Buscar

Caso concreto 11 - fundamentos das ciências sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Caso 11
Questão discursiva: 
O ponto de partida da sociologia de Max Weber não estava nas entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de pesquisa eram as ações sociais e seus significados. Neste sentido, identifique e explique os tipos de ação social verificados nos casos a seguir: I) As cerca de 300 participantes do seminário A Mulher e a Mídia decidiram divulgar, moção de repúdio à Uniban pela expulsão da estudante Geisy Arruda, que foi hostilizada no dia 22 do mês passado por cerca de 700 colegas, por usar um vestido curto durante as aulas. Aluna do primeiro ano do curso de Turismo, Geisy foi expulsa da instituição. A socióloga e diretora do Instituto Patrícia Galvão, Fátima Pacheco, discordou da decisão e questionou o argumento da universidade de que a aluna "teria tido uma postura incompatível com o ambiente acadêmico", conforme diz a nota da Uniban”. II) Em meio a plumas e paetês, silêncio e preconceito. O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, não autorizou a realização da 4ª edição da Parada da Diversidade LGBT ( Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) do município. Ele alegou ter “queixas do governo passado e cartas assinadas por pastores e pela Igreja Católica que condenam o evento e que há uma insatisfação da sociedade pela vinda de gente de fora” (O Dia, 12/10/09). 
Ação racional em relação a valores, motivada por uma causa ideológica, no caso a defesa dos direitos da mulher em relação ao uso do seu corpo. 
 Ação tradicional, motovidada por hábitos e costumes arraigados, no caso, o preconceito contra indivíduos de orientação sexual fora dos padrões tradicionais.
 Questão de múltipla escolha: 
Sobre a teoria do conhecimento weberiana assinale a única alternativa correta: 
A) Weber afirma a possibilidade de um conhecimento absoluto, livre de quaisquer pressupostos, capaz de definir de modo completamente neutro qual a verdade absoluta. 
B) Weber defendia que a sociologia deveria ter o mesmo grau de objetividade das ciências naturais. 
C) A construção teórica de tipos ideais se aproxima da teoria positivista. 
D) Weber procurou negar qualquer tipo de subjetividade nas Ciências Sociais. 
E) O modelo teórico weberiano procura valorizar a interpretação do sociólogo na análise das ações sociais, por isso seu método é identificado como método compreensivo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes