Buscar

A lei do incentivo ao esporte2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A lei do incentivo ao esporte
 
 Legislação Educacional e Gestão Escolar.
 Profª. Esp. Maria Neurismar Araújo
Lei de Incentivo Ao Esporte
Douglas Lima
Dryelle Paiva
Johnathan Pessoa
José Leandro
Mauricio Freire
Natalia Lyra
Autor e nº da lei
A Lei nº 11.438/06, ou simplesmente Lei de Incentivo ao Esporte, estabelece benefícios fiscais para pessoas físicas ou jurídicas que estimulem o desenvolvimento do esporte nacional, através do patrocínio/doação.
 Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados: ‘‘ (...) Lei nº 11438/06 (Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades da caráter desportivo e dá outras providências.
Lei de nº 9.615, de 24 de Março de 19 - Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências.
Diretor nacional da lei: Ricardo Cappelli
Aspectos Positivos 
A Lei de Incentivo ao Esporte é um importante instrumento, pois permite patrocínios e doações para a realização de projetos esportivos e paradesportivos, e que recebam descontos do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas, estimulando uma participação mais efetiva de todos, por intermédio de ações diversas, num trabalho conjunto entre governo e sociedade, com real aumento dos investimentos e benefícios diretos para a população. O auxílio de empresas privadas tem se mostrado um caminho eficaz para a evolução do desporto nacional, pois têm elas reais condições de suprir as carências materiais dos atletas. 
Aspectos negativos 
Se de um lado a Lei de Incentivo ao Esporte traz pontos consideravelmente positivos, de outro restam questões que trazem expectativas quanto à forma de operacionalização da norma, como os critérios para a avaliação dos projetos, que de acordo com o texto da Lei ficarão a cargo de uma “Comissão Técnica”, vinculada ao Ministério dos Esportes.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SE INSCREVER
Pedido de avaliação do projeto dirigido à Comissão Técnica, com a indicação da
manifestação desportiva;
Cópias autenticadas do CNPJ, do estatuto e das respectivas alterações, da ata da assembléia que empossou a atual diretoria, do Cadastro de Pessoa Física - CPF e do documento Registro Geral - RG dos diretores ou responsáveis legais, todas relativas ao proponente;
Descrição do projeto contendo justificativa, objetivos, cronograma de execução física e financeira, estratégias de ação, metas qualitativas e quantitativas e plano de aplicação dos recursos;
Orçamento analítico e comprovação de que os preços orçados são compatíveis com os praticados no mercado ou enquadrados nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério do Esporte, com a apresentação de 03 orçamentos;
Comprovação da capacidade técnico-operativa do proponente;
Comprovação de funcionamento do proponente há, no mínimo, um ano;
Nos casos de construção ou reforma de imóvel, comprovação de pleno exercício dos poderes inerentes à propriedade do respectivo imóvel ou da posse, conforme dispuser o Ministério do Esporte.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA DOAR OU PATRIOCINAR 
O patrocinador/doador (*)  deverá contactar o proponente, responsável pela elaboração e apresentação do projeto junto ao Ministério do Esporte e pela sua  futura execução.
 Deverá informar sua intenção de patrocinar/doar determinado projeto, fornecendo seus dados - necessários à elaboração do recibo – documento que será emitido em 3 (três) vias, sendo:
-  uma via para o patrocinador/doador (documento hábil de comprovação do patrocínio/doação junto à Secretaria da Receita Federal),
-  uma via para a documentação do proponente e
-  a terceira via para o Ministério do Esporte.
O valor do patrocínio ou doação pode ser de qualquer valor menor ou igual  ao valor aprovado pelo Ministério do Esporte (Comissão Técnica), sendo que a soma de aportes de patrocínios e doações não pode ultrapassar o valor aprovado – para saber quanto falta captar, contactar o proponente. 
O depósito deverá ser feito pelo patrocinador ou doador, diretamente na conta corrente bloqueada de agência do Banco do Brasil, aberta pelo Ministério do Esporte, especifica e exclusivamente para a captação de recursos desse projeto, de modo que o CNPJ ou CPF do patrocinador ou doador estejam identificados.
Projetos Cearenses 
Curiosidades 
Fonte: Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
Conclusão
Nesse sentido, a Lei de Incentivo ao Esporte poderá auxiliar atletas aos quatro cantos do país, elevando, consequentemente, o desporto nacional a um novo padrão de qualidade, bem como contribuir para a formação moral e social de nossos jovens.
Referências
MORAES, Alexandre de: Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo, SP. Editora Atlas,2011.
Cartilha de orientações gerais da Lei ao Incentivo ao Esporte.
 http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/incentivo-ao-esporte/lei-de-incentivo-ao-esporte, acessado dia 31/08/2015 às 17:30.
http://www.brasil.gov.br/esporte/2009/10/conheca-a-lei-de-incentivo-ao-esporte , acessado no dia 31/08/2015 às 17:35.
http://queroincentivar.com.br/lei/lei-de-incentivo-ao-esporte/ , acessado dia 31/08/2015 às 18:39.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais