Buscar

APOL 4 - Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade E Matemática Básica – ADM 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 4 - Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade E Matemática Básica – ADM 2015
Questão 1/5
Área de um polígono é a extensão de uma porção limitada da superfície ocupada por um polígono qualquer.
Um paralelogramo apresenta base = 60, altura = 43 e lado = 45.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a área e o perímetro desse paralelogramo.
	
	A
	Área = 2.350 e Perímetro = 180.
	
	B
	Área = 2.580 e Perímetro = 210. 
Você acertou!
Cálculo da área S = b. h = 60. 43 = 2.580.
Cálculo do perímetro P = 2. b + 2 . l = 2 . 60 + 2 . 45 = 210
 
MACEDO L.R.D; CASTANHEIRA; N.P.; ROCHA, A. Tópicos em Matemática Aplicada, Curitiba, Intersaberes, 2013; Capítulo 07
 
	
	C
	Área = 2.580 e Perímetro = 180.
	
	D
	Área = 2.350 e Perímetro = 210.
Questão 2/5
Douglas McGregor, citado por Alencastro (2013), desenvolveu os conceitos denominados de teoria X e teoria Y, que concebem o homem de forma totalmente diversa, pois estão baseadas em visões de mundo diferentes e que permitem a determinação dos diversos estilos de liderança existente. 
Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa que relaciona corretamente as sentenças como pertencentes à teoria X ou Y.
I. O trabalho é, por si mesmo, desagradável à maioria das pessoas.
II. Para a consecução dos objetivos da organização, muitas vezes é indispensável o autocontrole.
III. A maioria das pessoas tem pouca criatividade para resolver problemas organizacionais.
IV. A motivação existe tanto nos níveis social, de estima e de autorrealização quanto nos níveis fisiológico e de segurança.
	
	A
	Teoria X: I, III / Teoria Y: II, IV.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p.111) na teoria X o trabalho é, por si mesmo, desagradável à maioria das pessoas e a maioria das pessoas tem pouca criatividade para resolver problemas organizacionais. Na teoria Y, para a consecução dos objetivos da organização, muitas vezes é indispensável o autocontrole e a motivação existe tanto nos níveis social, de estima e de autorrealização quanto nos níveis fisiológico e de segurança.
	
	B
	Teoria X: I, II / Teoria Y: III, IV.
	
	C
	Teoria X: I, IV / Teoria Y: II, III.
	
	D
	Teoria X: II, III / Teoria Y: I, IV.
Questão 3/5
Área de um polígono é a extensão de uma porção limitada da superfície ocupada por um polígono qualquer.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a área e o perímetro de um retângulo que possui 10 cm de altura e 18 cm de base.
	
	A
	Área = 28 e Perímetro = 180. 
	
	B
	Área = 180 e Perímetro = 56. 
Você acertou!
Cálculo da área S = b . h = 18. 10 = 180.
Cálculo do perímetro P = 2 . b + 2 . h = 2 . 18 + 2 . 10 = 56.
	
	C
	Área = 56 e Perímetro = 180.
	
	D
	Área = 28 e Perímetro = 56.
Questão 4/5
Área de um polígono é a extensão de uma porção limitada da superfície ocupada por um polígono qualquer.
Determine quantos metros quadrados de carpete de madeira serão necessários para forrar uma sala quadrada, sabendo que a medida de seu lado é de 6,45 metros. Em seguida, assinale a alternativa correta.
	
	A
	41,60 metros quadrados 
Você acertou!
Para obter a resposta, é necessário calcular a área da sala.
S = l2 = 6,452 = 41,60 metros quadrados.
 
MACEDO L.R.D; CASTANHEIRA; N.P.; ROCHA, A. Tópicos em Matemática Aplicada, Curitiba, Intersaberes, 2013; Capítulo 07
	
	B
	12,90 metros quadrados 
	
	C
	25,80 metros quadrados 
	
	D
	32,60 metros quadrados
Questão 5/5
As leis brasileiras, tal como disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (art.171, inciso IV), defendem a livre concorrência como um dos princípios da ordem econômica e a ela devem estar subordinadas todas as empresas que operam em território nacional. O que seria então uma prática antiética num ambiente que defende a “livre concorrência”? Sem dúvida, o termo concorrência desleal responde bem a essa questão. De forma simplificada a concorrência desleal representa atos praticados pela indústria ou comércio para prejudicar os concorrentes. A partir dessa discussão analise as sentenças a seguir.
I. A formação de cartéis ou trustes, ou seja, coalizão de empresas para impor condutas uniformes no mercado e que também impedem a entrada de novos concorrentes no mercado, é uma prática antiética.
II. Reduzir propositalmente a produção para criar a “falsa demanda” de um produto para aumentar ou impedir a queda nos preços também pode ser considerada uma prática antiética.
III. O cartel, além de destruir o princípio constitucional da livre concorrência, também impede que a sociedade possa escolher livremente de quem e como adquirir seus bens de consumo.
IV. O desvio de segredos industriais e comerciais, difamação do concorrente e aliciamento de funcionários também são consideradas posturas antiéticas.
V. A prática da concorrência parasitária promove uma imitação, de forma contínua e sistemática, tudo o que o concorrente faz, sejam produtos, embalagens, marcas e até mesmo a publicidade.
Assinale a alternativa que separa essas sentenças corretamente no que concerne a práticas de concorrência desleal praticadas no campo macroeconômico e no campo microeconômico.
	
	A
	Macroeconômico: I, II, V / microeconômico: III, IV.
	
	B
	Macroeconômico: I, III / microeconômico, II, IV, V.
	
	C
	Macroeconômico: I, II, III / microeconômico: IV, V.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p.87) no campo macroeconômico, a formação de cartéis ou trustes, ou seja, coalizão de empresas para impor condutas uniformes no mercado e que também impedem a entrada de novos concorrentes no mercado, é uma prática antiética. O cartel, além de destruir o princípio constitucional da livre concorrência, também impede que a sociedade possa escolher livremente de quem e como adquirir seus bens de consumo. Reduzir propositalmente a produção para criar a “falsa demanda” de um produto para aumentar ou impedir a queda nos preços também pode ser considerada uma prática antiética. Já no campo microeconômico, atitudes como desvio de segredos industriais e comerciais, difamação do concorrente e aliciamento de funcionários também são consideradas posturas antiéticas. Curiosa também é a prática da “concorrência parasitária”, na qual se imita, de forma contínua e sistemática, tudo o que o concorrente faz, sejam produtos, embalagens, marcas e até mesmo a publicidade.
	
	D
	Macroeconômico: IV, V / microeconômico: I, II, III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais