Buscar

Resumo Orçamento Empresarial ADM Financeira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Administração Financeira I
Guilherme Costa Carrijo 11111CCT008
Resumo do livro: Orçamento Empresarial: caminho de aprendizado em tempos fáceis ou difíceis/Darci Tomaz Cano. Uberlândia: Assis Editora, 2008. 48p.
Considerando que toda atividade, para que seja bem sucedida, deve ser bem planejada anteriormente. É absolutamente indispensável que toda empresa tenha um planejamento, especificamente financeiro, sobre suas atividades.
O planejamento financeiro começa com a elaboração dos planos financeiros a longo prazo, para que destes sejam definidos os parâmetros gerais a serem considerados nos planos e orçamentos a curto prazo. Assim, o processo de planejamento financeiro reflete os resultados esperados de planos e metas, referentes às várias áreas da empresa.
O processo do planejamento financeiro fornece à empresa ferramentas apropriadas para tomadas de decisões financeiras orientadas ao aumento de seu valor de mercado.
O orçamento é uma ferramenta administrativa usada para planejamento e controle de curto prazo, como já mencionado anteriormente. No início, eles foram considerados como um artifício para limitar despesas, porém a abordagem contemporânea considera o processo de elaboração do orçamento um método para aperfeiçoar as operações empresariais.
Para que seja feito o orçamento empresarial, é necessário um esquema sobre sua elaboração. Na prática, o orçamento se inicia na alta administração e vai se delineando sobre os gestores internos da empresa e suas várias áreas, bem como produção, vendas, despesas administrativas, etc.
A prática do orçamento empresarial resulta em vários benefícios para a entidade, caso seja bem realizado. Os principais benefícios serão descritos a seguir:
As decisões da administração serão baseadas em estudo e análise cuidadosos, resultantes do processo orçamentário sobre o período subsequente. Essa prática diminuirá a margem de erro das estratégias administrativas dos períodos futuros.
O processo orçamentário permite o uso da “administração preventiva”, ou seja, planejar de tal modo que as dificuldades e os problemas sejam previstos e, portanto, evitados ou resolvidos antes que surjam.
O orçamento aumenta a eficiência e a eficácia das operações da empresa.
O orçamento faz com que as operações de todos os departamentos sejam coordenadas e dirigidas no sentido de alcançar objetivos comuns, estabelecidos pelas diretrizes gerais da empresa.
O orçamento poupa o tempo dos administradores da empresa, para que eles se atentem somente aos fatos excepcionais da empresa.
Para que essas vantagens sejam alcançadas é preciso que a empresa tenha uma contabilidade precisa e de qualidade. O departamento de orçamentos depende estritamente do setor de contabilidade, pois este lhe disponibilizará dados sobre o passado para que sejam feitas as estimativas sobre o futuro organizacional.
Nas grandes organizações, os responsáveis pelo processo orçamentário são a alta administração ou comissão especializada escolhida. Nas pequenas e médias empresas, é normal que uma pessoa (o dono, o gerente ou o contador) assuma a responsabilidade sobre o processo orçamentário.
O período abrangido pelo orçamento é muito variável. Muitas empresas têm operado com bastante sucesso, baseando seus orçamentos para o período de um ano e dividindo, em detalhes, este tempo em períodos trimestrais, e mensais.
Muitos administradores acreditam que o orçamento é inflexível e deve ser seguido cegamente. No entanto, é necessário que o orçamento seja flexível e refeito sempre que as informações forem relevantemente alteradas. O orçamento deve se adaptar a todas as variações no ambiente externo e interno da entidade. Os pontos fortes e pontos fracos das operações empresariais devem ser levados em conta na elaboração do orçamento. Os pontos fracos devem ser considerados como um fator limitante das operações e devem ser analisados corretamente para que não causem danos graves e irreversíveis à entidade nos períodos futuros, abrangidos pelo orçamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes