1
	 $23.000,00
	 2
	 $20.000,00
	 3
	 $31.500,00
	 4
	 $27.700,00
	 5
	 $23.500,00
Elabore os fluxos de caixa com base nas informações acima 
CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA DA EMPRESA “Nadezhda S/A” COM A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
	 ÍTENS
	 Ano 1
	 Ano 2
	 Ano 3
	 Ano 4
	 Ano 5
	Receitas Operacionais
	
	
	
	
	
	C.P.V.
	
	
	
	
	
	Lucro Antes do I.R
	
	
	
	
	
	Imposto de Renda
	
	
	
	
	
	Lucro Líquido depois do I.R.
	
	
	
	
	
	Depreciação
	
	
	
	
	
	Totais Entradas
	
	
	
	
	
	Valor Residual
	
	
	
	
	
	Entradas Operacionais Líquidas
Elabore os fluxos de caixa acumulados
	 ANO
	FLUXO DE CAIXA NO PERÍODO
	FLUXOS ACUMULADOS
	 0 
	
	
	 1
	
	
	 2 
	
	
	 3
	
	
	 4 
	
	
	 5
	
	
Calcule o “Payback”
Portanto, a recuperação do investimento será em aproximadamente de ____ anos e ______ meses.
d) Calcule o Valor Presente Líquido considerando que o Custo do Capital ou Custo de Oportunidade é de 30% ao ano.
	ANO
	Fluxo de Caixa
	Índice de Desconto (30%)
	VPL
	0
	
	
	
	1
	
	
	
	2
	
	
	
	3
	
	
	
	4
	
	
	
	5
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
Considerando que o valor que iguala as entradas e saídas de caixa está entre 35 e 40% calcule o V.P.L. (Valor Presente Líquido).
	
	 Índice de Desconto
	 Índice de Desconto
	ANO
	Fluxo de Caixa
	(35%)
	VPL
	(40%)
	VPL
	0
	
	
	
	
	
	1
	
	
	
	
	
	2
	
	
	
	
	
	3
	
	
	
	
	
	4
	
	
	
	
	
	5
	
	
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
	
	
Se considerarmos o Valor Presente Líquido a uma taxa de 35% teremos o valor positivo de $ 
E caso a taxa de desconto para calculo do V.P.L. seja de 40% o valor passa a ser negativo de $ 
Calcule a T.I.R. (Taxa Interna de Retorno).
 % $ ( )
 -
 % $ 
 = % ( )
( ) ( 
( ) ( X
TIR aproximada = 
Uso do modelo de formação de preços de ativos (CAPM)
O custo de capital próprio, (Ks) está relacionado às ações ordinária e preferenciais e a variação dos dividendos esperados da empresa para avaliar suas ações. Além disso, há duas maneiras diferentes de estimar o custo de capital próprio: modelo de avaliação com crescimento constante (Modelo de Gordon) e o modelo de formação de preços de ativos de capital (CAPM).
O CAPM difere dos modelos de avaliação com crescimento constante no sentido de que considera explicitamente o risco da empresa, refletido em seu coeficiente beta. O CAPM básico é expresso pela fórmula:
Onde:
Ks = retorno exigido sobre o ativo.
Rf = taxa de retorno livre de risco.
β = coeficiente beta ou índice de risco não-diversificável para o ativo. O beta é uma correlação entre dois ativos. Seu cálculo é feito pela divisão da covariância pelo desvio padrão dos ativos IBOVESPA
Rm = retorno do mercado; retorno sobre o portfólio de ativos de mercado, por exemplo o IBOVESPA
Carteira de mercado: podemos incluir em uma carteira todos os ativos negociados no mercado como: moeda, ouro, ações, renda fixa etc. Cada um desses ativos possui um retorno. Portanto, a formação do retorno dessa carteira é a renda média ponderada da carteira (Rm).
O retorno da carteira de mercado nos mercados de negócios do mundo, quase que em sua totalidade, adota o índice da Bolsa de Valores.
O Prêmio pelo risco de mercado (Rm - Rf), representa o prêmio que o investidor tem de receber por suportar o montante médio de risco associado à manutenção do portfólio de ativos. 
Ex.: Cálculo do retorno exigido de um determinado ativo “w”, que possui um beta de 1,5, considerando Rf = 7%, Rm = 11%:
Kw = 7% + [1,5 x (11% - 7%)] = 13%
O prêmio pelo risco de mercado de 4% (11% - 7%), quando ajustado para o índice de risco do ativo, beta = 1,5 resulta em um prêmio de risco de 6% (1,5 x 4%). Ao adicionarmos a taxa livre de risco de 7%, obteremos o retorno exigido de 13%.
		RF = 7%
		b = 1,5			kS = 7 + 1,5(11 – 7) = 7 + 6 = 13%
		RM = 11%	
ATIVIDADE1
A CIA. TODO PODEROSO TIMÃO, empresa do ramo esportivo, está modernizando seu parque fabril e para tanto, vai elaborar uma análise de viabilidade econômica (ANALISE MARGINAL), com o objetivo de determinar se deve ou não efetuar a troca de um antigo equipamento por um novo. A análise será projetada para o próximo ano e os estudos feitos indicam os seguintes dados:
EQUIPAMENTO NOVO
Custo do equipamento ----------------------------------------------- $ _________________ 
Vendas projetadas para o período ---------------------------------- $ ________________ 
Despesas com manutenção do equipamento ---------------- ___% do custo o equipamento
Despesa com treinamento de pessoal ------------------------------ $ ____________
Depreciação no período estudado ---------------------------------- ____%
Economia com redução de pessoal --------------------------- _____% da projeção de vendas
EQUIPAMENTO ANTIGO
Valor de mercado ----------------------------- ______% inferior ao novo
Vendas projetadas para o período ---------_____% das vendas projetadas com o equipamento
novo
Despesa com manutenção no período ----____% do valor original do equipamento antigo
Valor original ----------------------------------_____% inferior ao custo do equipamento novo
Depreciação acumulada do equipamento até a venda ------------- _______%
	ANALISE MARGINAL
	
	VENDAS PROJETADAS COM EQ. NOVO-------------------(
	
	( - ) VENDAS PROJETADAS COM EQ. ANTIGO-----------(
	 
	ECONOMIA COM REDUÇÃO DE PESSOAL----------------(
	
	( - ) DESPESAS COM TREINAMENTO DE PESSOAL----(
	 
	VALOR RESIDUAL (EQUIPAMENTO NOVO)---------------(
	
	( - ) VALOR RESIDUAL (EQUIPAMENTO ANTIGO)-------(
	 
	
	
	BENEFICIOS MARGINAIS ------------->
	
	
	
	CUSTO DO NOVO EQUIPAMENTO---------------------------(
	 
	( - ) VENDA DO EQUIPAMENTO ANTIGO-------------------(
	 
	DESPESAS COM MANUTENÇÃO DO EQUI. NOVO-----(
	
	( - ) DESPESAS COM MANUTENÇÃO DO EQUI. ANTIGO
	 
	
	
	CUSTOS MARGINAIS ----------------->
	 
	
	
	BENEFÍCIO MARGINAL LIQUIDO -------->
	 
A empresa Zaratustra S/A. pretende investir em um novo projeto. Para isso vai fazer um estudo de viabilidade financeira no prazo de cinco anos. O estudo compreende a captação de recursos de capital próprio e o modelo utilizado será o CAPM. Após o calculo do CAPM, que deve servir como custo de oportunidade, a empresa vai efetuar o estudo através do Pay Back, VPL e TIR. Utilize a alíquota de 40% de imposto de renda quando necessário.
Ks = Rf + [β x (Rm - Rf)]
Dados para o cáculo do CAPM: RF = %; β= ; RM = %	
Para o fluxo de caixa incremental (fluxo de caixa adicional que a empresa espera receber acima do fluxo de caixa atual, após o projeto ser aceito) a empresa os números abaixo:
Aquisição de máquina por R$ ________________
Custo dos Produtos Vendida Incremental: ______% do faturamento
Despesas de Vendas e Adm.: _______% do faturamento
Depreciação de _______% ao ano
FLUXO DE CAIXA INCREMENTAL
	DRE
	ANO 1
	ANO 2
	ANO 3
	ANO 4
	ANO 5
	FATURAMENTO
	
	
	
	
	
	CPV
	
	
	
	
	
	DESP. VENDAS/ADM.
	
	
	
	
	
	LAIR
	
	
	
	
	
	IR
	
	
	
	
	
	L.LIQUIDO
	
	
	
	
	
	DEPRECIAÇÃO
	
	
	
	
	
	TOTAIS DE ENTRADA
	
	
	
	
	
	VALOR RESIDUAL
	
	
	
	
	
	FLUXO LIQUIDO
	
	
	
	
	
PAY BACK
	ANO
	FC NO PERIODO
	FC ACUMULADO
	0
	
	
	1
	
	
	2
	
	
	3
	
	
	4
	
	
	5
	
	
PAY BACK DE ___________ anos e ___________ meses
VALOR PRESENTE LIQUIDO ( VPL = Σ FC ÷ (1 + i)^n – Io )
	ANO
	FC NO PERIODO
	CUSTO OPORTUNIDADE
	VPL
	0
	
	
	
	1
	
	
	
	2
	
	
	
	3
	
	
	
	4
	
	
	
	5
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
VPL = __________________
TAXA INTERNA DE RETORNO( TIR)
	ANO
	FC NO PERIODO
	CO DE
	VPL
	0
	
	
	
	1
	
	
	
	2
	
	
	
	3
	
	
	
	4
	
	
	
	5
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
TIR APROXIMADA = __________
ATIVIDADE2
A CIA. TODO PODEROSO TIMÃO, empresa do ramo esportivo, está modernizando seu parque fabril e para tanto, vai elaborar uma análise de viabilidade econômica (ANALISE MARGINAL), com o objetivo de determinar se deve ou não efetuar a troca de um antigo
equipamento por um novo. A análise será projetada para o próximo ano e os estudos feitos indicam os seguintes dados:
EQUIPAMENTO NOVO
Custo do equipamento ----------------------------------------------- $ _________________ 
Vendas projetadas para o período ---------------------------------- $ ________________ 
Despesas com manutenção do equipamento ---------------- ___% do custo o equipamento
Despesa com treinamento de pessoal ------------------------------ $ ____________
Depreciação no período estudado ---------------------------------- ____%
Economia com redução de pessoal --------------------------- _____% da projeção de vendas
EQUIPAMENTO ANTIGO
Valor de mercado ----------------------------- ______% inferior ao novo
Vendas projetadas para o período ---------_____% das vendas projetadas com o equipamento
novo
Despesa com manutenção no período ----____% do valor original do equipamento antigo
Valor original ----------------------------------_____% inferior ao custo do equipamento novo
Depreciação acumulada do equipamento até a venda ------------- _______%
	ANALISE MARGINAL
	
	VENDAS PROJETADAS COM EQ. NOVO-------------------(
	
	( - ) VENDAS PROJETADAS COM EQ. ANTIGO-----------(
	 
	ECONOMIA COM REDUÇÃO DE PESSOAL----------------(
	
	( - ) DESPESAS COM TREINAMENTO DE PESSOAL----(
	 
	VALOR RESIDUAL (EQUIPAMENTO NOVO)---------------(
	
	( - ) VALOR RESIDUAL (EQUIPAMENTO ANTIGO)-------(
	 
	
	
	BENEFICIOS MARGINAIS ------------->
	
	
	
	CUSTO DO NOVO EQUIPAMENTO---------------------------(
	 
	( - ) VENDA DO EQUIPAMENTO ANTIGO-------------------(
	 
	DESPESAS COM MANUTENÇÃO DO EQUI. NOVO-----(
	
	( - ) DESPESAS COM MANUTENÇÃO DO EQUI. ANTIGO
	 
	
	
	CUSTOS MARGINAIS ----------------->
	 
	
	
	BENEFÍCIO MARGINAL LIQUIDO -------->
	 
A empresa Zaratustra S/A. pretende investir em um novo projeto. Para isso vai fazer um estudo de viabilidade financeira no prazo de cinco anos. O estudo compreende a captação de recursos de capital próprio e o modelo utilizado será o CAPM. Após o calculo do CAPM, que deve servir como custo de oportunidade, a empresa vai efetuar o estudo através do Pay Back, VPL e TIR. Utilize a alíquota de 40% de imposto de renda quando necessário.
Ks = Rf + [β x (Rm - Rf)]
Dados para o cáculo do CAPM: RF = %; β= ; RM = %	
Para o fluxo de caixa incremental (fluxo de caixa adicional que a empresa espera receber acima do fluxo de caixa atual, após o projeto ser aceito) a empresa os números abaixo:
Aquisição de máquina por R$ ________________
Custo dos Produtos Vendida Incremental: ______% do faturamento
Despesas de Vendas e Adm.: _______% do faturamento
Depreciação de _______% ao ano
FLUXO DE CAIXA INCREMENTAL
	DRE
	ANO 1
	ANO 2
	ANO 3
	ANO 4
	ANO 5
	FATURAMENTO
	
	
	
	
	
	CPV
	
	
	
	
	
	DESP. VENDAS/ADM.
	
	
	
	
	
	LAIR
	
	
	
	
	
	IR
	
	
	
	
	
	L.LIQUIDO
	
	
	
	
	
	DEPRECIAÇÃO
	
	
	
	
	
	TOTAIS DE ENTRADA
	
	
	
	
	
	VALOR RESIDUAL
	
	
	
	
	
	FLUXO LIQUIDO
	
	
	
	
	
PAY BACK
	ANO
	FC NO PERIODO
	FC ACUMULADO
	0
	
	
	1
	
	
	2
	
	
	3
	
	
	4
	
	
	5
	
	
PAY BACK DE ___________ anos e ___________ meses
VALOR PRESENTE LIQUIDO ( VPL = Σ FC ÷ (1 + i)^n – Io )
	ANO
	FC NO PERIODO
	CUSTO OPORTUNIDADE
	VPL
	0
	
	
	
	1
	
	
	
	2
	
	
	
	3
	
	
	
	4
	
	
	
	5
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
VPL = __________________
TAXA INTERNA DE RETORNO( TIR)
	ANO
	FC NO PERIODO
	CO DE
	VPL
	0
	
	
	
	1
	
	
	
	2
	
	
	
	3
	
	
	
	4
	
	
	
	5
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
TIR APROXIMADA = __________
ATIVIDADE3
A CIA. TODO PODEROSO TIMÃO, empresa do ramo esportivo, está modernizando seu parque fabril e para tanto, vai elaborar uma análise de viabilidade econômica (ANALISE MARGINAL), com o objetivo de determinar se deve ou não efetuar a troca de um antigo equipamento por um novo. A análise será projetada para o próximo ano e os estudos feitos indicam os seguintes dados:
EQUIPAMENTO NOVO
Custo do equipamento ----------------------------------------------- $ _________________ 
Vendas projetadas para o período ---------------------------------- $ ________________ 
Despesas com manutenção do equipamento ---------------- ___% do custo o equipamento
Despesa com treinamento de pessoal ------------------------------ $ ____________
Depreciação no período estudado ---------------------------------- ____%
Economia com redução de pessoal --------------------------- _____% da projeção de vendas
EQUIPAMENTO ANTIGO
Valor de mercado ----------------------------- ______% inferior ao novo
Vendas projetadas para o período ---------_____% das vendas projetadas com o equipamento
novo
Despesa com manutenção no período ----____% do valor original do equipamento antigo
Valor original ----------------------------------_____% inferior ao custo do equipamento novo
Depreciação acumulada do equipamento até a venda ------------- _______%
	ANALISE MARGINAL
	
	VENDAS PROJETADAS COM EQ. NOVO-------------------(
	
	( - ) VENDAS PROJETADAS COM EQ. ANTIGO-----------(
	 
	ECONOMIA COM REDUÇÃO DE PESSOAL----------------(
	
	( - ) DESPESAS COM TREINAMENTO DE PESSOAL----(
	 
	VALOR RESIDUAL (EQUIPAMENTO NOVO)---------------(
	
	( - ) VALOR RESIDUAL (EQUIPAMENTO ANTIGO)-------(
	 
	
	
	BENEFICIOS MARGINAIS ------------->
	
	
	
	CUSTO DO NOVO EQUIPAMENTO---------------------------(
	 
	( - ) VENDA DO EQUIPAMENTO ANTIGO-------------------(
	 
	DESPESAS COM MANUTENÇÃO DO EQUI. NOVO-----(
	
	( - ) DESPESAS COM MANUTENÇÃO DO EQUI. ANTIGO
	 
	
	
	CUSTOS MARGINAIS ----------------->
	 
	
	
	BENEFÍCIO MARGINAL LIQUIDO -------->
	 
A empresa Zaratustra S/A. pretende investir em um novo projeto. Para isso vai fazer um estudo de viabilidade financeira no prazo de cinco anos. O estudo compreende a captação de recursos de capital próprio e o modelo utilizado será o CAPM. Após o calculo do CAPM, que deve servir como custo de oportunidade, a empresa vai efetuar o estudo através do Pay Back, VPL e TIR. Utilize a alíquota de 40% de imposto de renda quando necessário.
Ks = Rf + [β x (Rm - Rf)]
Dados para o cáculo do CAPM: RF = %; β= ; RM = %	
Para o fluxo de caixa incremental (fluxo de caixa adicional que a empresa espera receber acima do fluxo de caixa atual, após o projeto ser aceito) a empresa os números abaixo:
Aquisição de máquina por R$ ________________
Custo dos Produtos Vendida Incremental: ______% do faturamento
Despesas de Vendas e Adm.: _______% do faturamento
Depreciação de _______% ao ano
FLUXO DE CAIXA INCREMENTAL
	DRE
	ANO 1
	ANO 2
	ANO 3
	ANO 4
	ANO 5
	FATURAMENTO
	
	
	
	
	
	CPV
	
	
	
	
	
	DESP. VENDAS/ADM.
	
	
	
	
	
	LAIR
	
	
	
	
	
	IR
	
	
	
	
	
	L.LIQUIDO
	
	
	
	
	
	DEPRECIAÇÃO
	
	
	
	
	
	TOTAIS DE ENTRADA
	
	
	
	
	
	VALOR RESIDUAL
	
	
	
	
	
	FLUXO LIQUIDO
	
	
	
	
	
PAY BACK
	ANO
	FC NO PERIODO
	FC ACUMULADO
	0
	
	
	1
	
	
	2
	
	
	3
	
	
	4
	
	
	5
	
	
PAY BACK DE ___________ anos e ___________ meses
VALOR PRESENTE LIQUIDO ( VPL = Σ FC ÷ (1 + i)^n – Io )
	ANO
	FC NO PERIODO
	CUSTO OPORTUNIDADE
	VPL
	0
	
	
	
	1
	
	
	
	2
	
	
	
	3
	
	
	
	4
	
	
	
	5
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
VPL = __________________
TAXA INTERNA DE RETORNO( TIR)
	ANO
	FC NO PERIODO
	CO DE
	VPL
	0
	
	
	
	1
	
	
	
	2
	
	
	
	3
	
	
	
	4
	
	
	
	5
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
TIR APROXIMADA = __________
ATIVIDADE4
A CIA. TODO PODEROSO
TIMÃO, empresa do ramo esportivo, está modernizando seu parque fabril e para tanto, vai elaborar uma análise de viabilidade econômica (ANALISE MARGINAL), com o objetivo de determinar se deve ou não efetuar a troca de um antigo equipamento por um novo. A análise será projetada para o próximo ano e os estudos feitos indicam os seguintes dados:
EQUIPAMENTO NOVO
Custo do equipamento ----------------------------------------------- $ _________________ 
Vendas projetadas para o período ---------------------------------- $ ________________ 
Despesas com manutenção do equipamento ---------------- ___% do custo o equipamento
Despesa com treinamento de pessoal ------------------------------ $ ____________
Depreciação no período estudado ---------------------------------- ____%
Economia com redução de pessoal --------------------------- _____% da projeção de vendas
EQUIPAMENTO ANTIGO
Valor de mercado ----------------------------- ______% inferior ao novo
Vendas projetadas para o período ---------_____% das vendas projetadas com o equipamento
novo
Despesa com manutenção no período ----____% do valor original do equipamento antigo
Valor original ----------------------------------_____% inferior ao custo do equipamento novo
Depreciação acumulada do equipamento até a venda ------------- _______%
	ANALISE MARGINAL
	
	VENDAS PROJETADAS COM EQ. NOVO-------------------(
	
	( - ) VENDAS PROJETADAS COM EQ. ANTIGO-----------(
	 
	ECONOMIA COM REDUÇÃO DE PESSOAL----------------(
	
	( - ) DESPESAS COM TREINAMENTO DE PESSOAL----(
	 
	VALOR RESIDUAL (EQUIPAMENTO NOVO)---------------(
	
	( - ) VALOR RESIDUAL (EQUIPAMENTO ANTIGO)-------(
	 
	
	
	BENEFICIOS MARGINAIS ------------->
	
	
	
	CUSTO DO NOVO EQUIPAMENTO---------------------------(
	 
	( - ) VENDA DO EQUIPAMENTO ANTIGO-------------------(
	 
	DESPESAS COM MANUTENÇÃO DO EQUI. NOVO-----(
	
	( - ) DESPESAS COM MANUTENÇÃO DO EQUI. ANTIGO
	 
	
	
	CUSTOS MARGINAIS ----------------->
	 
	
	
	BENEFÍCIO MARGINAL LIQUIDO -------->
	 
A empresa Zaratustra S/A. pretende investir em um novo projeto. Para isso vai fazer um estudo de viabilidade financeira no prazo de cinco anos. O estudo compreende a captação de recursos de capital próprio e o modelo utilizado será o CAPM. Após o calculo do CAPM, que deve servir como custo de oportunidade, a empresa vai efetuar o estudo através do Pay Back, VPL e TIR. Utilize a alíquota de 40% de imposto de renda quando necessário.
Ks = Rf + [β x (Rm - Rf)]
Dados para o cáculo do CAPM: RF = %; β= ; RM = %	
Para o fluxo de caixa incremental (fluxo de caixa adicional que a empresa espera receber acima do fluxo de caixa atual, após o projeto ser aceito) a empresa os números abaixo:
Aquisição de máquina por R$ ________________
Custo dos Produtos Vendida Incremental: ______% do faturamento
Despesas de Vendas e Adm.: _______% do faturamento
Depreciação de _______% ao ano
FLUXO DE CAIXA INCREMENTAL
	DRE
	ANO 1
	ANO 2
	ANO 3
	ANO 4
	ANO 5
	FATURAMENTO
	
	
	
	
	
	CPV
	
	
	
	
	
	DESP. VENDAS/ADM.
	
	
	
	
	
	LAIR
	
	
	
	
	
	IR
	
	
	
	
	
	L.LIQUIDO
	
	
	
	
	
	DEPRECIAÇÃO
	
	
	
	
	
	TOTAIS DE ENTRADA
	
	
	
	
	
	VALOR RESIDUAL
	
	
	
	
	
	FLUXO LIQUIDO
	
	
	
	
	
PAY BACK
	ANO
	FC NO PERIODO
	FC ACUMULADO
	0
	
	
	1
	
	
	2
	
	
	3
	
	
	4
	
	
	5
	
	
PAY BACK DE ___________ anos e ___________ meses
VALOR PRESENTE LIQUIDO ( VPL = Σ FC ÷ (1 + i)^n – Io )
	ANO
	FC NO PERIODO
	CUSTO OPORTUNIDADE
	VPL
	0
	
	
	
	1
	
	
	
	2
	
	
	
	3
	
	
	
	4
	
	
	
	5
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
VPL = __________________
TAXA INTERNA DE RETORNO( TIR)
	ANO
	FC NO PERIODO
	CO DE
	VPL
	0
	
	
	
	1
	
	
	
	2
	
	
	
	3
	
	
	
	4
	
	
	
	5
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
TIR APROXIMADA = __________
Ks = Rf + [β x (Rm - Rf)]
_1115729076.bin

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais