Buscar

APOL 4 - Introdução ao Estudo da Economia e Fundamentos da Administração – ADM 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 4 - Introdução ao Estudo da Economia e Fundamentos da Administração – ADM 2015
Questão 1/5
Likert (1971) elaborou os Sistemas 1, 2, 3, 4 em estudos rigorosos no Instituto de Pesquisa Social de Michigan. Ele denominou-o da seguinte forma: Sistema 1 – autoritário coercitivo; Sistema 2 – autoritário benevolente; Sistema 3 – consultivo; Sistema 4 – participativo. Relacione as colunas a seguir, associando os sistemas aos tipos de organizações correspondentes e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A. Sistema 1 – Autocrático coercitivo.
B. Sistema 2 – Autocrático benevolente.
C. Sistema 3 – Consultivo.
D. Sistema 4 – Participativo.
 
(B) Organizações industriais com mão de obra mais especializada e tecnologia em desenvolvimento. Sistema de controle sobre o comportamento.
(C) Organizações de prestação de serviços em geral e indústrias nas quais o sistema de gestão de pessoas está mais desenvolvido.
(A) Organização com mão de obra intensiva e tecnologia rudimentar. Os profissionais têm pouca escolaridade e atuam na produção de massa.
(D) Especializada com desenvolvimento continuado, devido à complexidade das tarefas.
	
	A
	C – B – A – D.
	
	B
	B – C – A – D.
Você acertou!
A resposta correta é B – C – A – D, conforme tabela da página 206 do livro base.
	
	C
	D – B – A – C.
	
	D
	B – D – A – C.
Questão 2/5
Na teoria X as pessoas são preguiçosas por natureza e trabalham o mínimo possível, já na teoria Y trabalhar é uma atividade natural como outra qualquer. Analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa relacionada à teoria X.
	
	A
	As pessoas podem ser automotivadas, autodirigidas e aceitam responsabilidades.
	
	B
	As pessoas são egocêntricas e seus objetivos pessoais estão acima dos objetivos organizacionais.
Você acertou!
As pessoas são egocêntricas e seus objetivos pessoais estão acima dos objetivos organizacionais. (Página 189 do livro base).
	
	C
	As pessoas não são passivas às necessidades da empresa, por isso, a ameaça de punição não é a melhor maneira de obter o esforço que se deseja para atingir os objetivos organizacionais.
	
	D
	As pessoas são criativas, competentes e sabem tomar decisões.
Questão 3/5
Desequilíbrios externos são conceituados como saldos negativos nas transações correntes, não financiados por capitais privados autônomos, o que ocasiona perda de reservas ou necessidade de financiamento oficial.
 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que apresenta a causa a que se refere o desequilíbrio descrito a seguir.
 
Alterações no fluxo de importações/exportações decorrentes do protecionismo praticado pelos nossos parceiros comerciais. Podem se referir ao esgotamento de recursos internos destinados à exportação, ao lançamento de sucedâneos às nossas exportações e a alterações nas preferências dos consumidores.
	
	A
	Keynesianismo
	
	B
	Perda de competitividade das exportações
	
	C
	Desequilíbrios cíclicos conjunturais
	
	D
	Variações estruturais
Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p. 150), as variações estruturais representam alterações no fluxo de importações/exportações decorrentes do protecionismo praticado pelos nossos parceiros comerciais. Podem se referir ao esgotamento de recursos internos destinados à exportação, ao lançamento de sucedâneos às nossas exportações e a alterações nas preferências dos consumidores.
Questão 4/5
Do ponto de vista organizacional, o sistema financeiro nacional está dividido em dois subsistemas: o subsistema normativo e o subsistema operativo. O subsistema normativo é composto pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O subsistema operativo é composto por alguns mercados.
 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente o mercado descrito abaixo.
 
Nesse segmento são realizadas a compra e a venda de moedas estrangeiras necessárias às operações internacionais, por meio das instituições (bancos e casas de câmbio) autorizadas pelo Banco Central.
	
	A
	Mercado monetário
	
	B
	Mercado de crédito
	
	C
	Mercado de capitais
	
	D
	Mercado de câmbio
Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p. 132), no mercado de câmbio são realizadas a compra e a venda de moedas estrangeiras necessárias às operações internacionais, por meio das instituições (bancos e casas de câmbio) autorizadas pelo Banco Central.
Questão 5/5
Foi Lewin (1975) quem desenvolveu a pesquisa-ação, uma metodologia que muitos gestores utilizam – mesmo sem saber o seu nome ou o seu criador. A pesquisa-ação é um ciclo que busca promover a mudança de forma controlada e acompanhar o seu desenvolvimento. Quais as vantagens da pesquisa-ação? Analise as sentenças a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Ajuda a aumentar as resistências quando se quer propor mudanças.
II. Enfoca a mudança com relação aos objetivos, porque a repetição e o feedback continuado e em tempo real evitam imprevistos e novos problemas.
III. Promove a mudança – lembrando que, quando ela ocorre, é lenta; assim, é possível constatar os problemas e impedir que eles retornem no futuro.
IV. Possibilita que os envolvidos participem e avaliem a mudança do seu comportamento e as possíveis alternativas de melhorias.
Questão anulada!
	
	A
	Apenas as sentenças I e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
a) Ajuda a diminuir as resistências quando se quer propor mudanças;
b) Enfoca a mudança com relação aos objetivos, porque a repetição e o feedback continuado e em tempo real evitam imprevistos e novos problemas;
c) Promove a mudança – lembrando que, quando ela ocorre, é lenta; assim, é possível constatar os problemas e impedir que eles retornem no futuro;
d) Possibilita que os envolvidos participem e avaliem a mudança do seu comportamento e as possíveis alternativas de melhorias. (Páginas 184 e 185 do livro base).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais