Buscar

Trabalho TI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Utilização extensiva de tic
Comente acerca de dois tipos de atendimentos que um smartphone pode propiciar a seus usuários.
O smartphone tanto serve como telefone móvel quanto para utilizar internet facilitando a vida de quem utiliza.
Indique duas diferenças, que lhe pareçam significativas, na comparação entre um e-reader com um tablet.
Tablets: grande poder de processamento para Internet, jogos, vídeos e etc.
E-readers: ideais para leitura, hardware somente para leitura.
O que foi denominado InfoEra
info: informação, era: época, tempo. É a era da informação e do conhecimento porem estamos no inicio dela, a informática e os modernos meios de comunicação irão possibilitar um enorme salto na evolução sócio-cultural da humanidade.
Como a TIC está alterando a forma de trabalho do ser humano?
Com o avanço da tecnologia as empresas em geral vem apostando muito no seu departamento de sistemas (T.I) pois eles vem ajudando e tornando mais eficaz, seguro e rápido o processo interno da empresa, gerando melhores resultados.
Comente, brevemente, sobre meios de segurança de informações no uso das redes de computadores.
 Os problemas de segurança geralmente referem-se ao sigilo e a identidade. O Sigilo diz respeito às quais informações estarão disponíveis para quais usuários. Isto pode ser feito através de atribuições de direitos para cada usuário
O que é o Comércio Eletrônico?
O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.
Qual é a diferença entre a computação e o armazenamento em nuvem?
Computação em nuvem é o armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados, ao invés de manter arquivos salvos em pendrives, Cds ou algum tipo de memoria externa.
Comente sobre a evolução do processo de educação à distância.
O método de ensino a distancia o EAD vem crescendo a cada vez mais junto com a evolução no uso da internet, pois facilita a vida de muitos estudantes que as vezes não tem muito tempo para ir a uma universidade, mas mesmo assim ainda e pouco conceituada pois o aluno aprende muito da teoria e nada de pratica deixando assim ensino as vezes incompleto.
O que são as impressoras 3D? Como podem mudar o cotidiano das pessoas?
A tecnologia de impressão 3D vem revolucionando a criação de diversos produtos capaz de criar objetos a partir de imagens feitas tridimensionalmente no computador, ela pretende facilitar a vida das pessoas criando produtos mais rápidos e com baixo custo.
Há perspectivas de emprego para quem se especializar ou atuar com TIC?
Sim pois a tecnologia está cada vez mais em alta e uma pessoa que se especializa em TI tem o seu lugar garantido no mercado.
A empresa vista como um sistema
Como é desenvolvido o conhecimento humano?
É desenvilvido com a capacidade de sintetizar complexidades.
O que é um Sistema?
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos inter-relacionados que interagem no desempenho de uma função. É uma definição tão abrangente que pode ser usada em uma grande variedade de contextos
Qual é a diferença entre Sistema e Subsistema? Dê três exemplos.
Sistema: conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado ou partes que interagem, formando um todo.
Subistema: é o conjunto de partes inter-relacionadas integrante de um sistema mais amplo.
1º Exemplo: Uma geladeira domiciliar, o seu funcionamento seria o sistema e os seus subsistemas poderiam ser o estrutural – a estrutura física da máquina, que protege sua missãa (manter um ambiente interno resfriado) e o Controle – Subsistema que fixa um parâmetro a ser mantido (no caso, o valor da temperatura interna)
2º Exemplo: O organismo humano éo nosso sistema e os seus subsistemas podem ser considerado o sistema ósseo, sistema nervoso, sistema circulatório
Como se divide de forma bastante geral o Sistema Empresa?
Entrada: Materiais, equipamentos, tecnologia e recursos humanos.
Processamento: Processos organizacionais, produtos e serviços, comercializar e dar assistência a clientes.
Saída: Bens e serviços, produtos, pagamento, contribuições e outros.
Comente, brevemente, sobre as mudanças externas que afetam a operação e o crescimento de uma empresa.
Mudanças na concorrência é um fator que pode afetar o crescimento da empresa, pode acontecer que a concorrente ofereça uma tecnologia superior a apresentada pela empresa, também pode acontecer de que a empresa não esteja qualificada para enfrentar mais uma concorrente, e até mesmo como os clientes vão perceberão um novo fornecedor.
Apresente dois exemplos de indicadores econômicos, sociais e políticos que afetam o desempenho das organizações.
Indicadores econômicos: (INPC) Índice Nacional de Preços ao Consumidor; (Taxa SELIC) A Taxa SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira.
Indicadores sociais e políticos: (IBGE) Temas: População, Saúde, Educação, Atividade Econômica, Renda, Patrimônio, Uso do tempo, Segurança Pública, Mobilidade social, Cultura; (PNUD/Banco Mundial) Temas: Educação, Saúde, Renda, Pobreza.
O que é Eficiência? Como ela é medida?
É o meio para se atingir um resultado, as medidas organizacionais, a rapidez, custos mais baixos a produção.
E Eficácia? Como ela é medida?
Eficácia é a coisa certa, o resultado, é o objetivo, aquilo para que se faz, isto é, a sua missão.
Comente a frase: “ Uma empresa precisa atuar de forma eficaz, o que é mais importante do que sua própria eficiência.”
A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado. Em um mundo globalizado, torna-se mais inserido e preparado dentro do mercado, ou seja, uma empresa deve ter funcionário que saibam ser eficazes e também saibam ser eficientes para sanar as necessidades que normalmente depende dessas duas questões.
Comente a frase: “As mudanças ocorridas no ambiente externo quase sempre afetam de forma positiva as operações e os planejamentos das empresas.”
Antigamente, as empresas só focavam na satisfação dos clientes, porém, nos dias atuais, as mesmas estão focando também na admissão de funcionários capacitados e investindo neles. Esse investimento resulta em um impacto menor quando ocorre as mudanças no ambiente externo, que normalmente são com frequência. Isso leva a empresa a ficar a par das novas tendências de mercado para se adaptar sem prejuízos às constantes mudanças do mercado de trabalho. Por isso, elas esperam dos profissionais contemporâneos tanta qualificação, pois assim os contextos que são reformulados constantemente poderão ser incorporados ao cotidiano corporativo.
Sistemas de informação nas Organizações
Reconhecidamente, os sistemas de informação são cada vez mais importantes para o aumento da produtividade e a melhor competitividade das entidades privadas. Isso se aplica, também, ao setor público? De que forma?
Sim. Da forma onde eles precisam dos sistemas de informação para agilizar os p	rocessos que devem ser executados. As entidades privadas competem no quesito de melhor sistema para se ter um processo mais ágil e consequentemente com mais sucesso. O que diferencia as entidades privadas, das entidades públicas, é que as entidades públicas não competem, porém, precisa dos sistemas tanto quanto as entidades privadas precisam para agilizar, modernizar e obter um sucesso nos resultados mais eficazes.
Apresente, com suas próprias palavras, uma definição de um sistema de informação.
É um conjunto de informações que dependem umas das outras. Pode ser um sistema computadorizado, manual informatizado que envolve pessoas, máquinas
ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário. O sistema de informação é basicamente um conjunto de ideias.
O que são as entradas de um sistema de informação? Aponte algumas alternativas de obtenção de dados.
Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema seja ele automatizado, ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas e métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário ou cliente.
Para a obtenção dos dados utilizou-se um instrumento que continha dados sobre conhecimento formal e informal, fonte das informações .
O que são as saídas de um sistema de informação? Aponte algumas alternativas de geração de informações.
A saída transfere as informações processadas às pessoas que utilizarão
ou às atividades nas quais elas serão empregadas. Os sistemas de informação também requerem um feedback, que é a saída que retorna a determinados membros da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de entrada
Qual é a diferença entre dados e informações?
Dados são elementos ou valores discretos que vistos isoladamente não têm por si só qualquer valor. Os dados são quaisquer registros ou indícios relacionáveis a alguma entidade ou evento. Informação não processada ou unidade de registro de conjunto. Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação no conhecimento do sistema que a recebe.
O que entende por valor da informação gerada por um determinado sistema?
Um Sistema de Informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam dados e informações, proporcionando um mecanismo de feedback para atender a um objetivo.
O estudo de sistema de informações tornou-se necessário à medida que aumentou o volume de informações geradas pelas empresas, consequentemente gerando insuficiência.
Comente, brevemente, sobre a Teoria dos Estágios de Nolan.
RICHARD NOLAN Nascido nos EUA , estudou a transformação de um negócio E a gestão sustentável da economia da informação . Ele é o líder das teorias de Estágios (um dos quadros de gestão mais utilizadas dentro da tecnologia ).
Uma de suas primeiras aplicações foi a :
folha de pagamento, retenção de impostos, esta fase termina com a implementação da primeira edição SISTEMA DE INFORMAÇÃO, no qual serviu de grande uso na Contabilidade.
Numa empresa, como se relacionam a tomada de decisões e o desenvolvimento de um sistema de informação?
Se relacionan em um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, recuperam, armazenam e distribuem informações com o propósito de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e a tomada de decisões nas organizações
Aponte algumas informações que podem ser geradas por um sistema e que sejam úteis para os processos de controle de uma empresa.
Dados como, valores de vendas, de contas á receber, contas á pagar, no qual pode-se medir custos/lucros de uma mercadoria/serviço
Como devem ser conceituados e operar os sistemas de custos, orçamentários e de contabilidade?
Devem-se ser conceituados na coleta e processamento dos dados monetários sobre todas as transações realizadas (vendas, compras, pagamentos, recebimentos, despesas etc
Sistemas de informação nas organizações II
Compare os possíveis Sistemas de Informação implantados com o modelo de gestão predominante na empresa.
Gestão autoritária: sistemas precários, fechados. Gestão democrática: sistemas fechados, mas já com a participação dos níveis inferiores da administração. Gestão participativa: sistemas totalmente abertos, transparentes e efetivos. Gestão situacional: sistemas voltados a atender situações específicas e, muitas vezes, desvinculados das políticas e regras da empresa.
Por que é necessário preparar/organizar inicialmente a empresa para que possa receber a nova tecnologia de informações?
Hoje em dia a concorrência de empresas no mercado esta muito acirrada, então uma forma de se dar bem nessa briga, é a partir de tecnologias, uma empresa com uma tecnologia melhor sempre se destacará, mas muitas vezes ter a tecnologia certa não é o suficiente, porque muitas empresas não estão preparadas para telas. A empresa precisa se organizar, saber como funciona esse novo material, saber o que ela vai trazer de bom, e não se esquecer de saber se seus funcionários estão preparados para manusear esse novo equipamento, para ai sim começar a usufruir dessa tecnologia.
3.	Como a Tecnologia afeta o Ciclo de Vida de Sistemas de Informação? 
A Tecnologia oferece imenso potencial para aumentar a eficiência operacional do Ciclo da informação, Automação, visibilidade, conformidade e suporte à decisão são alguns dos aspectos relevantes em que a TI faz a diferença. A redução de tempos, diminuição da variância, aumento da conformidade às regras de negócio, redução de mão-de-obra, redução de custos com remediação de falhas, etc.. Contudo são as vantagens de aplicar a tecnologia nos sistemas de informação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes