Buscar

Normas de Auditoria - NBC TA 501, 505 e 520

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apresentação Auditoria
NBC TA 501 “Evidência de Auditoria – Considerações Específicas para Itens Selecionados”
NBC TA 505 “Confirmações Externas”
NBC TA 520 “Procedimentos Analíticos”
Componentes:
Andrea Letícia
Arthur Rezende
Daniela Jaqueline
Guilherme Carrijo
1
NBC TA 501 – Evidência de 
Auditoria – Considerações Específicas para 
Itens Selecionados
2
Guilhernme
2
Introdução
Alcance
Esta norma trata das considerações específicas do auditor para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente em conformidade com a NBC TA 330, NBC TA 500 e outras normas relevantes com relação a certos aspectos da conta “Estoque” do ativo, assim como aos litígios e reclamações, envolvendo a entidade, e informações por segmento na auditoria das demonstrações contábeis.
3
Guilherme
Objetivo
O objetivo do auditor é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação a:
Existência e condições do estoque;
Totalidade dos litígios e reclamações envolvendo a entidade; e
Apresentação e divulgação de informações por segmentos em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
4
Guilherme
Requisitos
Estoque
Se o estoque for relevante para as demonstrações contábeis, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação a existência e as condições do estoque mediante:
Acompanhamento da contagem física dos estoques, a não ser que seja impraticável. Nesse caso, o auditor deve aplicar procedimentos alternativos de auditoria. Caso ainda não seja possível, o auditor deve modificar a opinião no seu relatório de auditoria, de acordo com a NBC TA 705.
Execução de procedimentos de auditoria nos registros finais de estoque da entidade para determinar se refletem com precisão os resultados reais da contagem de estoque.
5
Guilherme
Se o estoque custodiado e controlado por terceiros for relevante para as demonstrações contábeis, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à existência e as condições do estoque executando umas ou as duas possibilidade a seguir:
Solicitar confirmação do terceiro quanto às quantidades e condições do estoque mantido por esse terceiro em nome da entidade;
Executar inspeção ou outro procedimento de auditoria apropriado nas circunstâncias.	
6
Guilherme
Litígios e reclamações
O auditor deve definir e executar os procedimentos de auditoria com o objetivo de identificar litígios e reclamações envolvendo a entidade, que possam resultar em um risco de distorção relevante, incluindo:
Indagação à administração e, conforme o caso, a outros dentro da entidade, incluindo consultores jurídicos internos;
Revisão das atas de reuniões dos responsáveis pela governança e correspondência entre a entidade e os seus consultores jurídicos externos (em alguns casos, o auditor deve se comunicar diretamente com os consultores jurídicos externos); e
Revisão das contas de despesas legais.
7
Guilherme
Informações por Segmento
O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à apresentação e à divulgação de informações por segmento, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável mediante:
Obtenção de entendimento dos métodos utilizados pela administração para determinar as informações por segmento:
 (i) avaliação se esses métodos resultam na divulgação de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e
 (ii) quando for apropriado, testar a aplicação desses métodos; e
Execução de procedimentos analíticos ou outro procedimento de auditoria apropriado nas circunstâncias.
8
Guilherme
NBC TA 520 – Procedimentos Analíticos
9
Andrea
Objetivos
Vigente em 1º de Janeiro de 2010.
Responsabilidade do auditor em realizar procedimentos Próximo do final da auditoria que o auxiliam formar uma conclusão geral sobre as demonstrações contábeis.
10
Andrea
O que são Procedimentos Analíticos?
Avaliações de Informações Contábeis por meio de análise das relações aceitáveis entre dados financeiros e não financeiros.
Exemplos: Informações Comparáveis de períodos anteriores, resultados previsto pela entidade, orçamentos ou provisões.
11
Andrea
Requisitos a serem observados durante a 
execução dos procedimentos analíticos
 Determinar a adequação de procedimentos analíticos substantivos específicos para determinadas afirmações, levando em consideração os riscos avaliados de distorção.
. Avaliar a confiabilidade dos dados em que se baseia, em relação a valores registrados ou índices, levando em consideração a fonte, a comparabilidade, a natureza e a relevância das informações disponíveis, bem como dos controles sobre a preparação dos dados
12
Andrea
Desenvolver uma expectativa de valores registrados ou índices e avaliar se a expectativa é suficientemente precisa para identificar uma distorção relevante.
Determinar o valor de qualquer diferença entre valores registrados e valores esperados que seja aceitável sem exame adicional, de maneira que seja influenciada pela materialidade planejada e consistente com o nível de segurança desejada.
13
Andrea
Exemplos de informações que podem ser utilizadas na 
preparação de procedimentos analíticos
Informações de indústrias de setor similar, como uma comparação entre índices de vendas e contas a receber com as médias do setor ou com outras entidades de porte comparável do mesmo setor; 
Outras informações contábeis e informações não contábeis relevantes, como por exemplo custos com folha de pagamento e número de empregados.
14
Andrea
Finalidade das conclusões obtidas:
Elaborar as conclusões formadas durante a auditoria de componentes ou elementos individuais das demonstrações contábeis.
 Auxilia a formação de conclusões razoáveis que se basearão a opinião do auditor
 Seus resultados podem identificar um risco de distorção relevante não identificado anteriormente.
15
Andrea
O auditor pode indagar a administração sobre: 
• Disponibilidade e confiabilidade das informações necessárias 
para aplicar procedimentos analíticos substantivos.
• Resultados de quaisquer procedimentos analíticos realizados 
pela entidade.
Pode ser eficaz usar dados analíticos elaborados pela administração, desde que o auditor esteja satisfeito de que esses dados foram adequadamente elaborados.
16
Andrea
NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE
NBC TA 505 – CONFIRMAÇÕES EXTERNAS
17
Arthur e Daniela
Introdução
Alcance
Esta Norma trata do uso de procedimentos de confirmação externa pelo auditor de acordo com os requisitos da NBC TA 330 – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados e da NBC TA 500 – Evidência de Auditoria. Ela não aborda indagações relativas a litígio e reclamações que são tratadas na NBC TA 501 – Evidência de Auditoria – Considerações Específicas para Itens Selecionados.
18
Arthur e Daniela
Data de vigência
	Esta Norma é aplicável a auditoria de demonstrações contábeis para períodos iniciados em ou após 1º. de janeiro de 2010
19
Arthur e Daniela
Objetivo
O objetivo do auditor, ao usar procedimentos de confirmação externa, é planejar e executar tais procedimentos para obter evidência de auditoria relevante e confiável.
20
Arthur e Daniela
Procedimentos de confirmação externa para obtenção
de evidência de auditoria
A NBC TA 500, item A5, indica que a confiabilidade da evidência de auditoria é influenciada pela fonte e por sua natureza e depende das circunstâncias individuais em que é obtida. Esta Norma inclui, também, as seguintes generalizações aplicáveis à evidência de auditoria:
21
Arthur e Daniela
• a evidência de auditoria é mais confiável quando é obtida de fontes independentes externas à entidade;
• a evidência de auditoria obtida diretamente pelo auditor é mais confiável que a evidência de auditoria obtida indiretamente ou por inferência;
• a evidência de auditoria é mais confiável quando está na forma de documento, seja em papel, no formato eletrônico ou outro meio.
22
Arthur e Daniela
Outras normas de auditoria reconhecem a
importância das
confirmações externas como evidência de auditoria, por exemplo:
A NBC TA 330
A NBC TA 240
A NBC TA 500
23
Arthur e Daniela
Procedimentos de confirmação externa
Ao usar procedimentos de confirmação externa, o auditor deve manter o controle sobre as solicitações de confirmação externa, incluindo:
determinação das informações a serem confirmadas ou solicitadas;
seleção da parte que confirma apropriada para confirmação;
definição das solicitações de confirmação, assegurando-se que as solicitações estão devidamente endereçadas e que contenham as informações para retorno das respostas diretamente ao auditor; e
envio das solicitações, incluindo 2º pedido, quando aplicável, para a parte que confirma
24
Arthur e Daniela
Recusa da administração em permitir que o auditor
envie solicitações de confirmação
O auditor deve:
	(a) indagar sobre as razões da recusa da administração e procurar evidência de auditoria sobre sua validade e razoabilidade;
	(b) avaliar as implicações da recusa da administração na avaliaçãodo auditor dos riscos significativos de distorção relevante, incluindo o risco de fraude, e sobre a natureza, época e extensão de outros procedimentos de auditoria (ver item A9); e
	(c) executar procedimentos alternativos de auditoria definidos para obter evidência de auditoria relevante e confiável.
25
Arthur e Daniela
Se o auditor concluir que a recusa em permitir o envio de solicitações de confirmação não é razoável, ou não conseguir obter evidência de auditoria relevante e confiável por meio de procedimentos alternativos de auditoria, o auditor deve comunicar aos responsáveis pela governança de acordo com a NBC TA 260 – Comunicação com os Responsáveis pela Governança, item 16. O auditor deve, também, determinar as implicações para a auditoria e para a opinião do auditor de acordo com a NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente.
26
Arthur e Daniela
Resultado dos procedimentos de confirmação externa
Se o auditor identificar fatores que dão origem a dúvidas sobre a confiabilidade da resposta a uma solicitação de confirmação, o auditor deve obter evidência adicional de auditoria para resolver essas dúvidas se o auditor determinar que uma resposta a uma solicitação de confirmação não é confiável, o auditor deve avaliar as implicações na avaliação dos riscos significativos de distorção relevante, incluindo o risco de fraude, e sobre a natureza, época e extensão relacionada a outros procedimentos de auditoria
27
Arthur e Daniela
Resposta não recebida
Para cada resposta não recebida, o auditor deve executar procedimentos alternativos de auditoria para obter evidência de auditoria relevante e confiável
28
Arthur e Daniela
Quando uma resposta a uma solicitação de confirmação positiva
É necessária para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente se o auditor determinou que uma resposta a uma solicitação de confirmação positiva, procedimentos alternativos de auditoria fornecerão a evidência de auditoria que o auditor precisa. Se o auditor não obtiver essa confirmação, o auditor deve determinar as implicações para a auditoria e para a sua opinião de acordo com a NBC TA 705
29
Arthur e Daniela
Confirmação negativa
As confirmações negativas fornecem evidência de auditoria menos persuasiva que as confirmações positivas. Consequentemente, o auditor não deve usar solicitações de confirmação negativa como o único procedimento substantivo de auditoria para tratar o risco de distorção relevante avaliado no nível de afirmações, a menos que estejam presentes todos os itens a seguir :
30
Arthur e Daniela
	(a) o auditor avaliou o risco de distorção relevante como baixo e obteve evidência de auditoria apropriada e suficiente em relação à efetividade operacional dos controles relevantes para a afirmação; 
	(b) a população de itens sujeitos a procedimentos de confirmação negativa compreende um grande número de saldos contábeis, transações ou condições, homogêneas de pequena magnitude; 
	(c) espera-se uma taxa de exceção muito pequena; e
	(d) o auditor não tem conhecimento das circunstâncias ou condições que fariam com que as pessoas que recebem solicitações de confirmação negativa ignorassem essas solicitações.
31
Arthur e Daniela
Avaliação da evidência obtida
O auditor deve avaliar se os resultados dos procedimentos de confirmação externa fornecem evidência de auditoria relevante e confiável,ou se são necessárias outras evidências de auditoria. 
32
Arthur e Daniela
Obrigado!
33

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais