Buscar

RESUMO AV2 - PPB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atenção
 A atenção é uma função cognitiva complexa muito influenciada por fatores intervenientes como cansaço, sonolência, uso de substâncias, ansiedade e outros, bem como o nível de atenção de um mesmo indivíduo pode variar ao longo de um dia, de momento para momento.
Diversas outras funções cognitivas são dependentes da atenção, em especial a memória, o que equivale a dizer que déficits de atenção podem refletir em uma gama variada de sintomas e ecoar sobre diferentes aspectos da vida diária. Outra característica desta função é que ela depende muito do interesse e necessidade da tarefa sendo realizada. Assim, vemos na prática clínica as queixas de mães que relatam que seus filhos possuem dificuldades em prestar atenção nas tarefas escolares, mas se fixam facilmente no vídeo game, e isso não necessariamente descarta a possibilidade de uma falha da função atencional.
É importante citar que a atenção não é um construto único, exigindo subdivisões para sua melhor compreensão.
-Atenção Seletiva: é a capacidade de selecionar entre tudo o que é oferecido no campo visual e auditivo e manter o foco atencional naquilo que é realmente relevante. Temos o tempo todo distratores tanto externos (barulhos, imagens e paisagens) como internos (pensamentos) de maneira que a seletividade nos capacita a filtrar o que é importante do que é irrelevante para a tarefa a ser realizada no momento. Orientação da Atenção, aberta (explícita) e encoberta (implícita).
-Atenção Alternada: refere-se à capacidade de alternar entre um e outro estímulo, ou entre tarefas distintas.
-Atenção Dividida: diz respeito à capacidade de focar em dois estímulos simultaneamente.
-Atenção sustentada: é a possibilidade de manter o foco atentivo em determinada atividade por um tempo prolongado mantendo o mesmo padrão de consistência. Alguns autores consideram como sinônimo de atenção concentrada. Testes de atenção concentrada avaliam também obrigatoriamente a atenção seletiva.
Algumas classificações de Atenção (1)
Explícita (Aberta): o foco de atenção coincide com a fixação visual. Movimentos de foco atencional atrelados a movimentos oculares. Posicionamento dos objetos na fóvea. Tende a ser automática.
Implícita (Encoberta): o foco da atenção não coincide com o olhar. Tende a ser uma operação mental voluntária.
Algumas classificações de Atenção (2)
Voluntária (ou endógena, ou cognitiva, ou top-down)
Automática (ou exógena, ou bottom-up)
Memória
Definição: Como um processo, refere-se aos mecanismos dinâmicos associados à retenção e à recuperação da informação sobre a experiência passada. Meio pelo qual a pessoa recorre às experiências passadas, a fim de usá-las no presente.
A memória é o arquivo da mente, o reservatório que armazena o que é aprendido. E nossa competência para armazenar e recuperar a informação.
Podemos resumir (vide figura 1) o processo da seguinte forma: inicialmente a atenção focada nos estímulos permitirá um tipo de memoria chamada de sensorial. Esta memória sensorial fará um registro temporário, que se dará apenas por frações de segundos, dessas sensações ligadas aos estímulos que nos cerca, e isso só será possível a partir da seleção do foco atencional. Depois se esta informação processada for considerada importante ela será guardada por um tempo maior na memória de curto prazo. Por meio da memória de curto prazo observaremos os detalhes relacionados ao estímulo sensorial que acabamos de guardar, após alguns poucos minutos essa informação poderá ser apagada se avaliarmos como pouco interessante ou caso ela seja útil e importante será novamente transferida para um novo sistema de memoria mais duradouro, a memoria de longo prazo. Neste sistema de memoria de longo prazo poderemos guardar por minutos, horas, meses, anos ou até séculos esta informação captada pelos nossos sentidos.
Tipos de Memórias
Declarativas (explícita) é o armazenamento (e a evocação) do material que está disponível para a consciência e pode ser expresso mediante a linguagem. São frequentemente fáceis de formar, mas também são facilmente esquecidas. 
Não declarativas (implícita) não está disponível à percepção consciente. Resulta diretamente da experiência, requer repetição e prática durante um certo período, mas essas memórias tem menor probabilidade de serem esquecidas. As tarefas que aprendemos, as associações emocionais que estabelecemos operam suavemente mas sem acesso consciente.
Os sistemas de memória podem ser divididos em termos do tempo de duração do traço de memória e da acessibilidade do traço mnemônico guardado, se com ou sem esforço para lembrar. (vide fig 2 abaixo)
Quanto ao tempo de duração do traço de Memória ela pode ser: Memória Sensorial, Memória de curto prazo e Memória de longo prazo. A Memória Sensorial você já sabe como funciona foi explicada. No caso da memória de curto prazo, esta pode ser de pequenas porções de material verbal ou visual que pode ser armazenada por alguns poucos minutos. Veja agora um bom exemplo de memoria de curto prazo que ocorre com a memória imediata: quando você liga para informações de telefone e a telefonista fala o número você guarda por um curto período até que você utilize este numero e logo depois esquece e apaga a informação, pois não precisará mais dela. Por meio deste tipo de memória a gente guarda em torno de 7 itens com desvio padrão de mais ou menos dois.
Na memória de curto prazo existe também um tipo chamado de memória de trabalho, que nos auxilia que por intermédio da atenção guardemos informações temporariamente para execução de diversas atividades diárias, assim ela nos possibilita acessar memórias antigas guardadas há muitos minutos, horas ou anos atrás. E este sistema de memória de trabalho Baddeley, (2000) ao mesmo tempo nos permite selecionar quais os novos traços de memoria, iremos transferir para serem armazenados por um período maior na memoria de longo prazo.
O sistema de Memória de Longo Prazo pode se subdividir entre Memória Implícita (Procedimental ou Não Declarativa) por meio desta podemos guardar informações relativas, a: saber fazer coisas como, andar de bicicleta, dirigir entre outras aprendizagens, que podemos realizar sem necessariamente termos que recordar, quando, onde ou quando aprendemos e esta informação nos vem à cabeça sem esforço deliberado é uma memória lembrada de forma automática por nos. O outro tipo de memória de longo prazo é a Memória Explícita neste caso o esforço é realizado para lembrarmo-nos das informações sobre saber como, são traços ligados a fatos, acontecimentos ou eventos. Ela se subdivide em memória semântica, ou seja, de conhecimento geral sobre o mundo e memória episódica as que guardamos a partir da nossa própria experiência vivida.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais