Buscar

TRABALHO EM GRUPO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 DESENVOLVIMENTO	�
4 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERENCIAS............................................................................................................9
��
INTRODUÇÃO
Apresentaremos “Os resultados do CNPQ no cotidiano do Serviço Social” o artigo na verdade faz parte da pesquisa de pós-graduação sobre as bases de sustentação teórico-metodológico do Serviço Social. 
O artigo consiste em traçar um panorama das atuais tendências da pesquisa no Serviço Social, dados investigativos submetidos pelos pesquisadores dessa área do conhecimento ao CNPq, que quer dizer Conselho Nacional de Pesquisa, que atualmente é chamado de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É um órgão público que tem o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil, nos resultados dos últimos três anos (2011 a 2013), sobre o cotidiano de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro. 
Iremos verificar que CNPq tem como atribuição de julgar as propostas de apoio a pesquisa de formação de recursos humanos, nesse sentindo desenvolvemos sobre o artigo as definições do objetivo, metodologia, dados qualitativos, a importância das estatísticas e dos indicadores para o Serviço Social.
DESENVOLVIMENTO 
O OBJETIVO E METODOLOGIA QUE O AUTOR UTILIZA PARA A PRODUÇÃO DO TEXTO
O texto utiliza os dados como ferramenta para entender o que ocorre nas recentes tendências da pesquisa em Serviço Social, verificando se as recentes propostas de pesquisa da área do Serviço Social encaminhadas ao CNPq revelam as suas atuais tendências. O artigo tem como interesse investigar a pesquisa no Serviço Social e a sua relação com a produção do conhecimento e a pós-graduação. Um mercado de trabalho cada vez mais exigente e disputado, cujos requisitos mais básicos envolvem uma graduação superior e experiência na área almejada. Renovação constante e melhoria continua como condições quase obrigatórias para a manutenção e progresso no trabalho. Essa e a realidade do mercado brasileiro, com o bom ingresso na faculdade, brasileiros buscam pela diferenciação e a especialização se tornou quase uma obrigação. Se há 25 anos atrás era possível se garantir um bom emprego com um diploma de ensino médio, hoje a historia não e tão fácil. Com a crescente dificuldade para se conseguir emprego, obter somente um diploma de nível superior já se mostra um tanto quanto insuficiente para entrar briga por uma vaga, nos tempos de hoje, para se obter um emprego realmente bom, valorizado e com oportunidades de crescimento, e necessário fazer uma pós- graduação. Como o próprio nome diz o ensino de pós-graduação e destinado aqueles que já possuem um diploma
Mas o que vem a ser CNPq? Essa sigla e de  Conselho Nacional de Pesquisa, que atualmente é chamado de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É um órgão público que tem o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil. O CNPQ foi fundado em 1951, sendo reconhecido no mundo todo, em especial nos países em desenvolvimento. Inicialmente o CNPQ tinha o objetivo de dominar o ciclo atômico no país, e criar estratégias. Porém, depois se expandiram as funções e o CNPQ ficou responsável também por financiar pesquisas científicas e tecnológicas nas mais diversas áreas de conhecimento. A sede do CNPQ está situada em Brasília e está ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O CNPQ também tem vários outros órgãos federais e parceiros estrangeiros em suas funções. O CNPQ incentiva a pesquisa no Brasil através de bolsas e auxílios. 
 O desenvolvimento de pesquisas no Serviço Social não difere das demais áreas do sabe, no conjunto das pesquisas. A inserção da área do Serviço Social no CNPq é relativamente recente, aproximadamente trinta anos, identificado como um programa que juntamente com Psicologia compõe o Comitê de Assessoramento (CA-PS) com representantes dessas duas áreas do saber, sendo dois do Serviço Social e seis da Psicologia, Os representantes das áreas que compõem o Comitê são escolhidos “periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD), que e a maior instância de poder decisório do CNPq, é formado pelo presidente da Instituição, pelo secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), das comunidades científica, tecnológica e empresarial e dos servidores do CNPq. As análises possibilitaram avaliar que fatores contribuem para que ocorra a diferença existente entre as propostas submetidas pelos pesquisadores e as recomendadas pelo programa de Serviço Social a partir dos recursos financeiros disponibilizados pelo CNPq. O Conselho Deliberativo (CD) tem como principais competências: formular propostas para o desenvolvimento científico e tecnológico do País; apreciar a programação orçamentária e definir critérios orientadores das ações da entidade; aprovar as normas de funcionamento dos colegiados, a composição dos comitês de assessoramento e o relatório anual de atividades.
TIPOS DE GRAFICOS E OS RECURSOS QUE O TEXTO UTILIZA PARA DEMONSTRAR OS DADOS.
 Na tabela 1, representado por subáreas do Serviço Social no CNPq referentes as chamadas PQ- 2012 a 2013
	Subáreas do Cnpq
	2012
	2013
	Número
	%
	Serviço social aplicado
	15
	14
	29
	31,5
	Fundamentos em Serviço Social
	19
	13
	32
	34,8
	Serviço Social da Saúde
	5
	3
	8
	8,7
	Serviço Social da Eduacação
	3
	6
	9
	9,8
	Serviço Social do Trabalho
	6
	4
	10
	10,9
	Serviço Social da Habitação
	1
	2
	3
	3,3
	Serviço Social do Menor
	1
	__
	1
	1,0
	Total
	50
	42
	92
	100
DEFINIÇÕES DE DADOS QUANTITATIVOS E A ESCOLHA PARA A PESQUISA.
 Dados quantitativos e um conjunto de procedimento que traduz um elemento, ou aspectos deste, em números com o objetivo de possibilitar um julgamento sobre esse elemento, suas características ou sua relação com outros elementos. Dentre o dado quantitativo e o que estão os modelos matemáticos e estatísticos que são formatados para apoiar os processos de decisão, porem exige conhecimento técnico daquele que irá manusea-lo uma vez que interpretações errôneas podem ocorrer a partir de dados mal manipulados. 
 A IMPORTANCIA DA ESTATÍSTICA E DOS INDICADORES SOCIAIS PARA O SERVIÇO SOCIAL.
 A estatística e usada no Serviço Social como ferramenta de trabalho associada aos demais instrumentos pertinentes a profissão que possibilitam à analise de varias de conhecimento humano as quais visa a investigar. 
 Para tanto, esse conjunto de medidas requer que sejam quantificados por meio de dados numéricos da realidade investigativa. A metodologia de coleta de dados visa ao domínio de informações pertinentes as quais requer uma analise critica e propositiva desses dados coletados de modo de proporcionar a intervenção na realidade social, treinando o olhar profissional para alem da aparência e da realidade objetiva.
 A estatística e considerada matéria-prima para a construção dos indicadores sociais que demonstram a disparidade de cada região. “Os indicadores apontam, indicam, aproximam, traduzem em termos operacionais as dimensões sociais” das quais podemos ver a realidade e a partir destes fazer as devidas intervenções.
OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NA AREA DA EDUCAÇÃO 
 O processo de trabalho do Serviço Social na educação volta-se para identificar e atender as demandas provenientes da questão social que perpassa o cotidiano do campo educacional.
Defronta-se com os conflitos resultantes da complexa dinâmica da sociedade atual, implica ver o Serviço Social, bem como outras profissões, habilitado rara enfrentar o desafio de efetivar a consolidação dos direitos sociais. Na direção de tal pensamento, pretende-se agir tendo na interdisciplinaridade o elemento norteador da pratica. 
 Assim sendo profissional de Assistente Social na área da educação são as seguintes: Atendimento e acompanhamento sistemático as famílias e alunos das unidades escolares, colaborando para a garantia do direito ao acesso e permanência do educando na escola. Elaboração de Plano de Trabalho da equipe, contemplando ações/projetos para os diferentes seguimentos da comunidade escolar, considerando as especificidades do território, monitoramento e acompanhamento dos em situação de não freqüência e evasão escolar, elaboração de relatórios de sistematização do trabalho realizado, contendo analises quantitativas e qualitativas, levantamentos dos recursos da área de abrangência e articulação com rede intersetorial. Realização de estudos e pesquisas que identifiquem o perfil socioeconômico-cultural da população atendida, suas demandas, características do território, dentre outras temáticas, realização de reuniões de estudos temáticos, oficina, estudo de casos, envolvendo a equipe de professores e equipe diretor/pedagógica da unidade escolar. Participação nos espaços dos conselhos de políticas e direitos, fóruns, em especial das áreas da educação, assistência, criança e adolescente e saúde. Fortalecimentos da parceria com as equipes dos conselhos Tutelares, CRAS, CREAS e unidades de saúde para viabilizar o atendimento e acompanhamento integrado da população atendida. Participação semanal em reunião de supervisão, estudo de casos e planejamento.
CONCLUSÃO
E necessário que se estabeleça um dialogo, buscando a integração do qualitativo e quantitativo, sem descartar as interferências de um sobre o outro. Aproximando os dados quantitativos com o ponto de vista dos seus atores e possível apreender as contribuições destes dois campos de investigação para refletir mais e buscar por mais qualidade.
O Processo de Trabalho do Serviço Social se faz atuante nesse contexto dos resultados do CNPq, por se constituírem importante ao espaço ocupacional do Assistente Social, em que as expressões da questão social se materializam entre instituições, intersetoriedade, campo de atuação profissional para a disseminação do conhecimento. 
 , 
REFERÊNCIAS
As recentes tendências da Pesquisa em Serviço Social
WWW.revistaimpacta.com.br
WWW.terra.com.br
Sistema de Ensino Presencial 
serviço social
kelly dias santiago
marlene vidal queiroz 
processos de ensino e aprendizagem na organização e desenvolvimento do serviço social
Macapá
2015
kelly dias santiago
marlene vidal queiroz
processos de ensino e aprendizagem na organização e desenvolvimento do serviço social
Trabalho de ........ apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de 
Orientador: Prof. Amanda Boza/ Clarice Kernkamp/ Vaquíria Caprioli
Macapá
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais