Buscar

RELATORIO 9 - LEIS DE FARADAY E LENZ COM BOBINAS PARALELAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 3
Turma nº 3161
Experiência nº 9
Data: 30/10/2015
Nome da experiência: Leis de Faraday e Lenz com Bobinas Paralelas
Professor: Lourdes Martins
	Alunas: Isabella Farias
	Rachel Araujo
INTRODUÇÃO
Faraday, em seus estudos e experimentações, percebeu que a corrente induzida que aparecia no circuito mudava de sentido constantemente, ou seja, em um dado momento ela estava em um sentido em outro ela estava em sentido contrário ao primeiro. Apesar de perceber esse acontecimento, Faraday não conseguiu chegar a uma lei que indicasse como determinar o sentido da corrente induzida. Foi somente no ano de 1834, poucos anos após a publicação dos trabalhos de Faraday, que o físico russo Heinrich F.E. Lenz apresentou uma regra, atualmente conhecida como Lei de Lenz, que permite indicar o sentido da corrente induzida.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Quando um ímã se aproxima de uma espira, surge uma corrente induzida sobre ele. Essa corrente faz surgir um campo magnético, cujo sentido pode ser determinado pela regra de Àmpere. Ao aplicar essa regra verifica-se que o campo magnético tem sentido oposto ao campo magnético do ímã. Se fizermos o contrário, ao afastarmos o ímã da bobina perceberemos que a corrente induzida surge em sentido contrário à situação anterior e ao utilizar novamente a regra de Àmpere é possível perceber que o campo magnético criado pela corrente induzida tem o mesmo sentido do campo magnético do ímã.
Ao fazer essas observações Lenz concluiu que o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Assim sendo, Lenz formulou uma lei que ficou conhecida como a Lei de Lenz e pode ser enunciada da seguinte forma:
A corrente induzida em um circuito aparece sempre com um sentido tal que o campo magnético que ele cria tende a contrariar a variação do fluxo magnético através da espira.
As Leis:
Lei da indução eletromagnética de Faraday. “Se o fluxo magnético através de uma área limitada por um circuito condutor fechado mudar com o tempo, uma corrente e uma fem são produzidas no neste circuito condutor fechado”. 
A lei de Faraday-Lenz enuncia que a força eletromotriz induzida num circuito elétrico é igual a velocidade da variação do fluxo magnético através da área limitada pelo circuito condutor fechado.
Lei da indução eletromagnética de Lenz. “O sentido da corrente elétrica induzida é tal que o campo magnético criado pela corrente se opõe à variação do campo magnético que produz a corrente”.
MATERIAL UTILIZADO
Parte 1:
- Um multímetro;
- Duas conexões com pinos banana;
- Um sistema de bobinas paralelas;
- Um imã em barra. 
Parte 2:
- Uma fonte de alimentação DCC de tensão variável;
- Uma chave liga-desliga;
- Um multímetro;
- Quatro conexões com pinos banana;
- Um sistema de bobinas paralelas;
- Um imã em barra;
- Pedaços de fio jumper ou cordão para dependurar o ímã em barra.
RESULTADOS
Com o multímetro ligado direto ao sistema de bobinas paralelas ao aproximarmos e afastarmos o imã com menor velocidade notamos que a intensidade da corrente é menor que quando realizamos a mesma ação com o imã em maior velocidade.
Na segunda parte do experimento com o multímetro ligado a chave liga-desliga na posição direta, quando aproximamos o polo sul do imã à bobina ele é repelido, quando invertemos a chave liga-desliga para a posição indireta esse mesmo polo é atraído pela bobina.
DISCURSÃO DOS RESULTADOS
Parte 1:
1 - Com o multímetro ligado, na função miliamperímetro, na escala de 2mA ou 200μA aproxime e afaste o imã e anote os valores das correntes elétricas medidas, ao aproximar e ao afastar o ímã. Repita o procedimento descrito no item 1, aproximando e afastando o imã com maior velocidade. Compare as duas situações justificando a diferença:
Menor velocidade: -0,012 mA / Maior velocidade: 0,017 mA
Quando o a velocidade do fluxo magnético aumenta o valor da corrente elétrica é aumentada.
2 - Relacione a direção do campo magnético do imã sobre a bobina com o sentido da corrente elétrica:
A corrente elétrica induzida tem sentido contrário ao fluxo do campo magnético associadas a ela.
Parte 2:
1 - Com a fonte regulada na tensão 5,0V, penduramos o imã no gancho na frente da bobina. Com a chave na posição direta aproximamos o imã:
O norte do imã repeliu.
2 – Com a chave na posição indireta aproxime o imã:
O norte do imã atraiu.
3 – Para os fenômenos observados diga a relação da força magnética que atua sobre o imã com o sentido da corrente elétrica que passa pela bobina.
Quando trocamos a chave liga-desliga da posição direta para indireta o sentido da corrente elétrica em relação a força magnética que atua sobre o imã é alterada, ou seja a bobina que tem alteração do lado norte e sul, por isso o imã e retraído e repelido quando mudamos a chave. O imã não sofre essa alteração.
CONCLUSÃO
No primeiro experimento podemos comprovar a Lei de Faraday, quando concluímos que quanto maior o fluxo de indução magnética maior é a corrente induzida no circuito.
No segundo comprovamos experimentalmente a Lei de Lenz, concluindo que induzindo um circuito podemos determina a polaridade de um imã ou o sentido de condução de uma corrente.
3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais